Eu estava sonhando com alguns dias em uma ilha paradisíaca, com direito a muitos mimos, boa comida, bom vinho, mar limpo, cenários maravilhosos… e foi aí que o Robi Veltroni, em nome do Hotel Lacona, me convidou para participar do seu projeto “Lacona Experience“: praticamente me ofereciam um delicioso final de semana em Lacona para que eu pudesse contar minhas experiências – positivas e negativas – para os brasileiros. Apesar da agenda cheia dos últimos meses, dei um jeito de encaixar um final de semana prolongado e lá fui eu.

Índice do artigo:
– A viagem de Florença até a Ilha de Elba
– Do porto até a praia de Lacona na ilha de Elba
– Primeiro dia na praia de Lacona em Elba
– Hotel Lacona
– Outras praias incríveis da Ilha de Elba

A viagem de Florença até a Ilha de Elba

Sexta-feira, 13 de maio, 13.00 hs: saí do trabalho e fui direto a Piombino, uma cidadezinha no litoral da Toscana, onde pegaria a balsa para Elba

Eu na balsa para Elba
Eu na balsa para Elba em 2011

A maioria dos turistas que vai a Elba pela primeira vez costuma pegar um trem de Florença (estação Santa Maria Novella) em direção a Piombino, de onde partem as balsas.

Dessa vez eu optei pelo carro para poder explorar bem Elba. Adoro alternar horas de conforto e dolce far niente com horas de aventura em busca de lugares secretos e pouco conhecidos.

Consulte: tarifa balsa para ilha de Elba

A estrada de Florença até Piombino é ótima e dá para fazer o percurso em duas horas e meia, mas nós (eu fui com o maridão) fomos lentamente, com direito a pausa para comer, para tomar café, para fotografia… afinal o nosso traghetto só partiria às 17.30. Nós viajamos com a Blu Navy, que na época foi super recomendada como a melhor empresa.

Vista da balsa em direção à Elba
Vista da balsa em direção à Elba

Assim que subimos na balsa finalmente tive a sensação de férias começando. Algumas pessoas correram para as cadeiras que fazem massagem (a pagamento). Eu preferi ir lá para cima, sentir o vento batendo no rosto e tirar muitas fotos, afinal estou fazendo também um curso de fotografia. 🙂

Do porto até a praia de Lacona na Ilha de Elba

O caminho do porto até a praia de Lacona é rápido e tranquilo para quem viaja de carro.

Desembarcamos em em Porto Ferraio e seguimos as indicações para Lacona.  De carro levamos aproximadamente 10 minutos.

Primeiro dia na praia de Lacona na Ilha de Elba

Mal fizemos o check in e fomos curtir o pôr do sol na praia de Lacona, super romântico.

Praia de Lacona: uma charmosa praia com areia na Ilha de Elba
Praia de Lacona: uma charmosa praia com areia na Ilha de Elba

Lacona é uma das maiores e mais famosas praias da Ilha de Elba; é uma das poucas com areia, a maioria das praias de Elba é feita de pedras e rochas.

Na praia de Lacona existem trechos da praia gratuitos (onde você pode estender sua toalha sem pagar) e outros com a famosa “spiaggia attrezzata”, ou seja: os beach clubs onde você encontra espreguiçadeiras, salva vida, área para crianças esclusivamente para um grupo restrito de visitadores: aqueles que pagam o ingresso para esse local. No nosso caso, o acesso ao Bagno Lacona fazia parte do pacote do hotel.

Pôr do sol na praia de Lacona, ilha de Elba
Pôr do sol na praia de Lacona, ilha de Elba

Uma curiosidade: nos dias com céu límpido é possível avistar a misteriosa ilha de Montecristo lá da praia de Lacona. Nós conseguimos ver uma sombra lá no fundo com formato de ilha, mas na fotografia praticamente não se vê nada…

Hotel Lacona

Atualização 2022 – O hotel Lacona agora faz parte do grupo Uappala Hotels e está sob nova direção em relação ao período em que eu estive hospedada (2011)

Fachada do Hotel Lacona: uma ótima opção de hotel na praia de Lacona em Elba
Fachada do Hotel Lacona em 2011

Sem dúvida nenhuma recomendo o Hotel Lacona, tanto pela infraestrutura como pelo serviço. O lugar é bonito, bem cuidado, limpo, os móveis novos e ainda por cima tem internet grátis para todos os clientes. Sim, é isso mesmo: free wi-fi!

Na hora de fazer o check-in você recebe um recibinho com o nome de usuário e senha e pode conectar seu notebook, iPhone ou qualquer outro device digital que você tenha levado na viagem. Se tiver mais de um aparelho, pode pedir mais de uma senha. No problem!

