Dizem que domingo é o dia em que a maioria das pessoas começa a procurar emprego. O ritual começa com uma olhada nos classificados dos jornais, depois passa por uma procura de vagas no site das empresas e termina com o envio de currículos. Mas existe um outro modo muito mais eficaz: o chamado networking, a rede de contatos!

Como fazer uma rede de contatos se você está procurando trabalho na Italia? Onde achar essa tal rede?

A notícia ruim é que praticamente não existe uma grande comunidade de trabalho na Italia: existem fóruns e blogs como o Brasil na Italia que dedicam espaço ao tema trabalho, mas não exatamente uma comunidade exclusiva. Muita gente me escreve pedindo trabalho, perguntando se conheço alguém que precisa de alguém… só no artigo sobre Agências de Emprego na Italia já são quase 200 comentários. Foi por isso que decidi experiementar um novo caminho.

Trabalho na Itália para brasileiros

vagasabertasA notícia boa é que acabo de criar uma comunidade exclusiva para pessoas interessadas em trabalho na Italia. A idéia é reunir em um único espaço brasileiros que moram ou pretendem morar na Italia e que queiram conversar principalmente sobre mercado de trabalho e oportunidades.

Vamos unir demanda e mercado! Quanta gente me escreve pedindo recomendação de manicure, cabelereira, guia turístico que fale português, babá, tradutor e não sei mais o quê! E quanta gente me escreve pedindo trabalho.

Ajude: comentando, sugerindo, compartilhando dicas e divulgando seus artigos favoritos nas redes sociais!

Venha me fazer companhia, vamos criar juntos essa comunidade, vamos juntos de mãos dadas, como dizia Drummond! Quem sabe em breve as coisas sejam mais fáceis para todos nós.

PS. Qualquer dúvida é só perguntar!

35 COMENTÁRIOS

  1. Olá Brasil na Italia,

    Deixo aqui o meu apoio e o meu parabéns pela iniciativa, assim que tiver um tempinho vou me cadastrar !!! Ah, só mais uma coisinha: em alguns casos a procura de trabalho é facilitada, ou melhor desburocratizada por meio de inscrição em algumas associações, sindicatos etc. Vou dar uma procurada em alguns links… um abraço, Mirela Fumagalli

  2. Boa ideia Barbara 🙂 ja estou cadastrado la 🙂 Parabéns pela ideia…

    Bom domingo.

  3. Parabens pela iniciativa, cheguei a 1 mês aqui e não sei nem onde começar a procurar, já vou me cadastrar lá 😀

  4. Oi pessoal,
    agradeço pela participação de todos que estão se inscrevendo.
    O início é sempre a parte mais difícil, mas sei que se todos colaborarmos, o resultado será positivo para todos nós.
    Obrigada e um abraço,
    Barbara

  5. Será que agora eu conseguiria voltar para a Itália e finalmente conseguir trabalhar? 😀

  6. A idèia è genial. Mas porque nao estou conseguindo me registrar?

    Jà tentei colocando nome, nao deu, nome mais numeros nao deu…

    Sandra Gouveia

    Bjs

  7. Oi Sandra,
    Vc tem uma conta no Facebook? Experimenta com Facebook connect…

    Vicky,
    Quem sabe… se vc quiser voltar para sua Italia querida.. 😀

  8. Oi Bárbara,
    Tenho uma perguntinha fora do tema do seu post, mas espero que você possa me dar alguma luz. Meu filho (Igor, 25 anos) está indo para Italia (vindo da Noruega onde está há um ano) para solicitar o permesso de soggiorno dele com base na cidadania Italiana que nós dois demos entrada em Reggio Calabria em junho passado. Nossa "Não Renuncia" já foi enviada para o consulado do Rio e estamos aguardando a resposta. Enquanto aguarda, ele vai precisar ficar na Italia um tempo. A princio uma semana e pouco em Reggio (para soliciatcao do permesso) e depois pensei dele aguardar a cidadania num lugar diferente. Pensei em Florenca ou perto de Florenca. Aí vem a pergunta, como fazer para ele alugar um quarto individual em algum lugar por aí? Existem contratos de 3 meses? Já vi na internet sites de aluguel de quartos para estudantes com validade de um ano e pensei que aí é muita coisa, pois ele não sabe bem ainda pra onde vai depois da cidadania obtida. Ele poderia ficar em Reggio, mas lá o esquema que temos é ele pagar 250 euros por mês por quartos dividos com outras pessoas e ele gostaria de ter uma certa provacidade. O que você me aconselharia aí na sua área?
    Te agradeco desde já por sua atencão à minha pergunta. Forte abraco! Rosaly

  9. Oi Rosaly,
    Se o objetivo for principalmente economizar, certamente ele gastará muito menos em Reggio do que em Florença. Em Firenze tudo custa mais caro: dos alugueis a um sanduiche no bar da esquina.

