O tribunal de Milano decretou a falência de Ventaglio, um dos mais importantes tour operators da Italia. A notícia foi divulgada pelo jornal italiano Il Sole 24 Ore e provoca uma certa inquietação. Exatamente um ano atrás, em julho de 2009, um outro importante tour operator abandonava o mercado por falência: Todomondo suspendia as atividades (lembra que falamos sobre isso aqui no Brasil na Italia?).


Penso a todos os turistas com viagens programadas pelo mundo: alguns foram deixados no destino, outros já pagaram e não poderão mais partir. Não estamos falando de uma companhia qualquer, mas de um grupo potentíssimo na Italia, com várias empresas dentro de Ventaglio como o Ventaclub.

No verão de 2006 eu era uma das turistas que escolheu Ventaglio para as férias. A foto acima foi tirada por mim em Djerba, na Tunisia, e até outro dia estava pensando em como seria bom repetir a dose.

A falência é um indício de uma empresa mal administrada, mas também da crise mundial que afeta diretamente o turismo. Quem trabalha, tem menos tempo livre. Quem não tem emprego, não pode gastar com viagens e turismo.

Alguém aí já viajou com Ventaglio antes?

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi Bárbara!
    Achei interessante a sua escolha da palavra "falimento" ao invés de falênica. Eu nunca tinha ouvido essa palavra antes 🙂

    Quanto à notícia em si, realmente muito preocupante. Mas realmente a sua frase "Quem trabalha, tem menos tempo livre. Quem não tem emprego, não pode gastar com viagens e turismo" diz tudo…
    Beijos
    Rosaly

  2. Oi Bárbara.

    Essa crise que afeta a Europa é preocupante. No Brasil hoje fala-se em crescimento superior a 5%, mas a crise européia trará consequencias negativas a essa boa fase brasileira. Estou indo a toscana em final de setembro com vooa firenze e depois tenho ap alugado em Montepulciano. Como posso fazer esse trajeto? O clima nessa época ? informações locais adoraria

  3. Olá Bárbara. Tenho interese em algumas informações sobre a Toscana. Você teria um e-amil que poderia me fornecer.
    Obrigado

  4. @Rosaly,
    Obrigada pelo toque. Eu tinha esquecido completamente da palavra falencia! rs… Vou corrigir o texto agora. 😉

    @Fernando
    Uma boa forma de explorar a Toscana eh alugando um carro, assim alem de Montepulciano vc pode explorar toda a Val d'Orcia por exemplo.
    Eu prefiro responder as perguntas aqui no site, a sua duvida eh tambem a de outros leitores. O que vc gostaria de saber?

  5. Prefiro programar minhas férias com uma agência pequenina que há embaixo de casa, mas reconheço a força que a Ventaglio tinha e sei que muita gente ficará sem gozar as merecidas férias pela falência, o que só irá piorar a qualidade de vida de quem fez algum sacrifício para poder viajar nas férias. Triste notícia.

  6. OI Allan,
    Bom ver vc por aqui. 🙂
    Realmente hoje em dia precisa ter sorte até na hora de programar as férias. A verdade é que nem as agências pequenas estão a salvo, visto que muitas vezes vendem os pacotes criados pelos grandes tour operators. Enfim, este ano acabei optando pelo faça você mesmo na hora de programar a viagem… (esperando que a companhia aerea continue ativa… rs)

  7. Ok Bárbara. Obrigado pelas informações.
    Minhas perguntas:São muitas mas vamos em etapas, sobre Montepulciano.
    1-como é o clima ?( temperatura, chuvas..) em outubro , novembro e dezembro
    2-De Firenze a Montepulciano qual o melhor transporte? considerando que estamos chegando com as malas cheias de São Paulo
    3- Como tenho um apartamento alugado em Montepulciano como proceder para ter internet de boa qualidade?
    3-Qual é o gasto mensal ( aproximado ) de um casal classe média , sem filhos na Toscana.
    Alimentação-lazer-vestuário-estudos-moradia…. Fazendo as atividades inerentes ao perfil classe média

    Obrigado
    Abraço

    Fernando

  8. 1- Durante o outono e inverno na italia em geral chove muito e faz frio, a temperatura pode chegar a zero grau em dezembro, prepare as roupas de frio, ou melhor, deixe para compra-las aqui porque vc vai encontrar melhores preços e modelos mais fashion.
    2 – O melhor transporte eh o carro. Alugue um carro.
    3 – Se vc vai passar poucos meses, o ideal eh uma chavinha USB com internet. Existem de diversas operadoras como Wind, TIM, 3, Vodafone… mas cheque qual delas funciona na sua casa porque nao eh certeza que o sinal chegue na sua casa…
    4 – O gasto medio de um casal na Italia eh de 2 mil a 2500 euros (sem grandes extravagancias).

    Voce vem a turismo, para estudar ou para trabalhar? Se eh para fazer turismo, acrescente pelo menos 1000 euros a mais por mes.

  9. Obrigado Bárbara.
    Na realidade nós somos pousadeiros em SC. Nosso site http://www.viladobosque.com.br
    Da Itália conheço apenas a região do Veneto de onde vieram meus ascendentes( Dal Molin)Tenho contatos tambem com Cremona ( Lombardia) de onde fizemos a cidadania italiana (pelos Farina ) e temos familiares
    Nossos planos são de 8 meses pela Europa, sendo nossa primeira parada em Montepulciano onde temos interesse em agroturismo ( nosso futuro empreendimento no RS ).
    Adoramos gastronomia, cultura medieval (essas cidades muradas com seus centros históricos nos levam as nuvens…)e tem também o lado das origens… Bom.. tem tantas coisas .. para quem vive no Brasl onde a cultura foi tão pouco valorizada..
    Estamos gostando tanto de navegar pelas regiões italianas que nãos será surpresa se ficarmos esse tempo todo na Itália.
    Se não for incômodo gostaríamos de ir conversando e quem sabe faremos uma programação juntos pela Toscana, com um vinho Nobile de Montepulciano.
    Fiquei surpreso com o clima , achava que a Toscana no outono não chovesse tanto e o clima fosse mais ameno. Mas tudo bem , pra quem já viveu no RS , na serra, isso não é problema, é até gostoso. Um vinho um pecorino,novos amigos… tudo de bom. A vida é uma festa pra quem tem prazer de viver.

    Abraços e obrigado
    Neca e Fernando

  10. Oi Neca e Fernando,
    O meteo ultimamente anda meio louco em todo mundo, este ano choveu sem parar em junho, quem sabe em outubro esteja melhor… 😉

    A partir de outubro sai a nova safra de azeite de oliva da toscana e recomendo que vcs se informem sobre degustaçoes em cantina… eh uma delicia!

    Sobre cidades muradas medievais eh o que nao faltam por aqui, la perto de Montepulciano tem Lucignano. Passe tb em Pienza, o pecorino de la eh super famoso! Em Buonconvento giraram a novela Passione, Cortona eh a famosa cidade do filme Sob o Sol da Toscana… Tenho certeza que nao vai faltar coisa boa para ver e experimentar. Eu estou sempre por aqui, qqr duvida eh so perguntar… 😉

  11. PS. No outono eh uma delicia fazer uma imersao em termas… uma das famosas perto de vcs eh Bagno Vignoni! Tragam biquini e sunga velhos porque depois saem com cheiro de ovo podre…rs! Mas eh super relaxante, especialmente se esta frio!

Comments are closed.