Assim que voltamos do Bagno Lacona para o Hotel Lacona, encontramos o pessoal do Il Viottolo: eles nos mostraram alguns vídeos de trekking, bicicleta, kayak e nos deixaram com água na boca para viver aventuras esportivas em Elba, no entanto, dessa vez não deu certo porque tinha vento de scirocco e o tempo não ajudou.

A parte boa estava por começar: finalmente era a hora de comer e beber bem! O Paolo Mazzari trouxe os vinhos da sua cantina Mazzari e tivemos inclusive a possibilidade de experimentar em primeira mão o seu vinho rosé, que ainda não tinha nem rótulo. Na verdade seria preciso um artigo somente para contar como foi a degustação, mas resumindo: adoramos o vinho rosso Rubeo del Colle de 2008 (um IGT Toscana tinto) e o Aleatico Passito dell’Elba, um DOC que é o vinho típico da ilha de Elba.

Paolo Mazzari da Cantina Mazzari veio nos apresentar seus vinhos no restaurante do hotel; Simona Cappitelli, organizadora de casamentos, e ao meu lado a famosa blogger fiorentina Elena Farinelli (Nelli) do Io Amo Firenze

Depois de uma semana exaustiva e alguns copinhos de vinho, era hora de ir pro quarto. Eu geralmente tenho um certo trauma dos hotéis na Italia porque embora as reservas sejam feitas sempre com o pedido de “quarto de casal”, a maioria das vezes encontro duas camas de solteiro unidas e com um lençol de casal por cima (inclusive já falei sobre isso antes aqui). Para a minha felicidade no Hotel Lacona encontrei uma cama enorme de casal! Que maravilha! Finalmente! Aleluia!

O Brasil em Elba

brasil

Uma das coisas que me chamou bastante atenção em Elba foi a presença do Brasil em maneira indireta, através de produtos como por exemplo o par de chinelos acima – que não eram Havaianas originais – mas de qualquer modo promoviam a imagem do Brasil na Italia.

Mas este não foi o único caso: logo que cheguei, fui explorar o hotel. Lá fora, na área da piscina do Hotel Lacona tinha um músico cantando e tocando órgão. Advinha o estilo musical? Música brasileira! E dá-lhe bossa nova! Pena que cheguei no final…  mas fala sério: música brasileira, com um drink, na beira da piscina, na ilha de Elba… é tudo de bom, né? E não creio que tenha sido organizado em minha homenagem porque nem sabiam que eu já tinha chegado.

Hotel Lacona: no final da tarde tinha música ao vivo na beira da piscina

A localização também é boa: olhando no mapa dá para perceber que Lacona é uma praia bem no meio da ilha de Elba, e de lá dá para explorar várias praias lindas da região. Nós tínhamos um tratamento “half board”, que praticamente incluía café da manhã e jantar, ambos self-service. Devo admitir que não sou muito fã desse sistema buffet, prefiro sentar para jantar e não levantar mais (rs). Por outro lado a comida era boa e dava para pedir bis. 🙂

Depois do jantar, nós subimos para o bar com direito ao que eles chamam de “caffè e amazzacaffè”, o que traduzindo literalmente seria o “café e o mata café”. Em geral aqui na Italia depois do jantar o pessoal toma um cafézinho e depois um licor ou algo do gênero. Eu particularmente não posso tomar um café depois do jantar ou não consigo dormir antes das 6 da manhã, mas dei umas bicadas na Sambuca do maridão. 🙂 Aliás, ponto pro barman que era super profissional.

Outras praias incríveis da Ilha de Elba

A Ilha de Elba possui mais de 150 praias para você descobrir: algumas com areia, outras com pedrinhas, outras são mais um acesso direto ao mar.

Uma outra opção de praia com areia é a praia de Procchio (leia aqui a minha experiência na praia de Procchio em 2020 hospedada de frente para esta praia).

Abaixo outras duas praias que amei conhecer em 2011:

Sansone

Praia de Sansone na Ilha de Elba
Praia de Sansone na Ilha de Elba

Uma praia de pedrinhas com água cristalina. Ela tem esse visual na baixa estação, já durante o auge do verão italiano (julho e agosto) costuma ficar lotada. Quem não quer um pedaço de paraíso, né?

