“Genial!” – era esta a palavra que eu mais ouvia no Brasil para definir o trabalho de Humberto e Fernando, os famosos Irmãos Campana, ou em versão italiana I Fratelli Campana. Venho a falar sobre essa dupla dinâmica exatamente no período do maior evento mundial de design, a Milano Design Week, porque eles são a mais famosa imagem de design do Brasil no exterior. E não estou exagerando.

A marca Campana é presença confirmada nas principais revistas italianas sobre design, moda e atualiadade. Bem, dessa vez lá estão eles de novo, na Elle Decor, especial sobre a Design Week 2009. Quatro páginas dedicadas ao trabalho dos últimos anos, onde eles falam de reciclagem e sustenibilidade. Traduzi os melhores trechos para vocês para servir de inspiração.

“No nosso início no mundo do design, queríamos nos diferenciar dos outros
designers brasileiros, que usavam madeira nobre da Amazônia. Na época não
tínhamos os meios econômicos para realizar, por exemplo, uma cadeira de
plástico. Iniciamos então a procurar materiais usados, que pudessem ser
transformados. Hoje nós continuamos com o mesmo perfil, mas acrescidos de
conscientização.

No Brasil basta observar a parte mais frágil da
população, que para viver constrói o próprio mundo, criando coisas novas com
materiais usados. Nascem verdadeiros designers, mesmo que eles nunca tenham ido
a escola. É uma realidade triste, porém rica culturalmente.

Nós tentamos representar a nossa infância, quase uma fotografia. Nascemos em uma cidadezinha no Brasil, onde vivemos como em uma fazenda, rodeados de rios, floresta e animais. Um cenário que continua com a gente, não apenas como fonte de
inspiração, mas principalmente para recontar o nosso o passado.

O Brasil é rico em artesanato. Nós queremos dar novamente crédito aos artesãos e ao mesmo tempo sugerir aos designers de usar a mão de obra local: representam uma solução para o nosso design, oportunidade de trabalho e recuperam nossas tradições.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eles sao realmente otimos, os trabalhos (moveis) incriveis mas nao sao para serem usados. Mas, em compensaçao, eles sao capazes de levar a ideia de seus trabalho para o dia das pessoas comuns. Foi assim que eles desenharam uma linha da sandalia Melissa, isso hà uns 4-5 anos.
    Fora o talento, sao super simpaticos. Nada de estrelismo. Virei fa.

  2. Como designer, admiro bastante o trabalho dos Irmãos Campana. Os trabalhos que fazem são de uma criatividade sensacional.

    Abraços

Comments are closed.