Uma das minhas seções favoritas da revista semanal A se chama “ventenni”, um espaço onde jovens contam sobre a experiência deles pelo mundo. Praticamente a cada edição vou lá conferir como anda a vida dos italianos em outras cidades do mundo: Paris, Monaco, Amsterdam, Napoli… até que pela primeira vez alguém escreveu sobre… o Rio de Janeiro.

Oras, na edição n.21 (27/05/10) apenas li Rio de Janeiro fui com ânsia ler a experiência do tal Corrado Gotti Tedeschi: “estará ele morando lá? Foi em férias? Ué, ele não morava na China ou algo do gênero? Como foi no Rio?  Ele está falando bem ou mal dos brasileiros?” – um fluxo de pensamentos com mil perguntas em alguns poucos segundos até que eu começava a ler as primeiras frases: “Depois de um mês no Rio de Janeiro, posso dizer com segurança: aqui o gordo é bonito.”

bni aEle continua:

“É a dura verdade e não uma visão distorcida de alguém, que como eu, está acostumado a viver com os chineses que são, em geral, ‘quase anorexicos”. Já andei bastante pela cidade e olhei ao redor: os gordinhos parece que são 49% dos homens e 37% das mulheres. Para não falar das crianças que vejo pela rua e parecem todas filhas do boneco Michelin. Quem diria? O Rio não é só a cidade do carnaval e do samba, das top models com barriga sequinha, de Copacabana, do surf, do jogging a beira da praia. De alguma forma os cariocas correm para controlar os pneuzinhos. Agora consomem bebidas não alcoolicas sem açúcar muito mais do que água: Coca Zero, Coca Super Light, Sprite Zero, Fanta Zero…. Sem grandes resultados, no entanto.”

Devo dizer que o artigo me fez pensar… o que vocês acham a respeito da opinião do Corrado?

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorGuia da prosperidade mundial
Próximo artigoTAP oferece vôos diretos a Viracopos
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

11 COMENTÁRIOS

  1. hahaha… Alexandra, o jornalista tb falou que tem aquelas com barriga sequinha 😉

  2. Sou carioca e posso dizer.
    "Somos um povo cheinho."
    Mas devo dizer que não gostei do artigo que o italiano escreveu sobre nós.
    Os brasileiros amam as mulatas cariocas – eu sou uma dessas.
    Vou perguntar ao meu namorado italiano o que ele acha de mim, e ai! dele se dizer uma coisa dessas.

  3. Ele tem razão, moro no Rio e posso dizer: "nós somos sim um povo "cheinho"".

  4. Rosana
    Obrigada pelo link. Quer dizer que tá todo mundo falando nisso?
    Bem, uma coisa é certa: aqui na Italia as pessoas bebem mais água do que refrigerante. Me lembro quando morava no Brasil e meu professor de italiano foi em casa: ofereci vários tipos de refrigerante, Clight, chá gelado e afins e ele me disse: "você não tem um copo d'água?"
    Talvez voltar a tomar água seja o primeiro passo para uma forma menos redonda… rs!

    Uriu
    Já fui lá no seu site e estou babando de vontade de sair de catamara por aí. 🙂

  5. Boa tarde
    estou seguindo o seu blog a algum tempo e estou indo para a Itália no mês de setembro e estou adorando as dicas. Também entrei no mundo dos blogs e relatando algumas viagens, caso queira contribuir e dar sugestões o endereço é
    blogdouriu.blogspot.com
    abraços e parabéns pelo site

  6. Oi Barbara,

    Corrado,tem razão, sim,hoje os "fofinhos" engros
    sam as estatisticas no Brasil e consequentemente
    no RJ.
    Inclusive há uma materia sobre o assunto na revista Carta Capital,edição 598 "Antes famintos,
    hoje gordos".

    Um grande abraço,
    Bete

  7. Olá! O nosso amigo falou a pura realidade eu moro no RJ há 4 anos e tenho observado que as pessoas estão cada vez mais obesas.

  8. Gente! Acho que um mês é muito pouco pra ter uma ideia de que 49% isso 37% aquilo! Na verdade estou bem acostumada, como brasileira que mora na Italia ja ouvi varias coisas do tipo: Ah meu amigo foi pro Brasil e disse que la é assim, ou assado: Naoo! Nao é!
    Enfim. Eh muito pouco tempo pra tirar conclusões e falo isso por mim, que a 1 mes aqui pensava bem diferente do que penso hoje, depois de um ano e 2 meses!
    Pelo "gordiños" ja da pra ver ne!? Ou vai dizer que quando vcs dizem que sao brasileiros nao tentam falar espanhol!? ahahah
    🙂

  9. hahaha… como diz uma amiga minha aqui do trabalho "ri litros".

    No mínimo ele está chamando de gorda o que os brasileiros chamam de "gostosa"… se ele estivesse falando de São Paulo eu até entenderia, mas os cariocas adoram academia! Aqui em São Paulo já percebi q o número de obesos realmente está aumentando.

    Ana Maria, eu sou o contrário, não tenho quadril, nem bundona, nem pernão… sempre me sinto absolutamente transparente nas praias brasileiras rsrsrs.

  10. Fiquei impressionada! Até hoje tenho trauma de ir ao Rio. Passava as férias lá, os meus primos e tios tinham vergonha de ir à praia comigo porque eu era gordinha(nem tanto, só não era magérrima). No meio de tantas pessoas com corpos absurdamente perfeitos e bikinis, eu usava maiô, enrolava uma toalha e ouvia umas 10 vezes por dia ou mais que precisava emagrecer. Guardei a imagem de que o Rio é um lugar só para pessoas lindas. Agora vou poder voltar lá!!!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here