Cala dell’Innamorata

A praia de Cala dell'Innamorata na Ilha de Elba
A praia de Cala dell’Innamorata na Ilha de Elba

Escrevi um artigo aqui no blog contando a história da Cala dell’Innamorata: a praia onde ainda hoje acontece um desfile em trajes de época em homenagem ao amor de Maria e Lorenzo…

Pesquise aqui outras opções de hotel na Ilha de Elba com o nosso parceiro Booking.com

Veja nosso álbum outras fotos de Elba (2011)

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorGiardino dell’Iris em Florença
Próximo artigoEstá no ar o novo BRASIL NA ITALIA
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

20 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia! Alugo quartos aqui na Italia em Siena – Toscana. Se alguem estiver interessado entrem em contato pelo email bottegaabate@hotmail.it
    fica na regiao do Chianti, um lugar muito lindo e quartos exelentes ate’ para quem quer passar a lua de mel.
    Incluso cafe’ da manha.
    A mais ou menos 1 hora do porto para ir a Isola D’Elba.
    Quem estiver interessado e’ so’ me contatar.
    abraco

  2. Oi Aramis,
    Fico contente que as nossas dicas estejam te ajudando.
    Sobre trem ou carro… bem, muda completamente o estilo da sua viagem.
    Para ajudar na decisão, dê uma olhada nos prós e contras de cada meio de transporte neste artigo que escrevi:
    http://www.brasilnaitalia.net/2008/08/como-escolher-a-melhor-forma-de-transporte-durante-sua-viagem-na-italia.html
    Sobre os preços do Hotel Lacona, a melhor coisa é primeiro visitar o site http://www.hotellacona.it/ e checar quais são as ofertas do momento.
    Depois você pode escrever direto para o Robi Veltroni (info@hotellacona.it) dizendo que é leitor assíduo do Brasil na Italia assim quem sabe ele faz um precinho especial (depende do período da sua viagem e da lotação do hotel).
    Boa viagem!
    Abs
    Barbara

  3. Bárbara!!
    Estamos viajando em julho para italia.
    Gostei muito de Cinque Terre e do Hotel Laconia. Qto está uma diária neste hotel e se conseguimos a promoção paga-se qto quiser!!!
    Estamos fazendo um roteiro pelos emails recebidos por vc “Brasil na Italia”. Nao sei se facciamo dei treni ou di maquina?
    qual sua opinião
    ARamis

  4. Rose,
    Não conheço Quarteira, mas adoro Portugal. Todas as vezes em que estive aí fui tratada maravilhosamente bem, a comida era deliciosa e os preços ótimos. Por que você não escreve um guestpost para o Brasil na Italia contando sobre como é Quarteira?

    O site é sobre a Italia, mas nós adoramos viajar para os arredores tb!

    beijos

    Babi

    PS. se topar, envie texto e fotos para brasilnaitalia@gmail.com

  5. Hum que belissima experiencia,eu sou brasileira e conheço bem Lacona e sei que é um lugar lindissimo,agora tabem moro em lugar que amo talvez um dia queira conhecer Quarteira-Portugal,beijos

  6. OI Silvia,
    Obrigada pela visita e pelo comentario. Elba eh relmente uma ilha deliciosa, um lugar para voltar muitas vezes. Estou sonhando com um outro final de semana por lá…
    Se você quiser escrever um guespost sobre as praias que visitou em Elba, será um prazer publicá-lo aqui no site. Quem sabe da próxima vez eu que sigo as suas dicas?
    Se te interessar, mande texto e fotos para brasilnaitalia@gmail.com
    Um abraço e até a próxima,
    Barbara

  7. Moro em Bergamo desde janeiro e acabamos de voltar de Elba..adorei..passei 1 semana e sò consegui conhecer uma parte.Fiquei um Porto Azurro (um charme)..e nas praias proximas..na outra vez quero conhecer as que voce citou.Sucesso para o blog, que acompanho sempre!

  8. @Glorinha – Vale a pena com certeza, Elba é um lugar lindo que reúne história e belezas naturais. 🙂

    @Maria Alda
    Seja bem vinda!

  9. […] Tenho dois grandes prazeres na vida: comer bem e estar rodeada pelas pessoas certas, gente alto astral, de bem com a vida, aquelas que vivem de acordo com o que acreditam. Muitas vezes uma viagem se torna inesquecível justamente porque temos a oportunidade de conhecer pessoas bacanas, com o astral certo. Foi mais ou menos isso que aconteceu comigo na última vez que visitei a Ilha de Elba, na Toscana. […]

  10. Que delícia! Viajei com vc e o maridão! Lugar de sonho esse, hein? Amo tudo da Itália…mais um lugar pra conhecer quando voltar! Bacci!

  11. Gostei muito da beleza do lugar e do teu comentarios sobra a ilha,entrambe maravilhoso.

  12. @Tania
    Vale a pena, eu não vejo a hora de voltar… 🙂

    @Luca
    Obrigada. E qualquer coisa, estamos aí…

    @Rosana
    Acho que um pouco dos dois: sorte, merecimento e um espírito com muita vontade de ir além… Espero te ver logo por aqui de novo. 🙂
    beijocas

  13. Suspiros, suspiros e mais suspiros… vc é uma pessoa de muita sorte, ou talvez seja puro merecimento mesmo rsrs. Parabéns pelas belíssimas fotos!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here