Este é o primeiro texto que escrevo usando o meu novo MacBookPro que o Papai Noel me trouxe de presente (viu como papai noel também lê o blog? Especialmente este post). Quando a gente muda de sistema operacional fica sempre se sentindo um pouco babaca, sem saber muito bem como fazer coisas simples como escrever um texto com acentos.

O teclado

Existe uma infinidade de línguas para escolher no Mac, mas o primeiro truque que percebi é que o português brasileiro não é o mais indicado. Melhor escolher o português de Portugal, que é o mais parecido com os teclados de PC que estamos habituados.

O segundo segredo: os teclados de PC em geral tem uma tecla CANC que cancela as letras que vem após o cursor. Estava sofrendo horrores porque parecia que no Mac era possível apagar somente as letras que vinham antes do cursor (eu gosto de ter possibilidade de escolha!). Fiquei pensando: não é possível que a empresa teoricamente mais cool do mundo não tenha pensando nessa possibilidade… Lógico que eles pensaram: basta clicar simultaneamente em fn e na setinha a esquerda.

Aliás, para aprender os truques do teclado a melhor coisa mesmo clicar em “Mostra Visore Tastiera” (veja imagem ao lado) e ir testando… Aproveite para clicar bastante no ALT, que é uma tecla utilíssima. 🙂 

Esse teclado na tela é bem interessante porque você pode ver em tempo real a qual símbolo corresponde a tecla que você está apertando.

E caso esteja longe do computador, mas em possesso de um mouse bluetooh é possível clicar com o mouse diretamente nas teclas que aparecem na tela. Quantas vezes você estava deitado na cama assistindo um filme e teve que se levantar só para digitar uma palavra ou uma senha…

Os programas

Instalar programas é bem fácil com o Mac. Basta simplesmente arrastar o ícone até a pasta de Aplicazioni (aplicativos) e está tudo feito… Teoricamente é tudo fácil.

Eu estou há horas tentando instalar o PHP e MySQL e simplesmente não funciona. Começo a deixar mensagens em vários foruns na esperança que uma alma caridosa possa resolver esse meu pequeno problema.

Parecia muito simples, entrei na seção downloads do www.php.net que me levou ao site de um tal de entropy. Fui instalar a versão dele, que parecia facilíssima (ele explica tudo em menos de 10 linhas) e… NADA! Nem o Apache, que antes funcionava, agora funciona. Que beleza.

Messenger

Também descobri que o Messenger original da Microsoft (sim é possível instalar a versão do Messenger original da Microsoft no Mac) não permite videoconferências para usuários privados (conferências só para empresas). Em alternativa instalei o aMSN, que pode até quebrar um galho, mas é feio que dói e me parece (ainda) mais instável. Bem, na verdade eu já quase não usava mais o messenger, mas como disse, gosto de ter possibilidade de escolher: e se eu precisar usar, melhor ter a um click, não é mesmo?

Meu programa favorito de videoconferencia continua sendo o bom e velho Skype que funciona seja em Windows, Mac, Linux, celulares e afins. Gosto de programa que funciona em todo lugar.

Outros truques

Descobri inclusive que o Mac tem um terminal, tipo o Linux ou o MS-Dos. Bem, eu estou longe de ser uma expert em terminais, mas se de repente precisar usar o caminho é:

Finder>Aplicazioni>Utility>Terminale.app

Por exemplo se você quiser ter certeza onde salvou um determinado arquivo e qual o tipo de texto que ele contém você pode digitar a palavra cat dê um espaço (mas não aperte enter/return). Abra o finder, procure o arquivo que te interessa e o arraste até o terminal. Só então aperte enter. Como resultado você terá o percurso do seu arquivo.

Bem, basta exemplos por hoje. Basicamente eu queria testar este novo teclado em português e está tudo certo. Nos vemos no próximo post. 🙂

7 COMENTÁRIOS

  1. Há anos que estou ensaiando para comprar um Mac, mas infelizmente uso programas que só rodam em PC, como o FrameMaker por exemplo.
    🙁
    Bjs

  2. OI Jeanne,
    Bom rever você por aqui. Feliz 2010! 🙂
    Pois é, mudar de sistema operacional requer uma certa adaptação. É quase como mudar de país, a gente precisa se adaptar ao novo e esquecer o velho. Mas por via das dúvidas, em caso de emergência ainda tenho meu antigo PC por perto…
    Espero que consiga me adaptar. Vamos ver.
    beijos,
    Babi

  3. Ola e parabens pelo MAC !!!
    Sendo uma macmaniaca ha mais de 20 anos te garanto que sera facil se acostumar com o novo sistema operacional. Uma dica bacana é vc sempre dar uma passadinha nos sites da apple para fazer os downloads e tb dar uma fuçada nas dicas, tipo PC para Mac e outros Tutorials para quem esta começando nesse maravilhoso mundo.
    Te garanto que ja, ja o PC pertencera ao passado !!!
    Te escrevo tb por outra coisa: acabei de ver a publicidade da http://www.boscologift.com – travel inside, quero saber se alguem tem algo a acrescentar, fiquei muito animada com os valores dos pacotes, isso sem falar no visual do site que é pra la de convidativo Pra vc ter uma ideia: fim de semana em Firenze por 219 Euros o casal, con prima colazione – hospedagem no Palazzo Ognissanti, quatro estrelas. Aguardo comentarios. Excelente 2010 a todos !!! Mirela Fumagalli

  4. Ola,
    Quanto aos acentos basta usar duas teclas:
    sempre com a "ALT" comtemporaneamente as seguintes teclinhas e logo em seguida a letra que devera receber o acento:

    ALT + n = til
    para acentuar a palavra nao por exemplo: comece digitando a letra "n" depois "alt e n" (contemporaneamente)a seguir "a" e finalmente "o", prontinho.

    ALT + e = acento agudo
    ALT + a = acento grave
    ALT + c = cedilha
    ALT + u = trema
    ALT + i = circunflexo

    Bons textos !!!
    Um abraço, Mirela Fumagalli

  5. Oi…
    Eu sempre quis ter um mac! Comprei o meu primeiro há quase 1 ano e não gosto nem de me lembrar mais do Windows… O teclado eu coloquei brasileiro desde o início e me acostumei facilmente. Quanto ao MSN eu instalei logo quando comprei, mas nem o uso mais… me torna mais cômodo usar só o skype mesmo! A única coisa que não é tão boa é que ainda existem muitos programas que não rodam no mac…

  6. Na vida é tudo uma questão de hábito. Admito que é beeeem cansativo mudar sistema operacional quando a gente está com uma montanha de trabalho pela frente porque até aprender todos os truques, perde-se uma quantidade de tempo enorme. Mas vamos que vamos. Mac é o computador usado pelos bam-bans da comunicação, então a gente aprende! 🙂

  7. Oi Mirela Fumegalli e Babi,

    VALEU pelo toques – cara, eu q sempre quis um mac pq todo mundo me dizia q era the best e tava meio q sofrendo.
    GRATA pelas dicas e q loco este blog.

    E pros verdinhos, podem visitar http://www.paginasverdes.org para a minha viagem no norte da Italia na ecovila Damanhur

Comments are closed.