O BRASIL NA ITALIA volta a abrir espaço para os brasileiros apresentarem a cidade onde vivem na Italia. Hoje você vai passear pelo norte da Italia através do ponto de vista da carioca Carla Bottino. Vamos lá:

03/01/2022 – Olá. Sou Carla Bottino, moro na Itália desde novembro de 2017, apesar de ter vindo para uma experiência de apenas 8 meses.

WhatsApp Image 2022 01 03 at 19.55.56
Carla Bottino em frente a Basilica de Santo Antonio em Padova

Tiramos um ano sabático para que as crianças – de 9 e 14 anos – tivessem a experiência de morar em um outro país, no caso a Itália, pois somos netos de italianos.

Bons motivos para morar em Padova

Padova é uma cidade universitária com cerca de 360 mil habitantes, sendo 60 mil estudantes da Itália e de outras partes do mundo.

A UNIPD (Universidade de Padova) é uma das mais antigas e importantes universidades da Europa, por lá passaram Galileu Galilei, Cristóvão Colombo e Elena Lucrezia Piscopia Cornaro, a 1ª mulher a obter o título de ensino superior.

É uma cidade tranquila, se comparada com o Rio de Janeiro. É possível fazer quase tudo de bicicleta e o estilo de vida é muito diferente do que tínhamos quando morávamos no Brasil.

Padova é conhecida como a Cidade do Santo, no caso Santo Antonio de Padova (em português, Santo Antônio de Pádua) e pelas suas Praças – são 3 as mais importantes, bem no centro histórico – Piazza dei Signori, Piazza della Frutta e Piazza delle Erbe.

Faça o teste: O que você sabe sobre Santo Antônio

As praças eram os lugares onde a vida acontecia na Itália de antigamente e ainda hoje, muita coisa acontece por lá – prédio da prefeitura, mercados / feiras, bancos e inúmeros bares onde as pessoas se sentam ao ar livre para tomar um café ou um spritz (aperitivo que pode ser com ou sem álcool)

No fim de semana, adoro sentar na praça antes do almoço ou no final do dia para um aperitivo, sem pressa pra levantar. É o momento de confraternização, de estar com os amigos.

Sem contar que em 2021 Padova “ganhou” um 2º Patrimônio da Humanidade Unesco – um ciclo de afrescos / pinturas do sec XIV e, desde então, tem sido muito visitada, mesmo com as restrições do COVID.

Os dois patrimônios Unesco em Padova são o Orto Botânico e o ciclo de afrescos espalhados em diversos prédios da cidade.

Viagens nos arredores de Padova

Padova esta localizada bem perto da autoestrada A4, que liga a Itália de leste a oeste, então é muito fácil fazer pequenas viagens.

As cidades mais famosas nos arredores de Padova

Veneza, Vicenza e Verona são facilmente alcançadas em trem ou carro. A viagem de trem Padova- Veneza leva cerca de 20 minutos. É bem pertinho!

Cidades Muradas nos arredores de Padova

Os muros de Cittadella, uma das cinco cidades muradas nos arredores de Padova
Cittadella, uma das cinco lindas cidades muradas nos arredores de Padova (foto: Carla Bottino)

Além das cidades grandes e conhecidas existem muitas pequenas cidades que valem a vista.

WhatsApp Image 2022 01 03 at 19.54.07
Vista panorâmica de Cittadella (foto: Carla Bottino)

Arqua Petrarca, Cittadella, Citta D Este, Monselice e Montagna são cinco cidades muradas lindas que têm o seu encanto e ficam na província de Padova.

Arqua Petrarca, um borgo na provincia de Padova
Arqua Petrarca, um borgo na provincia de Padova (foto: Carla Bottino)
Citta d Este, na provincia de Padova
Citta d Este,na provincia de Padova (fotos: Carla Bottino)

Cidades de Praia nos arredores de Padova

As cidades na volta do Lago di Garda, as cidades de praia em direção a Venezia – Sottomarina, Chioggia, Jesolo e Bibione são alguns exemplos.

Praia de sottomarina,e chioggia, na provincia de venezia
Praia de sottomarina,e chioggia, na provincia de venezia (fotos: Carla Bottino)
Chioggia, nos arredores de Padova
Chioggia (foto: Carla Bottino)

A experiência de viver em Milão

Antes de morar em Padova já morei em Milão, mas como dizem meus filhos, foi no século passado – entre 1995 e 1997, quando não tinha internet e a Itália era muito diferente de hoje.