    Em geral eh possivel alugar quartos pelo tempo que vc quiser, o unico detalhe eh que eh mais dificil achar pessoas que queiram alugar um quarto por 1 mes, 2 ou 3.

    O segredo eh pesquisar muito, olhar tudo que eh classificado, telefonar. Nao eh um trabalho rapido. Tenho colegas que em 6 meses mudaram 3 vezes de casa aqui em Florença: primeiro arrumaram um ap onde podiam estar no maximo 2 meses e acabaram aceitando enquanto nao arrumavam nada melhor e decidiam o que fazer da vida. Depois mudaram para uma outra casa e depois de 3 meses estao para mudar de novo (pq o coinquilino que tinha o contrato da casa resolveu mudar de Firenze e eles nao quiseram assumir sozinhos o contrato e uma casa de 4 quartos – por volta de 1600 euros ao mes).
    Bem, desejo boa sorte. Eu cheguei aqui sozinha e sem conhecer ninguem e sobrevivi. Tenho certeza que ele tb sobrevivera. 🙂 Tudo de bom pra vcs. Barbara

  10. Buongiorno Barbara, li tua dica e jà resolvi o meu problema com a inscriçao. Valeu!

    Abraços

    Sandra Gouveia

  11. Muito boa tarde aqui do Brasil, Barbara !
    Estava hoje aqui pesquisando na net, informações sobre Partita IVA, e coincidentemente achei vocês aqui do brasilnaitalia.
    Acabo de fazer meu cadastro e escrevo para parabenizar pelo trabalho que achei sensacional ! Deve ser de grande utilidade para muita gente que busca informação, como eu encontrei sobre o que procurava.
    Estive em Firenze no último ano indo e vindo como turista e estudante e agora vim ao Brasil resolver algumas coisas e também pegar o visto de lavoro que por fui totalmente orientado por um advogado bravissimo de Roma, especialista em vistos, que se quiserem a indicacão, estou à disposição para passar os contatos a quem possa interessar.
    Grande abraço e até breve em Firenze !
    Thiago.

  12. pessoal não to conseguindo me registrar, sigo todos os passos ai dizem que vão enviar uma mensagem para o meu e-mail, e não enviam, o que pode estar acontecendo?

  13. TALVEZ ESTE NÃO SEJA O BLOG JUSTO PARA POSTAR A NOTÍCIA, MAS ACHO QUE PODE SER INTERESSANTE PARA QUEM MORA NA ITÁLIA E TEM FILHOS EM IDADE ESCOLAR.
    Un contributo alle famiglie che ogni anno devono affrontare le spese di inizio anno scolastico per il materiale didattico e un messaggio ai giovani di educazione ad un consumo consapevole.

    Anche quest’anno l’assessorato alle Politiche della Scuola della Provincia di Roma propone, grazie all’intesa tra Confcommercio Roma (Asso Cart), Confesercenti Roma e la Giunta Provinciale di Roma e in collaborazione con i gruppi Auchan, Carrefour e Panorama, il Kit Scuola per l’anno scolastico 2010/2011.

    “Questa iniziativa – spiega il presidente della Provincia di Roma, Nicola Zingaretti – rappresenta una risposta concreta alla crisi e un modo per aiutare le famiglie della provincia capitolina che puntualmente all’inizio del nuovo anno scolastico devono sostenere spese che incidono sul loro bilancio”.

    Il Kit Scuola, composto da prodotti di qualità ma non griffati, sarà disponibile al prezzo di 19.90 euro, lo stesso dell’anno passato nonostante i notevoli incrementi dei prezzi di mercato. Questo l’assortimento di base: diario, 4 quaderni f.to A4 (2 a righe e 2 a quadretti), 2 matite, 2 penne a sfera, un evidenziatore, una gomma per cancellare e una valigetta polionda. Al Kit può essere aggiunto un prodotto integrativo a scelta: una pen drive, una calcolatrice scientifica tascabile e 2 squadre, una riga da 60 cm . e un compasso da 5 pezzi.

    “Grazie alle associazioni di categoria e ai maggiori gruppi commerciali – aggiunge l’assessore provinciale alla Scuola, Paola Rita Stella – abbiamo stretto accordi con i rivenditori affinché venisse offerta ai ragazzi e alle ragazze la possibilità di avere un prodotto di qualità, anche se non necessariamente griffato. L’obiettivo è quello di educare i nostri giovani a spendere in modo intelligente il denaro”.

    Grazie a un ulteriore accordo con Confcommercio e Confesercenti ai possessori della Family Card della Provincia di Roma sarà applicato uno sconto ulteriore del 10% sul prezzo del Kit Scuola, nei punti vendita convenzionati.

