Achei a notícia bastante insólita. Nos últimos dias, a Agenzia Regionale di Promozione Turistica di Roma e del Lazio recebeu um pacote pelo correio no mínimo curioso. Trazia uma pedra retirada do Coliseu come souvenir, acompanhada de uma carta de arrependimento que dizia:

“Deveríamos ter feito antes, mas pedimos desculpas e devolvemos o que pegamos do
Coliseu há 25 anos para que torne ao lugar a que pertence.(…) Com o passar dos
anos eu pensei que se todos os visitantes deste belíssimo monumento levassem um
pedacinho para casa, não sobraria mais nada. Foi um gesto realmente egoísta e superficial.”

O pacote foi assinado por uma cidadã americana, expedido a partir de Greensboro, em North Carolina. A pedra, do tamanho certo para entrar em um bolso, foi encaminhada para a Soprintendenza Archeologica di Roma.

E você, o que acha? Foi uma atitude exagerada devolver uma pedra que pertencia ao Coliseu depois de 25 anos? A americana fez bem? Você costuma levar algum “souvenir” do tipo não à venda dos lugares em que visita? Conta aí que a gente quer saber!

Para saber mais, visite a notícia publicada pelo jornal La Repubblica.

6 COMENTÁRIOS

  1. Mas q historia hein..
    Nunca costumo levar nada de lugar nenhum, a nao ser q tenha comprado. Mas sempre tem “louco p tudo”. Interessante foi q ela achou q mt gente era como ela, pegariam pedaços e um dia o coliseu iria desaparecer, heheh

    Mas fiquei curiosa para saber o final dessa historia, se a pedra de fato é do coliseu. Afinal, tem gente querendo ficar “famoso” de qq jeito..
    bjos

  2. Se ela nao depredou o Coliseu para conseguir esta pedra, se a encontrou no chao, acho que foi meio exagerado devolver. Como a Dani disse, talvez ela queira ficar famosa.
    O unico “souvenir” que levei para casa foi umas pedrinhas da praia de Genova 😀

  3. Achei fantástico! Quem sabe nao serve de inspiracao para algumas pessoas nao depredarem monumentos históricos. No Brasil pelo menos existe muito pouca nocao de respeito ao bem público, e nao entendem as implicacoes de tal ato. É uma licao de civilidade.

  4. No brasil nao existe noçao de nada.

    Vez em quando eu pego umas pedrinhas em praias. E quando era criança levava embora tambèm as conchas do mar.

    Que Netuno me perdoe

  5. Acredito que serve para que se possa pensar no assunto que envolve toda e qualquer consequência sobre cada um de nossos atos. Podemos refletir sobre tantas outras coisas como a não retirada de um ser vivo de seu meio ambiente, de procurar não poluir o planeta com a nossa existencia, etc.. Acho que é um ato digno de coragem e consciência. Para o coliseu 25 anos não são tantos assim, mas para a senhora certamente foram muitos. Fiquei pensando também que se ela tivesse voltado ao coliseu com a tal pedra dentro do casaco e simplismente devolvesse ao local em anonimato da mesma forma com que a pegou não estaria sendo comentada em todo o mundo…Mas como disse acho que vale a reflexão sobre os tantos assuntos que este fato promove.

  6. Atitude maravilhosa!
    A unica coisa que falta agora é o Vaticano demolir a Basilica de Sao Pedro e devolver as toneladas e mais toneladas de pedras que eles roubaram ao desmontar metade do Coliseu para fazer aquela merda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here