Foi uma experiência tão positiva e transformadora que eu quis que as crianças vivessem algo parecido.

Tenho o sonho de me aposentar e morar em Milão. Por que em Milano e não Padova? Por ser uma cidade grande, com muitos restaurantes, museus e teatros. Porque se olharmos no mapa, Milão está bem no meio da Europa, mil km de Berna na Suíça, 1000 Kms de Paris.

Mãe no Brasil x Mãe na Italia

Fui mãe no Brasil e agora sou mãe na Itália. É diferente por várias razões.

Na Itália, sou muito mais tranquila, pois me sinto mais segura e não é apenas um sentimento. Meus filhos saem de bicicleta sozinhos, inclusive de noite. Não circulam sozinhos, mas com amigos. Aqui também tem roubos, eles já tiveram 4 bicicletas roubadas … mas sei que não vai acontecer nada grave com eles. Os carros respeitam muito os ciclistas e isso também me deixa bastante tranquila.

Mas na Itália eu não tenho a rede de apoio, as mães  dos amigos, com quem trocar informações, o que me faz muita falta. Vejo que aqui as crianças são mais independentes, mais autônomas desde cedo. Essa é a minha experiência.

Para quem quer vir para Itália com filhos pequenos, a minha sugestão é – pensem em alguma atividade para depois da escola. – pode ser um esporte, a música, um instrumento musical , o teatro ou qualquer coisa que os aproxime de outras crianças com interesses parecidos com os deles.

Aqui em casa tivemos a experiência com o esporte e tenho certeza de que isso facilitou o processo de integração. Me referi ao esporte, mas pode ser a música o teatro

Carla Bottino psicóloga brasileira na Italia

No Brasil eu trabalhava muito – muitas horas por dia e adorava o meu trabalho. Eu trabalhava como terapeuta de família e tinha um emprego público no IBGE.

Na Italia tirei um ano sabático e fiquei quase 3 anos envolvida com projetos voluntários.

Sou colunista em um site de mães brasileiras que moram fora do Brasilmaesmundoafora.com.

Sou produtora de conteúdo uteis e relevantes para a saúde e continuidades das empresas familiares: portaltudoemfamilia.com.br .

Em 2021, com outras mulheres brasileiras, fundamos o núcleo Norte da Itália do Grupo Mulheres do Brasil que surgiu em 2013, no Brasil, com  o objetivo de transformar o país através do protagonismo feminino e hoje já conta com a participação de mais de 100 mil mulheres no Brasil e no mundo.

Recentemente, em setembro de 2021 voltei a trabalhar – em regime remoto – na área de Recursos Humanos do IBGE e estou me adaptando à nova rotina de trabalho.

Para quem quiser me acompanhar ou saber mais sobre a vida de mãe mundo afora em Padova, meu perfil do Instagram é nos_em_padova

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anterior[Feliz 2022] Desejos de Ano Novo
Próximo artigoComo obter o green pass na França
guest post
Guest posts são artigos enviados por leitores do Brasil na Italia. Quer compartilhar a sua experiência na Italia com a gente? Escreva um artigo com pelo menos uma foto (600px de largura) para brasilnaitalia@gmail.com

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Fernanda! Padova é uma cidade linda e nós fomos muito bem acolhidos
    Meus filhos chegaram com 9 e 14 anos e foram pra escola publca. Nao posso dar informações sobre a escola internacional.
    Aluguei o apartamento todo mobiliado e posso te passar o contato da imobiliária. Tenho um perfil no Instagram sobre Padova @nosempadova ..
    se eu tivesse q dar uma dica para a adaptação, diria para inscreve los em uma atividade esportiva. Acho que o tennis, esporte q meus filhos ja praticavam no Brasil ajudou muito.

  2. Oi Carla! Também estou querendo tirar um sabático (8 meses a 12 meses) pra ir com a família – filhos com 13 e 14 anos – e pensamos em Padova! Muito complicado? A escola internacional é uma boa? Como é para alugar um apto mobiliado? Algum site específico de Padova?? Seria no fim do ano (dez/23).
    Agradeço qualquer ajuda!!!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here