E assim, finalmente, a viagem começa.” Com estas palavras foi aberto, na última Quinta-feira (13/10), no belo prédio do antigo Consulado Geral da Itália em São Paulo localizado na Av. Higienópolis, o MIB – Momento Itália / Brasil – 2011/2012. Um evento idealizado e organizado ao longo de um ano e meio pelo Instituto Italiano di Cultura de São Paulo, que hoje ocupa o prédio, e promoveu a solenidade qual o Brasil na Itália marcou presença.

Fachada do Instituto Italiano di Cultura, antiga sede do Consulado SP, local da abertura.

Realizado no auditório do prédio, o evento aberto a imprensa e convidados, contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas. Dentre elas, importantes personalidades do meio político se destacaram: O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; a vice-prefeita do estado, Alda Marco Antônio; o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Barros Munhoz; além do Cônsul Geral da Itália, ministro Mauro Marsili e o senador Eduardo Suplicy, pertencente a tradicional família italiana “Matarazzo” e demais secretários e deputados convidados.

Auditório lotado para prestigiar a abertura do evento que contou com importantes figuras.
Da esquerda para a direita: Geraldo Alckmin; Alda Marco Antônio; Barros Munhoz e Mauro Marsili.

Na ocasião foi apresentada uma canção composta por Gilberto Gil, especialmente para o MIB, cantada em parceria com a artista italiana Irene Grandi. Uma pequena amostra do tamanho do projeto preparado e que será executado durante os anos de 2011 e 2012, incluindo centenas de eventos envolvendo história, arte, música, gastronomia, esportes, feiras, festas dentre muitas outras áreas do rico universo cultural desses dois países.

Kit para imprensa apresentando a programação.

Serão centenas de eventos espalhados pelo país, principalmente no estado de São Paulo, “o estado mais italiano do Brasil”, como fez questão de ressaltar o governador Geraldo Alckmin, e que terá início já a partir do próximo Domingo (16/10/2011) com o intuito de mostrar o que a Itália tem de melhor, através de uma reapresentação e reconhecimento da do país ao Brasil moderno. Vale a pena conferir a programação completa, disponível no site www.momentoitaliabrasile.com.br e se programar para melhor aproveitar este momento especial que também pode chamar de viagem cultural!

————
Fernando Ferrari (fffernandoferrari@gmail.com) é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes e mantém o blog www.cabecatroncoetextos.blogspot.com
Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here