Estão previstas eleições entre os dias 1º e 8° de novembro para decidir o novo Conselho de Representantes de Brasileiros no Mundo (CRBE). A lista completa de candidatos está disponível aqui. Vocês lembram do vídeo fantástico que eu publiquei aqui no blog sobre o projeto? Assisti aquele e outros vídeos diversas vezes e pensei que gostaria de ter a oportunidade de representar os brasileiros na Europa e por isso me candidatei. Sou a Barbara Bueno da lista!

Às vezes nos conformamos com as coisas como  são e acabamos não pensando muito no assunto, mas quanto poderiamos melhorar e facilitar nossas vidas, brasileiros no mundo?

Penso por exemplo a burocracia complicada entre Brasil e Italia que nos faz perder tempo e dinheiro, por exemplo para reconhecer os títulos de estudo brasileiros na Italia ou a carteira de motorista.

Gostaria inclusive de contar com idéias de todos vocês: o que poderia ser feito para melhorar a sua vida de brasileiro na Europa? O que o governo brasileiro pode fazer por você?

Podemos nos organizar, preparando uma lista de coisas que podemos tentar melhorar. Independente de quem vença as eleições, uma relação que ajude o eleito a saber quais são os nossos maiores problemas e como resolvê-los. Podem ser coisas simples ou complexas.

Vamos melhorar nossa vida juntos?

Sobre o CRBE

O Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) é o conjunto de 16 brasileiros radicados no exterior eleitos por voto eletrônico e que manterão uma interlocução entre os brasileiros que vivem fora do país e o Governo brasileiro. A representação será regional, havendo 4 representantes para cada uma das seguintes regiões geográficas: 1. Américas do Sul e Central; 2. América do Norte e Caribe; 3. Europa; e 4. Ásia, Oriente Médio, África e Oceania.
Lançado na II Conferência “Brasileiros no Mundo” (outubro de 2009) e instituído pelo Decreto n° 7.214 (leia o Decreto aqui), será o sucessor do Conselho Provisório de Representantes (CPR) – este criado por ocasião da I Conferência, de julho de 2008, e dissolvido por decisão da Plenária da II Conferência. Ao contrário do CPR, de natureza provisória e função limitada a auxiliar o Ministério das Relações Exteriores (MRE) na organização da II Conferência, o CRBE será permanente, embora de composição periodicamente renovável, e terá objetivos mais amplos.
O CRBE atuará como mecanismo de diálogo entre as comunidades brasileiras no exterior e o Governo brasileiro. Auxiliará o MRE na preparação das Conferências “Brasileiros no Mundo”, acompanhará a implementação das demandas contidas na Ata de Reivindicações dos brasileiros no exterior e assessorará o MRE na definição de políticas em favor das comunidades brasileiras no exterior.
Atualmente, o MRE está trabalhando no lançamento do processo eleitoral para o CRBE, quando serão abertas as inscrições para eleitores, o que ocorrerá entre a segunda metade de outubro e o início de novembro.

Como votar

Os brasileiros poderão votar por meio do portal Brasileiros no Mundo. O cadastro como eleitor será simultâneo. Para votar o brasileiro precisará informar:

  • Cidade e País, com campo facultativo para estado/provincia
  • Nome Completo
  • Correio Eletronico
  • Um documento de identidade (passaporte brasileiro, CPF ou titulo de eleitor no exterior)
  • Se é matriculado ou não e, se for o caso, número da matrícula consular.
Por fim deverá declarar, sob as penas da lei, ser basileiro, maior de dezesseis anos e radicado no exterior.

13 COMENTÁRIOS

  1. Acho que aos brasileiros poderia ser disponibilizado um serviço para obtenção de carteira de motorista internacional. Eu estou querendo muito e tenho que ir no Brasil pra isso. Ou Será que já existe algo do gênero? Desconheço…Isso é o que me vem de pronto à mente…

  2. Olá amiga

    Tudo bem com vc? Estava com saudades. Estive um pouco afastada dos comentários nos blogs, por conta de umaviagem de 3 meses, uma cirurgia e agora estou em plena campanha eleitoral, na reta final para o prêmio TopBlog. E falando em voto, posso contar com o seu? Obrigada.

    Bjo

  3. Babi

    Meu voto tambem è seu! Tenho certeza que voce è super capacitada para assumir o cargo! E vamos nos!

  4. Babi, tenho ja uma questao. Abrir nos consulados melhores condiçoes de atendimento para maes com filhos pequenos e gravidas, fichas preferenciais, algo assim. Sera q seria possivel?

    Abraço!

  5. Oi pessoal, obrigada pelo apoio e pelas sugestões. Estou anotando tudo. 🙂

  6. Olá tudo bem ,parabéns pelo seu Blog ,muito diversificado e com muitas informações ,achei bem agradavel para navegar ok ..
    bjs

  7. http://graziaadiosonoitaliano.blogspot.com
    ou facebook nome: A.costa W
    acompanhem meu site e obtenham informacoes sobre como obter tudo que vc quer na Europa.
    Tenho experiencia de mais de 18anos fora do Pais e atualmente estou no japao como residente permanente… leia e vejah as historias e noticias importantes para vc . abracos andre

Comments are closed.