Antes de começar o texto, tenho que deixar claro de que se trata de impressões de uma pessoa que desejou muito vir morar na Italia, ou seja, as opiniões contidas aqui foram criadas sob o espectro maravilhado de uma boba que não acreditava que seus sonhos pudessem se tornar realidade de uma maneira ainda melhor daquela que, um dia, foi sonhada!
Castello Sforzesco
Isso porque, de uma hora pra outra, após dois anos enviando documentos e inscrições para bolsas de estudo para um mestrado, alguém resolveu me responder e eu tive que fazer as malas e sair de BH correndo diretamente pra Milão.
Milão nao é exatamente uma das cidades mais turìsticas da Itália. Os pontos turìsticos são restritos, mas é inegàvel que a cidade tem muito mais que a Catedral Duomo a oferecer. E descobrir cada uma de suas particularidades pode ser uma delicia.

Duomo de Milão

duomo_milano

Um dos principais cartões postais da Itália. A catedral surpreende pela ostentação de obras de arte e riqueza de detalhes na arquitetura. Realmente não dá para comparar as igrejas da Itália com as igrejas de lugar nenhum. Simplesmente indescritível! Não deixe de entrar e admirar sua beleza interna. Também é possível subir até o seu terraço e apreciar a vista da cidade. Como a praça da Duomo fica no centro da cidade, também vale a pena “perder um tempinho” apreciando o estilo de vida milanês observando as pessoas que vão e vem durante todo o dia. Uma verdadeira aula de estilo e elegância!

Galleria Vittorio Emanuele II

Galleria Vittorio Emanuelle
Galleria Vittorio Emanuele

Ao lado da Duomo, a galeria é composta por lojas das marcas mais famosas. Prada, Fendi, Louis Vuitton, etc. Melhor que as lojas é a arquitetura da galeria. Que ao fundo, desemboca na Piazza della Scala, onde há o teatro mais charmoso da cidade, o Scala.

Teatro Scala

Milão é a cidade que possui mais teatros no mundo, portanto, se você curte turismo cultural, reserve dias a mais na capital lombarda, pois terá muito o que assistir por aqui.

Castello Sforzesco

castello-sforzesco-2

Esse castelo lindo fica bem pertinho da Duomo e hospeda um museu onde é possível ver obras de Da Vinci e Michelangelo. Ao seu interior há o Parco Sempione onde os italianos se exercitam, levam os cachorros pra passear e tomam sol nos dias mais privilegiados. Vale muito a pena!

parque

Pinacoteca di Brera

Instalada num palácio do século 17, a Pinacoteca possui um bom acervo de arte medieval e renascentista italiana, com obras de artistas como Piero della Francesca, Rafael e Caravaggio.

Santa Maria delle Grazie

A igreja do século 15, além de ser linda, tem como sua maior atração A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Fique atendo pois é preciso agendar a visita com antecedência.

Onde comer

Rosso Pomodoro – A rede de restaurante está presente em diversos pontos da cidade. É um típico restaurante de comida italiana. Não deixe de experimentar o Tortellini Tartufati, a pizza napoletana, polenta e o penne alla arrabbiata. Deliciosos!

Pizza (1)

Uma mania italiana são os aperitivos após o horário de trabalho. Quase todos os bares oferecem diversos petiscos e pastas e você paga somente pelo drink. Geralmente de 7 a 12 euros. A Trattoria Toscana, no centro da cidade (Porta Ticinese), oferece opções deliciosas e típicas da culinária italiana em um ambiente jovem e muito acolhedor.

Sorvete

Aproveite para experimentar o famoso sorvete italiano, os mais diversos tipos de café e o crepe de Nutella, do outro lado da rua, bem em frente à Trattoria. Hummm… dos deuses!

Compras

Para quem gosta de marcas, a cidade é um prato cheio. Mas o melhor período para compras é sempre em janeiro e julho, quando todas as lojas entram e liquidação juntas e possível adquirir tudo com até 70% de desconto. Uma loucura! Muita coisa bonita e barata e turistas desembarcando de todas as partes do mundo para aproveitar os famosos Saldi. Vá diretamente a Via Torino, próxima a Duomo ou ao Corso Buenos Aires, onde estão reunidas praticamente todas as lojas legais!

Dica

O melhor de Milão não está em nenhum roteiro. Permita-se caminhar pela cidade e se perder entre becos e monumentos. Outro ponto alto é a localização da cidade. Você estará muito próximo a cidades como Veneza, Genova, Torino e Verona.

Além disso, vale a pena conhecer cidadezinhas como Lecco, Como, Bergamo, Mantova e Monza. De Milão também é muito fácil chegar ao sul da França, Suiça ou Croácia – imperdível no verão. Você também pode partir da capital da moda diretamente para as principais cidades europeias pela bagatela de 5 euros, aproveitando as promoções de companhias aéreas low-cost como a Ryanair. Boa viagem!

