Localizada na costa oeste do Estado do Ceará, Jericoacoara lembra uma simpática vila de pescadores, que desde a década de 70 recebe visitas de turistas de todas as partes do mundo. Não foi a toa que Jericoacoara ou Jeri, para os mais íntimos- foi eleita pelo jornal americano Washington Post como uma das dez praias mais bonitas do mundo. Sem falar na hospitalidade dos moradores locais que esbanjam simpatia e boa receptividade, reforçando ainda mais a fama da pequena vila.
Jeri é uma praia privilegiada por ter fortes ventos, o que a faz um lugar procurado pelos amantes dos esportes aquáticos como o Kitesurf e windsurf. Segundo os kitesurfistas locais, Jeri é uma das praias que mais venta no mundo e o turista que tiver vontade de aprender um desses esportes, pode ter aulas com instrutores locais. Além dos fortes ventos, Jeri possui outras características marcantes.

Como chegar em Jericoacoara
Para começar, o acesso não é muito fácil e para se chegar até lá são necessárias cinco horas partindo de Fortaleza, através da rodovia CE 085. Mas, para quem prefere ir de ônibus, a empresa Viação Redenção faz o roteiro Fortaleza – Jijoca diariamente. Da pequena cidade de Jijoca até a praia de Jeri são 23 km de distância (em média 1 hora) que passam a ser percorridos por jardineiras (veículo adaptado para transportar turistas). A travessia é um pouco lenta devido a estrada por entre as dunas e pela praia. Mas, isso tudo deixa a viagem diferente das outras, com um ar de aventura e com um contato maior com a natureza.

As atrações de Jericoacoara
Chegando lá, o turista pode sentir a areia branquinha em seus pés, desde a sua chegada: toda a vila não possui calçamento ou asfaltos e o uso de sandálias de dedo é quase uma obrigação! O contato com a natureza não para por aí, Jeri é uma espécie de oásis junto ao mar. Lagoas com águas cristalinas são outras atrações da pequena vila, como é o caso da Lagoa da Pinguela, onde você pode passar o dia relaxando na rede dentro de águas cristalinas ou aproveitar para registrar o momento com lindas fotos do lugar!

A famosa Pedra Furada
A maior atração de Jeri, sem dúvidas, é a Pedra Furada. A pedra já se tornou ícone do lugar. São necessários 3 km de caminhadas pela praia para se chegar até o local da pedra, ou para quem prefere ter uma vista mais privilegiada, o turista pode caminhar até a pedra furada por cima de uma pequena serra, conhecida como serrote e ainda contemplar a praia vista do alto. Muitos turistas fazem esse mesmo percurso a cavalo, tornando o passeio ainda mais bacana. O caminho é tranqüilo, de fácil acesso, mas se recomenda levar uma garrafinha de água e usar protetor solar, pois o sol não brinca em serviço!

Mangue Seco e Tatajuba
Para quem gosta de lugares quase intocáveis, a dica é conhecer o mangue seco e aproveitar para fazer um passeio de balsa a remo e, ver de perto, cavalos marinhos mergulhados nas águas do braço do rio Guriú. Quem vai de bugue, precisa atravessar o braço do rio em pequenos barcos que levam os bugues em poucos minutos.
Tatajuba. Este é o nome da pequena vila de pescadores localizada próxima ao mangue seco. Essa pequena vila, cheia de histórias e lendas, também atrai turistas que fazem passeios, pois o local é uma espécie de passagem para outras praias. Reza a lenda que essa pequena vila de pescadores foi totalmente reconstruída por seus moradores, depois que as dunas do local cobriram toda a cidadezinha.
Jeri ainda mantém algumas características que as torna primitiva e intocada. A luz elétrica, por exemplo, chegou ao local há apenas alguns anos, e as ruas não possuem iluminação pública, nem postes de luz elétrica, somente a luz da lua ilumina as ruas e ruelas da vila de pescadores. O bacana é caminhar pela vila sob a luz do luar, sentindo-se num paraíso quase intocável. Outra grande atração é o belíssimo pôr-do-sol visto do alto da duna. De lá, você contempla o mergulho do sol no oceano, um verdadeiro presente da natureza!

