A polêmica está servida. A revista Época publicou uma matéria sobre o CRBE com o título de “Um Conselho Desaconselhável”. O artigo é pesado e usa palavras como “bate boca” para descrever a relação entre os conselheiros ou “benefícios” para tentar transmitir a idéia de uma classe de privilegiados. Hein?

Por que a revista Época está criticando o CRBE?

Não sei quais são os interesses que a revista Época está defendendo, mas certamente não são o dos brasileiros que vivem no exterior. Pela primeira vez o governo brasileiro resolve organizar os brasileiros que moram fora do Brasil. Pela primeira vez existe um conselho, as pessoas começam a se interessar, se reunir e aí vem o balde de água fria da revista Época.

Tentar passar a imagem de que os conselheiros são um grupo de privilegiados é no mínimo uma piada. Eles fazem tudo grátis. GRÁTIS! A única coisa que recebem é uma passagem área para poder participar das reuniões. Vamos parar e refletir: o tal do Conselheiro recebe a missão de resolver todos os problemas dos brasileiros no exterior em troca de uma passagem e ainda é chamado de privilegiado. Faça-me o favor.

Eu me candidatei ao cargo, não fui eleita (infelizmente), mas fico pensando como me sentiria se tivesse que distribuir as minhas poucas 24 horas diárias entre meus 2 trabalhos, blogs e CRBE e depois de poucos meses encontrasse um artigo tão negativo como esse.

Um projeto novo, um novo caminho

Começar um novo percurso não é nunca uma coisa simples: é preciso testar, correr riscos o que significa errar, corrijir, acertar. Soluções rápidas e milagrosas não existem. Espero que o governo continue acreditando na importância de apoiar os brasileiros que moram no exterior, espero que dêem os meios para que realizem tudo aquilo que precisa ser feito.

Encontro dos brasileiros em Florença

Para todos os brasileiros que moram em Firenze e arredores: no dia 06 de maio vai rolar um encontro aqui na cidade. Ainda não sei informar local e hora, fiquei sabendo da notícia através do grupo “Brasileir@s na Itália – Brasilian* in Italia” no Facebook. Assim que tiver mais detalhes, informo.

Enquanto isso, gostaria de saber a sua opinião sobre o CRBE e a matéria da revista ÉPOCA. Você concorda, discorda, o que deveria ser melhorado. Dê a sua opinião. 🙂

6 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente eu acho que o CRBE nao esta indo no caminho que deveria ir. Nao digo isso pelas pelos privilegios nao, isso è o de menos. O que eu ando vendo por ai, è um palco de vaidades onde o interesse comum, nao è o da comunidade brasileira no exterior. Nao estou dizendo que nao existe conselhereiros serios, existem sim, mas sao a minoria. Vamos ver se depois dessa materia, o pessoal acorde e arrume a casa.

  2. Oi Cris,
    Obrigada por contribuir com a sua opinião. Acho interessante colocar o assunto na mesa e trocar idéias. beijocas

  3. A meu ver, a responsabilidade de mapear, organizar, auxiliar e atuar como porta-voz dos emigrados deve ser extritamente dos consulados, que periodicamente deveria promover reuniões, encontros, etc. Colocar leigos para um cargo representativo em nada contribuí, além de aumentar os custos (não somente com passagens) e as disputas de vaidades. Mesmo que provisório, o antigo CPR já foi exemplo disso. E, se você pegar a lista dos escolhidos como representantes do CRBE, verá que, por exemplo, na América do Sul, quase todos estão no Paraguai. Estranho, não? Afinal, apesar do Paraguai ter a maior comunidade de brasileiros na América do Sul, nem todos os brasileiros que estão por essas bandas vivem no Paraguai. Há comunidades significativas de brasileiros na Argentina e no Chile, mas cade os representantes nestes países? Devemos também pensar nisso, haja vista que as necessidades dos brasileiros no Japão não são as mesmas que a dos brasileiros na Índia. Abração!

  4. Colo aqui parcialmente o coment.que fiz no blog da Cris:
    "Se existe uma coisa que os Conselheiros precisam é de ajuda e conselhos dos brasileiros que moram no exterior, que moram no Brasil e da imprensa."Babi disse tudo, concordo plenamente!
    Pra começar: desde inicio de 2011 està sendo feito um trabalho formiguinha pela impressa brasileira ( poucos excessoes) p/ desmoralizar tudo de bom que foi feito no ultimo governo ( que façam criticas dos ditos "mal feitos" e "nao feitos", mas perai..).Fiquem atenta(o)s, para nao cair na "rede".
    Desculpe, mas nao posso assitir impassivel ! Voces, de blog, tem um instrumento maravilhoso nas maos: cobrem dos eleitos, divulguem aos eleitores, discutam abertamente e se nao estao tendo resposta dos eleitos..como disse Babi, ainda è tudo recente, nao deixem tudo ir por agua abaixo antes mesmo da proxima eleiçao !!! Ou serà melhor desistir por incompetencia ? E de quem ? Dos eleitos..dos eleitores…Desistir jamais! Afinal era o que tanto desejavam, nao?

Comments are closed.