Era grandíssima a expectativa para a edição 2011 da BTO, Buy Tourism Online. A maior feira do turismo da Toscana colocou em destaque os países BRIC e eu estava curiosíssima para saber o que falariam a respeito do Brasil. Além disso, a BTO é sempre uma boa oportunidade para reencontrar amigos, conhecer novas pessoas, fazer amizades e quem sabe novas parcerias e negócios. O importante é estar aberto as possibilidades, né?

A edição 2011 da BTO na Stazione Leopolda de Florença

Este ano mais uma vez os bloggers eram convidados especiais, com direito a mesas em primeira fila para acompanhar as palestras na Main Hall, acesso aos eventos “colaterais” nas outras salas, almoço nos dois dias e apericena no primeiro dia (dei a dica para quem quisesse se inscrever aqui no BRASIL NA ITALIA ). Ou seja: para quem se interessa por turismo, redes sociais, internet, Brasil e Italia era um prato cheio!

Os travel bloggers

Eu particularmente adoro conhecer travel bloggers, aquelas pessoas que escrevem blogs de viagem e, algumas vezes, conseguem viver disso. É sempre muito interessante conversar ao vivo com quem você já teve algum contato online. Dessa vez eu conheci o  Melvin, do www.traveldudes.org e o Kash Bhattacharya, do www.budgettraveller.org que vocês podem ver na foto abaixo ao lado da Michela Simoncini e Marzia Keller.

Melvin Bocher, Michela Simoncini, Marzia Keller e Kash Bhattacharya

Tive a oportunidade de conhecer ao vivo o Luca Martucci que não é exatamente um blogger, mas é conhecido nas redes sociais em versão rioconcierge. Para quem não sabe, o Luca Martucci é toscano e mora no Rio de Janeiro; ele veio especialmente a Florença para participar da BTO e apresentou o Brasil aos italianos divulgando números interessantes e expressivos durante a sessão “Obiettivo Brasile”.

Luca Martucci

Reencontrei também a Roberta Ristori, que vocês já devem conhecer do Giro pela Toscana e que escreve também na redação de intoscana.it. Para quem não sabe ela é descendente de toscanos e sonhava em morar na Toscana, participou do projeto Toscani nel Mondo, mostrou dedicação e talento e hoje está aqui, linda e radiante como sempre.

Roberta Ristori

Uma outra brasileira muito querida que vocês já devem conhecer é a Cristiane Barros, do Notícias da Bota. A Cris é uma carioca gente boníssima que mora aqui em Florença; além de ser uma blogger que escreve sobre a Italia, ela está seguindo um curso de guia de turismo em Florença  e tenho certeza que no futuro vai ajudar a mostrar essa cidade linda para muitos brasileiros.

Cristiane Barros

Também passou por ali o Robi Veltroni, que além de escrever o blog Officina Turistica é o responsável de marketing e publicidade do Hotel Lacona na ilha de Elba. Vocês se lembram que eu participei do Lacona Experience e vivi um final de semana fantástico na ilha de Elba? Foi tudo organizado pelo Robi, que adora inventar eventos social para promover Elba, o mais recente foi o Elba Uva, que foi um dos “cases” da BTO.

Robi Veltroni

Destaque também para a participação de Michele Aggiato, que é uma daquelas pessoas que administram mil projetos interessantes ao mesmo tempo como por exemplo o Travel Blogger Elevator, um evento para bloggers que acontece em Roma em fevereiro (você já se inscreveu?).

Michele Aggiato

A melhor parte de um evento são as pessoas e a circulação de idéias, não é isso? É por esta razão que eu confirmo que a edição 2011 da Buy Tourism Online foi um sucesso e valeu super a pena. Parabéns a Robert Piatelli, responsável pela organização da BTO; ele sabe melhor do que ninguém criar um clima de expectativa que dura 12 meses. Já estamos ansiosos pela versão 2012…

Obrigada a quem seguiu o live blogging do evento (01 e 02 de dezembro). Foi uma delícia tuitar os acontecimentos em tempo real, as melhores frases, os participantes mais interessantes.

O que falaram do Brasil

A imagem do Brasil nunca foi tão positiva no exterior: somos vistos como uma potência em crescimento, uma nação de gente criativa e inovadora. Falaram sobre os ótimos resultados da econômia brasileira, dos grandes investimentos de empresas internacionais no país (como por exemplo na indústria automobilística), do interesse dos brasileiros pelo Made in Italy. Foi enfatizada a necessidade de investir na língua portuguesa: o português é a segunda língua no Twitter, os brasileiros antes de viajar não pesquisam no google, mas no google.com.br, os sites de hotéis devem começar a considerar ter uma versão em português do Brasil (e sem usar o tradutor automático porque os resultados são desastrosos!).

É fantástico saber que o Brasil está mudando de cara, será sempre um país tropical abeançoado por Deus e bonito por natureza, mas é muito mais do que isso. O Riccardo Luna, que trouxe a Wired para a Italia, citou o Brasil como um dos exemplos de país que sabe usar a internet como instrumento de comunicação com a população. Enfim, BRASIL, BRASIL, BRASIL! E vamo que vamo!

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi Bárbara!!!
    Vamos que vamos simmm.. Fico feliz pela ascensão do nosso País aí.., bem
    como em outros países das AMERICAS hehehhe..
    Sempre encaminho o Brasil na Itália para amigos que sei, se interessam por tudo que se relaciona a interação
    com outros países, principalmente a EUROPA.. Abraços…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here