Fico muito contente quando leio notícias que falam de parcerias Brasil-Italia que dão certo, que rendem benefícios aos dois lados, que agregam, melhoram. É por isso que não resisti a publicar para vocês, um trechinho do press release que recebi de Regina Di Marco, do Depto. de Comunicação e Imprensa do ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior). Diz:

Dentre os maiores parceiros econômicos do Brasil está a Itália, no 13º lugar, como um dos principais investidores estrangeiros no Brasil. Com grandes companhias como Fiat, Pirelli e TIM Brasil, a Itália planeja investir ainda mais, através de parcerias industriais, cuja cooperação é reforçada por ações positivas dos dois governos e facilitada pela forte presença da comunidade italiana no Brasil. Segundo Giovanni Sacchi, diretor no Brasil do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, acordos comerciais entre os dois países sempre estiveram na pauta de prioridades, havendo promissoras relações comerciais a serem exploradas. “Convidamos as empresas italianas a olhar o Brasil como um parceiro estratégico”.

Hoje, aproximadamente 300 empresas italianas têm presença direta no Brasil, número duplicado ao longo dos últimos dez anos. Atuando com economias complementares, contribuem para desenvolvimento do Brasil, país que representa um mercado importante com condições produtivas vantajosas e grande potencial de crescimento.

Brasil – Italia: relações cada vez mais amigáveis

Tenho notado realmente um interesse cada vez maior da Italia pelo Brasil e vice-versa. Já ouvi vários executivos e representantes políticos falarem do Brasil não mais como um país pobre, mas como um parceiro comercial que está crescendo e evoluindo muito rapidamente.

Cheguei também a conclusão, que nós, brasileiros na Italia (ou descentes de Italianos na Italia) temos um potencial muito forte de trabalharmos como intermediários entre essas duas culturas. E aí vai uma dica de trabalho e carreira para quem mora na Italia.

II Forum Economico Brasil Italia

Para quem quiser aprofundar a temática, divulgo o evento que Regina di Marco está promovendo e que eu visitaria se estivesse aí em São Paulo…

II Fórum Econômico Brasil Itália
10 de novembro
9h00 às 12h30
FIESP (Teatro Sesi)
Av. Paulista, 1313 São Paulo – SP
www.ice-sanpaolo.com.br/missao2009

São Paulo – II Fórum Brasil Itália – 10 novembro

A missão será lançada em São Paulo, na tarde do dia 09, com uma reunião dedicada à apresentação das oportunidades e estratégias de investimentos no Brasil. Na seqüência, cinco seminários técnicos, serão realizados em paralelo, nas áreas de:
• Mecânica, equipamentos e componentes mecânicos
• Infra-estrutura e construção civil
• Energia e ambiente
• Bens de consumo e agroindústria
• Mecanismos financeiros

A manhã de 10 de novembro será dedicada ao II Fórum Econômico Brasil – Itália, evento organizado em colaboração com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e que contará com participação de diversos líderes empresariais e políticos dos dois países.
À tarde, reuniões entre empresários italianos e parceiros brasileiros.

Se alguém aí for conferir o evento, por favor depois volte aqui para contar como foi. 🙂

5 COMENTÁRIOS

  1. Olà, me chamo sandra moro na Itàlia e sou leitora do teu blog. Achei esse teu post interessantissimo, mas sinceramente nao entendi como poderemos atuar entre um pais e outro, poi uma vez estando no brasil entrei em contato com a fiesp para uma dessas rodadas de negòcios e somente empresas e pessoas interessadas,(entenda como pessoas interessadas aquelas que tinham um trabalho a oferecer em contra partida)poderiam assistir. Vc tem algum contato?

    Fiz faculdade de comercio exterior ali no Brasil meu diploma nao è reconhecido aqui e tenho interesse nessa rodada jà da 3 anos.

    abraços

    Sandra email square@linkway.com.br

  2. Alguem pode me informar se terei problemas para consguir cidadnia italiana?

    Fiquei na dúvida se tenho direito qdo li sobre o assunto no site do consulado. Lá fala que "caso o ascendente italiano tenha se naturalizado brasileiro, o fato não prejudicará o direito ao reconhecimento da cidadania italiana aos próprios descendentes, desde que seus filhos tenham nascido antes do decreto de naturalização."

    Bem… minha mãe nasceu na Italia em 1936 e se naturalizou brasileira em 1998. Não localizei este decreto…

  3. gosteiiii… e vai mim ajudar no trb que estou fazendo… estão de parabéns

Comments are closed.