No longínquo 1984, o comediante italiano Beppe Grillo fez uma série de programas chamados “Te lo dò io il Brasile”. Eu os assisti apenas recentemente, enquanto fuçava no histórico da Rai na minha Alice TV. Recentemente é modo de dizer, tem um antigo artigo aqui no blog que comprova que assisti o tal programa em novembro de 2007!

Voltemos ao tema principal. Em um determinado momento, Grillo tirava um sarro dos sapatos comodíssimos brasileiros que eram… sapatos de plástico! (Quer ver o trecho? Achei no Youtube o video, mais precisamente minuto 4:35). Bem, naquela época podia parecer coisa de povo tupiniquim. Quem diria que ele estava apresentando em primeira mão uma tendência brasileira que seria reinventada na Italia?

Melissa e Paciotti

Tirei o fim de semana para colocar a leitura das revistas em dia e eis que me deparo na página 401 de Amica com uma nota que dizia (transcrevo uma tradução minha do italiano):

Mocassino New Wave

Pegue o mais clássico dos sapatos e transforme em uma coisa totalmente nova. A façanha se deve a Cesare Paciotti; o clássico de referimento é o mocassim, reconstruído fielmente em cada uma de suas partes(…) mas transformado em novo graças a sua realização em borracha.

A nota original está aí ao lado, basta clicar na imagem para ver ampliada. Algumas horas depois, já folheando uma outra revista, a Vogue Italia, me deparo com uma publicidade linda da Melissa, e de lá vim parar online de novo no www.melissaplasticadreams.com . Fiquei navegando pelo site em versão italiana (adorei a Melissa Mistery!) e pensei: olha só, essa idéia do Paciotti parece inspirada nas famosas melissinhas!

Não cheguei a ver os sapatos de Paciotti ao vivo, tecnicamente não sei dizer se borracha é a mesma coisa que plástico, mas o material utilizado nos mocassins parece (pelo menos na fotografia) com o material da Melissa. A pergunta que não quer calar é: os nossos belos pezinhos conseguem respirar no meio de tanto material sintético?

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho meio estranho esse plástico nos pés, mas há quem possa usar e use! Um beijoi e um lindo domingo,chica

  2. Quando eu era criança detestava Melissinha ou qualquer sapato de plástico. Para mim era coisa de favela. Ai meus sais, preconceito na fase miniatura da minha vida!

  3. Uma vez vi no “Te lo do io il Brasile” uma reportagem sobre os shoppings do Brasil. Aqui na Italia era novidade ver aqueles shoppings luxuosos que ja viamos no Brasil nos anos 80. Ai o Beppe Grillo foi numa pizzaria da praça de alimentaçao e mostrou as pessoas fazendo pizza e, claro, tirando sarro.

    Eu adorava a Melissinha e as imitaçoes. O unico problema era o pé que suava e sujava demais 😀

Comments are closed.