fotos: Antonio Cosme, jornalista e repórter cinematográfico.

fotos: Antonio Cosme, jornalista e repórter cinematográfico.

Sítio Histórico Porto de São Mateus – ES

Bem! A nossa viajem de hoje, começa mais ao norte do Espírito Santo… Estamos em São Mateus. Uma cidade de 463 anos e berço da cultura capixaba.

A criação da Vila de São Mateus foi necessária e importante para Portugal, pois se sabia que o Rio Cricaré, que atravessa o município, nascia em Minas Gerais e através dele, se chegaria, as minas de ouro na região de Ouro Preto em Minas Gerais.

São Mateus foi o primeiro centro de desenvolvimento do Estado, com recursos próprios suficientes para levar uma vida completamente independente do restante da Província.

Município Histórico Litorâneo, São Mateus é um dos Municípios mais antigos do Estado. Foi importante porto e o primeiro centro de desenvolvimento do Espírito Santo. Abriga diversas construções históricas e 42 km de praias claras e mornas.

O Porto de São Mateus teve grande importância no passado, pois nele desembarcaram grande parte dos negros escravizados que vieram para o Brasil e foi nele que foi apreendido o último carregamento clandestino na costa brasileira em 1856, quando foi aprisionado na escuna norte-americana na barra de São Mateus com 350 africanos.

Das sangrentas batalhas do passado, restaram apenas os sons da natureza e os velhos casarões. Visitar o Sítio Histórico Porto de São Mateus, é entrar em contato direto, com uma parte da história do Brasil.

Do aeroporto de Vitória até São Mateus, são 220 km.

A gente se encontra por lá… Até o nosso próximo destino.

ANTONIO COSME é colunista convidado e escreve às sextas-feiras para o BRASIL NA ITALIA. Contato direto com o autor através de e-mail ou blog pessoal.

Gostou? Leia as colunas anteriores e comente!

2 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar lindo! Já estou de mochila pronta pra próxima viagem por aqui! um abraço, ótimo fim de semana,chica

Comments are closed.