    L’elenco completo dei punti vendita presenti sui territori della provincia che aderiscono all’iniziativa Kit Scuola è disponibile in allegato a questa notizia pubblicato. È possibile inoltre scaricare la locandina-manifesto dell’iniziativa, che potrà essere esposta da tutti i rivenditori presenti nell’elenco.

    Il KIT SCUOLA 2010/2011 è disponibile dal 29 luglio 2010 e fino ad esaurimento delle scorte dei rivenditori.

    Per maggiori informazioni: kit.scuola@provincia.roma.it

  14. OI Thiago,
    Obrigada pela mensagem. Vi que voce ja esta la no http://www.trabalhonaitalia.com , seja bem vindo ao grupo e espero que possamos trocar muitas informaçoes uteis. Um abraço,
    Barbara

    Anonimo,
    Obrigada pela dica. Por que vc nao se inscreve no Trabalho na Italia e cria uma comunidade sobre Roma onde pode publicar esta e outras dicas uteis?

  15. Sobre a mensagem do cadastro no trabalho na italia, cheque se vc esta digitando o endereço do seu email corretamente e em caso positivo, se a mensagem que o site envia nao foi parar na sua caixa de spam. As vezes acontece. Depois me conta se deu certo.

  16. INFO DO SITE 'ORIUNDI'
    A Roma corsi di formazione per assistenza agli anziani [it]
    sexta-feira – 06/08/2010

    Il corso è aperto a 20 partecipanti stranieri e italiani. La didattica prevede 100 ore di teoria e 36 ore di tirocinio presso l'Associazione ANTEA. Al termine del corso, a chi supererà l'esame, verrà rilasciato l'attestato di frequenza e l'iscrizione nell'albo degli assistenti familiari del comune di Ciampino. La partecipazione è gratuita.

    L'Associazione Progetto Casa Verde, due volte l’anno, organizza Corsi di formazione per assistenza agli anziani e diversamente abili non autosufficienti, spesso con il patrocinio degli Enti locali (Provincia di Roma, Regione Lazio, Comune di Roma).

    Ogni corso, per complessivi venti allievi, è rivolto a cittadini italiani ed immigrati in regola con il permesso di soggiorno, ha normalmente la durata di tre mesi, e prevede 130 ore di lezione di cui 94 di lezioni teoriche e 36 di esercitazioni pratiche.

    Le lezioni teoriche (due/tre lezioni a settimana, ciascuna di 3 ore) si tengono presso i locali dell’Associazione “Progetto Casa Verde” , mentre la parte pratica viene svolta presso la clinica ANTEA HOSPICE – presso Comprensorio Santa Maria Della Pietà – Roma – con la collaborazione del proprio personale medico e infermieristico.

    Il corso termina con un esame di profitto mediante test e colloquio individuale, e gli allievi vengono poi aiutati nella ricerca di un lavoro in questo settore.

    Per informazioni e iscrizioni:

    Associazione Progetto Casa Verde
    via Scido, 4 – Morena (Roma)
    dal 1° al 16 settembre 2010 dalle ore 14,30 alle 17,30
    tel. 06 79788020 06 79788020
    fax 06 7900059

  17. Nao consigo registrar senha, sempre aparece uma mensagem de que somente letras minusculas e nuemros são permitidos, e digitei senhas exatamente como na instrução.

  18. não consigo me cadastrar. pq? da o mesmo erro que de todos acima. vi a dica de tentar cadastrar com o facebook connect, mas eu nao possuo uma conta no facebook. ha uma saida?

  19. Vamos lá:

    1) Vá até o endereço: http://www.trabalhonaitalia.com/register/

    2) Complete todos os campos com os seus dados pessoais e depois clique no botão: “Complete Sign Up”.
    Vai abrir uma tela que diz: “Signup complete!” e pede para você escolher uma eventual foto de avatar.
    Não é necessário fazer o upload de uma foto, isso é opcional.

    3) FUNDAMENTAL: verifique o e-mail: você deverá ter recebido um e-mail (no endereço que você divulgou no passo 2) com o assunto:
    [Trabalho na Italia] Activate Your Account
    Clique no link que chegou neste e-mail para ativar a sua conta. Se você não efetuar esse processo, o seu cadastro não vale.
    Assim que você clicar no link do e-mail vai abrr uma página do seu browser com a mensagem: Account Activated.

    Agora sim você pode inserir seu nome de usuário e password. 🙂

    Isso deve resolver.

    Qualquer coisa, estamos aí.

    abs

    Barbara

  20. sou religiosa,estou deixando a vida religiosa e pretendo trabalhar na italia,tenho experiencia em varios ramos de trabalho,principalmente com crianças.

  21. Boa noite!
    tenho 44 anos e pretendo fazer mestrado em Economia na Itália. Pergunto se minha idade é considerada fator limitador para ingresso no país.