Vida noturna
Dizem por lá que a duna do pôr-do-sol é o “termômetro” de Jericoacoara. Segundo os moradores locais, quando ela está cheia de turistas e visitantes que apreciam o cair do sol, a noite será alegre e animada. À noite, os turistas podem se divertir nos badalados bares e restaurantes da vila, onde a culinária regional à base de peixe e camarão é o prato principal. O forró é a pedida do momento. Ainda mais quando se trata de um dos ritmos mais tradicionais do Ceará. Mas, para quem prefere lugares mais tranqüilos, em alguns bares e restaurantes, encontramos música ao vivo, como MPB e voz e violão, deixando assim, o momento mais romântico para os casais apaixonados. Rock, reggae e música eletrônica também são encontrados em barzinhos e casas de show em Jericoacoara.
Compras
A vila possui três ruas principais todas cortadas por ruelas estreitas com pousadas, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Não se pode visitar Jeri e deixar de levar uma lembrancinha do lugar. Peças em palha e crochet são comuns nas variadas lojas de artesanato.
Hospedagem em Jericoacoara
Existem pousadas para todos os tipos de gostos. Das mais simples e rústicas, como albergues, até as mais confortáveis e sofisticadas com boa infraestrutura. As diárias são a partir de R$100 reais (casal). Mas existem muitos outros tipos de acomodação, como pequenas casas ou mesmo chalés, que famílias de moradores locais alugam para quem quiser passar uma temporada em Jeri.

É bacana conseguir um tempo ou férias para conhecer Jericoacoara, desfrutando das belezas do lugar, que além de ter belos cenários, reúne lendas e histórias que fascinam os visitantes. A melhor época para conhecer Jeri é de junho a dezembro, após a temporada de chuvas. Passadas as chuvas, o sol será sua melhor companhia…
———
Artigo e fotos por Simone Sousa Leandro (simonesleandro@hotmail.com). Simone é jornalista, apaixonada por viagens e livros. Atualmente mora no Ceará, litoral brasileiro.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
De vez em quando dou uma passadinha, só para ver essa belezura que é jericoacoara, essa é a minha cidade jijoca de jericoacoara
nenhum
estive neste lugar maravilhoso este ano com meu marido e realmente è um dos lugares mais lindos que conheci no Brasil…um lugar de gente hospitaleira e gentis as pessoas que fazem artesanatos os fazem com tanto carinho e nao te exploram tudo é muito diferente de outros lugares aqui no Brasil—Jeri com certeza é tudo de bom vale a pena.
Não podemos deixar de lembrar da Pousada da Paola. Chalés aconchegantes e com a recepção especial de uma italiana maravilhosa. Só o “cãozinho” dela é que assusta um pouco…
Possiamo solo ricordare la Pousada da Paola. Chalet e accoglienti con un italiano di accoglienza speciali meravigliosi. Solo il “cane” è che spaventa un po ‘… (Gratia Google 🙂
OLA,
SOU ANA, PUBLICITARIA.
SOU PAULISTANA, E JA MOREI EM JERI POR 6 MESES, HOJE MORO EM ROMA.
ACRESCENTE AI UMA COISA IMPERDÍVEL….A TORTA DE BANANA DA TIA ANGELITA!!!!! TODOS OS DIAS NO FIM DA TARDE, VC COME A TORTA DE BANANA AINDA QUENTE, UMA DELIZIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FICA NA RUA PRINCIPAL DE JERICOACOARA.
OUTRA COISA IMPERDÍVEL…O PÔR DO SOL SOBRE A DUNA, E LOGO DEPOIS DO SOL SE POR, TEM A RODA DA CAPOEIRA NA PRAIA, DAVANTE A DUNA.
BOM, ACHEI QUE ISSO SERIA INTERESSANTE PARA OS TURISTAS.
SE QUISER POSSO TE ENVIAR FOTOS INCRIVEIS QUE TENHO DE JERI.
BACIO
ANA VENTICINQUE