Setembro é um mês “diVino” na Maremma Toscana: este é o melhor período do ano para apreciar a paisagem de um território repleto de vinhedos que, nesta época já deram seus frutos, e que ganham cores incríveis entre o verde e o vermelho e todas as gradações no meio do caminho.

Um rio de uvas que invadem completamente o território ressaltando ainda mais os sugestivos insediamentos rupestres e os borgos medievais incontaminados. E neste quadro surge a Pequena Jerusalém: a cidade de Pitigliano, suspensa entre as rochas de tufo calcário em meio aos vales verdejantes.

Pitigliano: o burgo medieval esculpido nas rochas

No mês da colheita da uva, imersos em uma atmosfera de sabor antigo, acontece uma das mais deliciosas festas da região: o SettembreDiVino onde é possível experimentar o precioso nectar desta terra e os seus produtos locais, encontrar milhares de pessoas que dançam ao ritmo de bandas itinerantes descobrindo espaços pouco conhecidos, respirando um ar de festa com o sabor do antigo e o perfume da colheita.

SettembreDiVino: muita festa nas vielas do burgo di Pitigliano

No centro histórico da cidadezinha abrem as antigas adegas: uma outra parte da cidade, aquela subterrânea, feita de tocas e galerias esculpidas na rocha reconstruindo um cenário sugestivo e, de alguma forma, único porque de uma outra época. Uma iniciativa que combina ao mesmo tempo arte, cultura e tradições populares.

Setembro é um mês “divino” e de vinho na Maremma Toscana
Em setembro o burgo di Pitigliano é uma festa
A festa da uva!

Nesta época é possível ver como é feita a colheita da uva diretamente nas empresas agrícolas do território, visitar os vinhedos e adegas onde o vinho é produzido e é claro degustar os vinhos DOC: Rosso di Sovana, Bianco di Pitigliano e Morellino di Scansano.

Organização da viagem

Para organizar a sua viagem perfeita existe uma agência no centro histórico do pequeno burgo de Pitigliano, a Just in Toscana, que cuidará de realizar todos os seus desejos para que suas férias sejam inesquecíveis aqui na Toscana.

Muito vinho em Pitigliano durante o festival SettembreDiVino

O SettembreDiVino acontece de quinta à domingo, no primeiro final de semana de setembro do ano. Em 2012 as datas são: 30 e 31 de agosto, 1 e 2 de setembro.

 

Este artigo é um publieditorial.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.