Primeiro turno das eleições 2010 do Brasil: os ânimos estavam agitados, muita gente que não vota há séculos decidiu votar. Tinha um clima de “fazer meu dever de cidadão” hoje nas conversas via Facebook, Twitter e afins.

Piazza Navona, em Roma neste 3 de outubro: encontro de brasileiros para as eleições presidenciais do Brasil

A votação aqui em Roma foi um sucesso. De acordo com matéria publicada no Terra, compareceram a Roma 1938 eleitores dos 3488 cadastrados, bem 55% de presença o que é um resultado fantástico se levarmos em conta que muitos dos eleitores – como eu – tem que se deslocar de Firenze a Roma para votar (alguns até de cidades mais distantes!).

Na fila, por exemplo, conversei com uma brasileira que mora em Montevarchi, aqui na Toscana. Reparei que tinham muitos brasileiros de Roma que se encontravam, se reconheciam, se cumprimentavam. Muitos brasileiros distribuindo flyers para festas e para promover serviços (eu também aproveitei para dar alguns cartõezinhos do Brasil na Italia). Conversa na fila sobre os candidatos, quem ganha, quem perde.

Aqui em Roma dizem que a Dilma levou 44% dos votos, enquanto o segundo candidato, Serra, estaria com 32%. Espero que o resultado aí no Brasil seja mais definitivo porque gostei de ter ido votar hoje, mas voltar a Roma no final do mês para um eventual segundo turno será uma loucura, especialmente este mês que estou trabalhando enlouquecidamente. Vamos aguardar os resultados. Enquanto isso, conta aí:

Você votou hoje?

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu votei em Roma cheguei as 7:50h… fui uma das primeiras…. depois de acordar as 3 da madruga e fazer 4 horas de carro… votei e voltei para almoçar casa…

  2. Oi Raimara,
    Voce eh uma heroina, acordar as 3 da manha para votar nao eh para qualquer um nao! 🙂
    Em que cidade vc mora?
    Babi

  3. Muito legal, que os brasileiros fora do brasil possa exercer a sua cidadania, mais realmente deve ser muito difícil chegar na sessão para votar. Um forte abraço e Jesus te abençoe.

  4. Oi! Desculpa o atraso na resposta… enfim Babi, eu moro no Sul, precisamente a Bernalda na provincia de Matera. =) e dia 31 para segundo turno espero de fazer 2 dias na casa de minha cunhada na provincia de Siena e dpois descer para casa xD

Comments are closed.