Confira também: Hotéis em Milão


Cristina Mereu, jornalista, 27 anos, veio pra Milao fazer um master em Comunicazione per le Industrie Culturali na Università Cattolica del Sacro Cuore, adora moda, fotografia e internet e é completamente apaixonada pela Italia! Mantém o blog Nao vou sair assim e publica suas fotos aqui.


Este artigo faz parte da campanha “Apresente sua cidade!” aqui no Brasil na Italia. Se você quiser participar, escreva um texto sobre a sua cidade e envie com fotos para brasilnaitalia@gmail.com . Para saber mais clique aqui.

20 COMENTÁRIOS

  1. Gostei tb, moro em Crema, a 40 minutos de Milao, e pouco a pouco estamos (eu e minha esposa) explorando melhor Milao.
    Acrescentaria a essa lista :

    Estadio San Siro

    Mediolanum Forum

    Via MonteNapoleone

    Planetario

    Museu de Historia Natural

    Museu Leonardo da Vinci

    Zona Naviglio com todos seus restaurantes, etc …

    Mas concordo com a Cristina , o melhor de Milao esta no fato que a cidade nao para, e que as maiores mostras de cultura, shows de Rock , feiras e eventos esportivos acontecem em Milao, entao tem sempre algo interessante acontecendo.

    Esse fds fomos ao jogo Argentina x Japao pelo campeonato mundial de Voley, e agora estou descobrindo tb o BlueNote, onde os grandes e famosos do Jazz mundial vem se apresentar.

    Parabèns, Milao è fantastica mesmo !!!

  2. Muito 10 Cristina…..Ainda mais qnd tem fotos,pois em Dezembro estarei aí e da´p/ ter noçaõ de onde ir e tirar fotos iguais…..

  3. Vc poderia dar algumas dicas de lugares baratos e legais para ficar em Milão?

  4. Adorei as dicas e fotos da Cris! Que saudade de Milão!

    Parabéns também para a iniciativa da Barbara. Vou até publicar em meu blog.

  5. Adorei! Estou indo morar em Senago, 18 km de Milão.. dicas anotadas!

  6. Pensar que ja morei em Milano e nao conheço todos esse lugares…

    bello Post…

    falows

  7. Otimas dicas da Cristina. Adoro passear em Milao. Sempre vou correndo pois cada vez tenho alguma coisa para resolver là. Mas cada vez tento tirar alguns minutos para observar um cantinho diferente.

  8. Eu fiquei encantada com Milão! Tô morrendo de saudade.. quero vooooltarrrrrr!!! ='(

  9. OI CRISTINA,SOU MEREU TAMBEM E GOSTARIA DE SABER ONDE ESTÃO REGISTRADOS(CIDADE),POIS VAMOS PARA ITALIA EM FEVEREIRO 2011 E FALTA APENAS ESSA INFORMAÇÃO SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO,MEU MAIL É robcris@ig.com.br

  10. olá Cristina,
    Também estou num processo terrivel pra fazer master em milão.
    Como vc já passou pelas mesmas coisas gostaria de uma mãozinha (acho que já é quase uma perninha.,.hauhauha)
    se puder, entre em contato pelo email(li_goncalves_04@hotmail.com)
    Um abraço
    Aline

  11. parabens! Estou em mialo a um mes e estou começando essa maratona de conhecimento. Ajude me a saber quais sao as documentaçoes para o mestrado aqui, tmb sou comunicadora e achei ideal o seu curso.
    abraços.
    Thiara Moreira
    thiarams@yahoo.com.br

  12. Hei Cristina, Você é fera e valeu não é?
    Belíssimo o relato sobre Milão, é tudo muito completo, bonito por inteiro.
    Aceitamos dicas e orientações,sobre oportunidades para Coroas na Itália, Mestrado, na área de Direito Administrativo, ou Administração.
    Scaglioni e Patrizzi.
    Belo Horizonte.

  13. Olá Cristina! Eu também quero fazer mestrado em Milão, na área de design, moro no Brasil e como eu disse no seu blog meu “Augusto” está magrinho , gostaria de entrar em contato com você, porque mesmo pesquisando muitooo nos site das universidades, tenho bastante dúvidas! Se for possível entre em contato comigo jussaramoreira_639@hotmail.com
    Obrigada e um grande abraço.

  14. Sem sombra de dúvida, excelente trabalho, cultural, paisagístico, histórico, deu vontade de ir ao aeroporto e seguir viagem. Mocinha linda, peço-lhe um favor, sou descendente de italiano e gostaria de conhecer os antepassados de meus avós,”Brussia ou Brecia” , como chegar.
    Muito obrigado pela reportagem.

Comments are closed.