Castellammare del Golfo é uma ótima ideia para incluir em um roteiro na Sicília durante o verão italiano. Você pode ficar alguns dias na cidade e usá-la como base para explorar os arredores ou pode simplesmente passar o dia. De qualquer modo, vale incluir na viagem. Aqui você vai descobrir algumas das atrações principais com ideias do que ver e fazer lá e nos arredores.

Sobre Castellammare del Golfo na Sicília

A Sicília é uma das metas favoritas dos italianos e europeus durante o verão: aqui estão algumas das praias mais bonitas da Itália com mar de água cristalina e vilarejos históricos.

Uma etapa clássica de viagem para a Sicília inclui uma parada em Castellammare del Golfo, um destino que fica a 57 km do aeroporto de Trapani (aproximadamente 40 minutos de carro) ou a 45 km do aeroporto de Palermo (cerca 30 minutos de carro).

Vista panorâmica de Castellammare del Golfo na Sicília
Vista panorâmica de Castellammare del Golfo na Sicília

Castellammare del Golfo pode ser uma base para explorar as atrações nos arredores: não é tão cara como a disputadíssima San Vito Lo Capo.  E não faltam lugares incríveis próximos como por exemplo a Riserva Naturale dello Zingaro, com praias maravilhosas acessíveis após um trecho de caminhada (para a primeira praia são necessários 15 minutos a pé), Scopello com seu mar delicioso; Alcamo, a terra do vinho siciliano e claro, a área arqueológica de Segesta.

Pesquise seu hotel em Castellammare del Golfo aqui.

O que ver em Castellammare del Golfo

O mirante de Castellammare del Golfo

Eu (Barbara Bueno) no mirante de Castellammare del Golfo em julho de 2021
Eu (Barbara Bueno) no mirante de Castellammare del Golfo em julho de 2021

Se você quer tirar a clássica foto de Castellammare del Golfo vista do alto basta procurar no Google Maps por “Belvedere Castellammare del Golfo”. Outro ponto de referência é o “Ristorante Pizzeria Quetzal” que fica na mesma praça do mirante.

O centro histórico

O centro histórico de Castellammare del Golfo é pequeno, mas tem seu charme. Existe uma rua principal que desce em direção ao porto com lojinhas e bares.

O centro histórico de Castellammare del Golfo em um dia de verão (julho/2021)
O centro histórico de Castellammare del Golfo em um dia de verão (julho/2021)

Vale a pena fazer uma parada na “Gelateria Ventimiglia” onde poderá tomar uma deliciosa granita feita com fruta fresca.

Granita da Gelateria Ventimiglia Castellammare del Golfo

Você encontra também um breve túnel com alguns degraus que te levam até o porto. No caminho plaquinhas com frases de paz e amor dão aquela atmosfera especial ao local.

Gaia e Aurora no breve túnel que desce para o porto: adoraram ler as plaquinhas com frases de paz e amor!
Gaia e Aurora no breve túnel que desce para o porto: adoraram ler as plaquinhas com frases de paz e amor!

Chegando no porto, você poderá fazer um passeio entre os barcos e tirar uma foto com o castelo árabe normando no fundo. Este castelo teria sido erguido pelos árabes em meados do século X, sobre restos de antigas fortificações. Depois teria sido ampliado pelos normandos. Passou por diversas batalhas, foi destruído, reformado, modificado. Hoje é um museu aberto ao público.

O castelo de frente para o mar, em Castellammare del Golfo
O castelo de frente para o mar, em Castellammare del Golfo

Praias

Existem várias praias no centro e arredores de Castellammare del Golfo. Aqui algumas ideias para você:

A praia do centro de Castellammare del Golfo

No centro de Castellammare del Golfo existe uma escadaria que leva até a praia da cidade. É uma praia com espaço a pagamento (beach club) e espaço gratuito onde estender a sua toalha. Ela é rodeada pelas muralhas da cidade. Não é indicada para quem tem dificuldade de locomoção porque para chegar lá existem muitos degraus. A praia é feita de um mix de areia com pedrinhas.

Praia com vista para o castelo em Castellammare del Golfo, Sicília
Praia com vista para o castelo em Castellammare del Golfo, Sicília

Plaja

É a praia perfeita para famílias com crianças.

a praia com areia fina, poucos quilômetros de distância do castelo
Plaja: a praia com areia fina, poucos quilômetros de distância do castelo

Aqui você vai encontrar uma extensa faixa de areia fina, onde não terá problemas para montar o seu guarda-sol e quem sabe trazer todo o kit da criançada como baldinhos, bóia, piscininha. Estivemos em pleno sábado de agosto e tinha espaço de sobra (coisa rara quando se trata de verão na Itália).