    Grato!

  22. Pessoal pretendo ficar na Italia junto com mais 2 amigas e gostariamos de arrumar um trabalho informal apenas para nos mantermos no periodo em que estivermos lá. Pretendemos ficar uns dois meses. Será que seria dificil conseguir alguma coisa?
    Abraços…

  23. Bom dia

    Muito propício este site, meus parabens.
    Alguem poderia me dar informações a respeito de trabalho como TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO OU BOMBEIRO????

    Tenho possibilidade de cidadania italiana e desejo morar na Europa.
    Onde posso ter informações a respeito de vagas de trabalho???

    att

    Antonio

  24. Olá pessoal!
    Encontrei esse site e prá dizer a verdade, não sei se queria te-lo encontrado….rsrs.
    Tenho o mesmo sonho que outros que escrevem nele tambem e não sei se ler as experiências me fortalecem ou desanimam…
    Enfim, pesando os prós e contras fica assim para mim:
    Italia é um bom lugar para se viver mas as dificuldades existem como existem tambem aqui no Brasil e no resto do mundo!
    Devo escolher: ficar aqui e ter mais oportunidade profissional e consequentemente melhor salario ou morar na Italia em troca da segurança principalmente e oportunidade de conhecer um pouco mais da Europa?
    Tenho 53 anos, trabalho por conta ha mais de 30 anos e estou extremamente cansada do que faço. Apesar da idade ainda sonho muito em conhecer novos países, culturas, etc…o que não pude fazer muito até agora…
    Meu marido trabalha por conta como ourives, ótimo profissional por sinal, e tambem tem vontade de arriscar a vida na Italia, ja que tenho a cidadania italiana.
    Temos um filho de 14 anos louco prá sair do Brasil pois tem muito medo de andar sozinho até próximo de casa devido a violência e tudo que nos pede é para sairmos do país…
    Ele conheceu a Italia e gostou muito mas tambem pensa em ir para Irlanda pois temos parentes lá e existe essa possibilidade.
    Conclusão: Temos a possibilidade de irmos com uma renda de 1.800 euros garantida para Italia mas só arriscaríamos se existir a possibilidade de meu marido trabalhar na sua área para não descapitalizarmos….
    Você acha que existe mercado de trabalho para ele, talvez em Firenze, Venezia ou outra cidade não muito grande????
    Se puder nos ajudar, ficaríamos muito gratos!
    Um forte abraço!

  25. Olá..Tenho 45 anos, e já tenho cidadania e passaporte italiano. Gosataría de morar na itália…viver uma nova vida…viver o que sempre quis. Gosta´ria de ajuda no começo..prá arrumar emprego e local prá morar. Quero morar em uma cidade pequena…acolhedora…turística talvez..onde possa trabalhar como garçonete..ou em pousadas..ou hotéis…ou ainda de babá. Enfim…quero tentar. Quero viver…Alguém pode me ajudar ?

  26. Olá Bárbara,
    entrei em contato contigo pelo instagram mas venho por aqui reforçar meu pedido. Estamos eu e um amigo e estamos precisando de trabalho. Poderiamos conversar mais sobre isso?

  27. Olá pessoal sou brasileira com dupla cidadania. . morei na Itália por 13 anos, 6 no sul em caserta, perto de Napoli e mais 7 anos no norte em Torino. Agora estou no Brasil faz 1 ano e meio, mais pretendo voltar ano que vem.
    Aconselho a todos que querem ter esta experiência de irem mais sem ilusão de ganhar muito dinheiro. Você tem que aceitar trabalhar em empregos simples, e que tem muita concorrência neste momento. Com tantos estrangeiros indo para lá.
    Basta ir com muita vontade de trabalhar, com honestidade e fé, que tudo da certo.
    Vive ali por tanto tempo, que a parte pior é que fiquei com o coração dividido, gostaria.muito de poder estar lá e aqui.
    Amo meu Brasil, mais amo a Itália também.
    Para quem vai, boa sorte.

  28. olá Bárbara, parabéns ae pela iniciativa, gostaria de saber se você pode indicar alguma agênia séria de emprego..intercâmbio para trabalho na Itália, possuo cidadania, posso morar em qualquer região, apenas gostaria de fazer intercâmbio para já viajar com alguma indicação. Preciso trabalhar na Itália..e não estou conseguindo ajuda…desde já grato!

  29. Jair
    Não conheço nenhuma agencia de intercâmbio para te indicar.
    Se você usar alguma depois venha me contar como foi a experiência.
    Abs
    Barbara

  30. Antonio Paulo gostaria de trabalhar na Itália sou supervisor de montagem industrial e gostaria de trabalhar na Itália pode ser em outros trabalho do mesmo seguimento . tenho 39 anos e estou disponível no momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here