Você sabia que a cada 14 habitantes da Italia, 1 é estrangeiro? O jornal italiano Corriere della Sera acaba de publicar uma notícia no seu site (para ler clique aqui) onde dá alguns números interessantes:

  • 7,2% dos residentes em solo italiano são estrangeiros com permesso di soggiorno (isso porque não contaram por exemplo os brasileiros com dupla cidadania…)
  • em confronto, a média européia de estrangeiros é de 6,2%
  • percentual em números: mais de 4.500.000 de imigrantes na Italia
  • no último mês foram regularizados 300.000 imigrantes
  • em 2050, estima-se que serão mais de 12.000.000 de imigrantes na Italia

A pergunta que não quer calar é:

A Italia está preparada para todo esse contingente de pessoas que continuam chegando?

8 COMENTÁRIOS

  1. Babi

    Interessante esse seu post! Realmente a Italia e nem os Italianos nao estao preparados para todo esse numero de imigrantes.

    Eu nao sei se vc costuma andar de onibus, mas se voce observar bem, te digo com toda certeza desse mundo, mais de 80% das pessoas que estao dentro dos onibus aqui em Firenze è de origem estrangeira. Pode observar e depois voce me fala!

    Um grande beijo

  2. A Italia precisa dos imigrantes, mas ainda nao està muito preparada pro negòcio. Sò o tempo dirà.

    Aproveitando, to meio sumido (aliàs, muito sumido) e por motivos de força maior meu blog mudou de endereço. Reativei um antigo, que é esse: http://assimfalhouzaratustra.blogspot.com/

    Como decidi fazer o master, o estudo e o trabalho tem consumido meu tempo, mas recebo a atualizaçao do teu blog por email e sempre o leio.

    Nos falamos em breve.

    Ciao

  3. Hoje comentei com duas pessoas sobre aquela proposta do Senatùr de implantar o ensino do dialeto nas escolas do norte. Tudo bem que o dialeto é a identidade cultural de um povo e que deve ser valorizado e preservado… mas todos nos sabemos quais sao os propositos da Lega Padana: dividir e escluir o "estrangeiro" (nao falo so dos imigrantes, mas dos proprios italianos, os migrantes do sul).

    Ainda ha muita difidencia para com o estrangeiro, principalmente com aqueles provenientes de paises cuja economia é menos "avançada". Ainda para completar, a midia (principalmente a televisao) difunde muitos casos de violencia envolvendo estrangeiros.

    Na minha opiniao, falta muito tempo para que os italianos comecem a aceitar sem muita relutancia o imigrante. Deveriam começar a mudança pelas oportunidades de emprego, valorizando a mao-de-obra qualificada (ja vi varias ofertas de emprego que colocavam como requisito a cidadania italiana).

    A Inglaterra, a Alemanha, a Holanda e muitos outros paises europeus ja nao veem tantos problemas com o imigrante como na Italia. E esta ja esta se tornando um pais de imigrantes, miscienado.

  4. @Cris
    É verdade, outro dia reparei a mesma coisa em uma linha de ônibus de Firenze: quase não tinha italianos.

    Na escola pública também a coisa começa a ficar grave: em uma classe de ensino médio de 18 estudantes, 10 são estrangeiros e alguns não sabem falar uma simples palavra em italiano!
    A isso, soma-se o fato que o governo está diminuindo a verba das escolas e futuramente nenhum italiano vai querer colocar o filho em escola pública porque será uma escola sem qualidade. Você imagina como deve ser dar aula para 18 adolescentes, dos quais metade não entende direito a língua que você fala…

    @Zaratustra: depois vou conferir lá o seu novo velho blog. 🙂 Também tenho novidades, em breve anuncio aqui no blog.

    @Juliana
    Lendo o seu texto tenho a sensação que as coisas realmente funcionam diversamente dependendo da região da Italia. Em Florença eu nunca vi um anúncio de emprego que colocava como requisito cidadania italiana. E olha que eu tô sempre ligada nos anúncios, que recebo por email…
    Não sei sobre Alemanha e Holanda, mas não é verdade que a Inglaterra não se preocupa com os imigrantes. Me lembro de um período que apertaram muito a lei por lá porque tinha um amigo meu brasileiro que morava em Londres e estava sem os documentos em dia e morria de medo de caminhar na rua e ser deportado!

    Eu não poderia jamais ser contra a imigração, até porque nós somos produto dessa imigração e seria no mínimo uma opinião hipócrita.

    Mas acho necessário falar que talvez a Italia não tenha mais capacidade de continuar recebendo pessoas.

    EU RECEBO DEZENAS DE MENSAGENS POR MÊS DE BRASILEIROS PEDINDO EMPREGO NA ITALIA, DIZENDO QUE NÃO ENCONTRAM NADA, QUE A SITUAÇÃO ESTÁ DIFÌCIL.

    A Italia mudou muito em 5 anos, continua mudando e talvez um texto que escrevi há quase 3 anos, falando sobre a facilidade de encontrar emprego já não seja mais válido. Infelizmente…

  5. hahahahahahaha A Itália nao comporta nem os próprios italianos, que dirá os estrangeiros… Aliás desde quando morei na Itália que vi o quanto o país "abre as pernas" para a imigracao, era só ver as filas na Questura em uma roca como Treviso. Precisava chegar por volta das 5 da manha para poder pegar senha e ser atendida só em torno de meio-dia (horário em que encerravam o atendimento ao público). Pode ser que de 2004 pra cá isso tenha mudado, mas pelo que vi (e vivi) lá, só deve ter mudado para pior.

  6. Ser imigrante na europa e em Portugal…. nao e facil e se for homem ai e complicado, as vezes nem garotas de programas aceitam os brasileiros, pensem nisto!!!!

  7. sou um profissional em martelinho de ouro,trabalho com amassados em veiculos faço pintura automotiva e polimento em veiculos, faço uma pergunta para mim trabalhar por conta seria tão dificil assim pois tenho varias qualificações profissionais,e tambem posso dar aula profissionalizante da mesma area de trabalho minha por favor responda .

  8. gostaria muito de contato com oficinas de veiculos em geral ,pois sou uma pessoa com qualificação profissional definida e muitos anos de experiencia, faço amassados em veiculos sem danificar a pintura é chamado martelinho de ouro,faço tambem funilaria e pintura,polimento,e tambem ja tive oportunidade de ensinar pessoas a profisão,sou um instrutor de martelinho de ouro ,tenho tecnicas para fazer ferramental desta erea tambem, gostaria muito de uma oportunidade ai na italia,tenho amigos ai,seria muito bom .amaurimartelinho45@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here