O castelo de areia em homenagem a Gaia, minha filhota
O castelo de areia que fizemos para a Gaia, minha filhota, em Castellammare del Golfo

O mar é transparente, tranquilo e raso: você vai andando em direção ao fundo e ele custa a chegar. Lá no “fundão” a água ainda está na sua cintura! Sem falar na água quentinha: tá certo que era agosto, mesmo assim, existem praias com mar muito mais gelado. Basta ir para o sul da Sicília, por exemplo, na Scala dei Turchi lá para os lados de Agrigento na Sicília, a água do mar é cristalina mas congelante!

castellammare_del_golfo8
Plaja: espaço de sobra para o seu guarda-sol, mesmo em um sábado de agosto

A praia de Plaja possui uma boa infra-estrutura, com bares e beach clubs: se você não quiser levar guarda-sol, por exemplo, basta ir até um “Lido” e alugar 2 espreguiçadeiras com guarda-sol. Outra comodidade são os bares, onde você pode esquentar a comida do pequerrucho  (veja ítem “Pausa para o almoço”) e recarregar as energias.

Vista para a praia Plaja em Castellammare del Golfo, Sicília
Vista para a praia Plaja em Castellammare del Golfo, Sicília

É possível estacionar o carro na rua (à pagamento) ou em estacionamentos particulares em frente a praia. Nós paramos na rua pagando 4 euros o dia inteiro. Atenção para não bobear: se você esquecer de ir até a maquininha imprimir o ticket do estacionamento, você provavelmente vai levar uma bela multa, porque os guardinhas aqui aproveitam o verão para aumentar o caixa dos municípios…

Pausa para o almoço em Playa

A dica é uma paradinha no La Darsena, um bar que fica em frente a praia Plaja, onde você poderá curtir um pouco de sombra, sem tirar os olhos do mar, enquanto aproveita para recarregar as energias. Os sanduíches são frescos e feitos na hora, o pão muito macio. Mas leve em consideração que paramos para almoçar lá em 2013 então as coisas podem ter mudado nos últimos anos.

Cafè Darsena: um lugar simples, barato e gostoso em Castellammare del Golfo
Cafè Darsena: um lugar simples, barato e gostoso em Castellammare del Golfo

Eu fui de sanduíche de bresaola com parmesão e rúcula. Pedi para esquentarem a papa da Gaia (que está para completar o seu primeiro aninho) e foram muito gentis. De sobremesa um sorvetinho e basta. Tem quem se jogue na clássica “pasta al forno”, um macarrão com molho à bolonhesa que é assado no forno, uma receita típica da Sicília. No entanto, depois de uma pasta al forno é melhor esperar no mínimo 2 horas antes de entrar no mar para evitar congestão já que o prato é meio pesadinho… 🙂

Sanduíche de bresaola, rúcula e queijo parmesão: para digerir
Sanduíche de bresaola, rúcula e queijo parmesão: para digerir rápido

A praia de Guidaloca

Uma outra opção de praia nos arredores de Castellammare del Golfo é Guidaloca. Ao lado da praia de Guidaloca existem estacionamentos à pagamento (o valor varia de acordo com o período do ano, em julho de 2021 custava 5 euros). Aqui basta levar o seu guarda-sol e estender a sua toalha. É uma praia com pedrinhas.

Praia de Guidaloca nos arredores de Castellammare del Golfo
Praia de Guidaloca nos arredores de Castellammare del Golfo

O porto

castellamare_del_golfo7

No porto de Castellammare del Golfo você pode alugar um barco e explorar o maravilhoso litoral nos arredores. Existem diversas enseadas deliciosas para um banho de mar. Também existem saídas para passeios de barco um dia para Riserva dello Zingaro e San Vito Lo Capo saindo de Castellammare del Golfo.

Tours de barco saindo de Castellammare del Golfo

E você, já veio para essas bandas? Compartilhe suas dicas com a gente!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorTuristas brasileiros podem entrar na França (e depois na Italia). Saiba como funciona.
Próximo artigoRiserva dello Zingaro: mar paradisíaco na Sicilia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

9 COMENTÁRIOS

  1. OI Arlete, tudo bem?
    Castellammare del Golfo é realmente um lugar lindo e uma ótima base.
    Você tem um site com imagem e detalhes do apartamento?
    Um abraço,
    Barbara

  2. Sao 10 anos que moro nesse paraiso, realmente è muito bonito, se tiver alguem que quer informaçoes è so acessa, tenho a dizer tbem que temos apartamentos pra alugar em temporadas!!!!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here