Leitora pergunta para a seção Dúvidas sobre a Italia sobre esquiar em Abetone:

Dúvidas sobre a Italia

Boa tarde! Gostaria de esquiar em Abetone, no período de 21/12 a 23/12. Partirei de Roma até Abetone. É seguro dirigir até lá? Onde posso me hospedar em Abetone? Grata, Tamira

Brasil na Italia responde:

Boa tarde Tamira,

Abetone é uma cidadezinha que fica na província de Pistoia, no estado da Toscana, a quase 1400 metros de altura em relação ao nível do mar. Um local muito frequentado pelos toscanos e florentinos devido a proximidade (Abetone fica a aproximadamente 100 km de Florença).

É claro que também dá para ir direto de Roma a Abetone: são aproximadamente 370 Km de distância. Mas você vai praticamente passar por Florença.

Seria uma pena não parar pelo menos uma noite para passear em Florença, se você tiver tempo a disposição no seu roteiro de viagem (veja dicas de hotéis em Florença).

Índice:
– Sobre Abetone
– Como chegar em Abetone
–Ir até Abetone de carro
–Ir até Abetone com transporte público
– Esquiar em Abetone
– Onde se hospedar em Abetone

Sobre Abetone

Aqui tem um vídeo de um toscano que apresenta o Abetone (para você testar seu italiano com sotaque toscano):

Inspiração: veja uma sugestão de roteiro Italia 15 dias que pode ajudar a deixar sua viagem mais interessante

Como chegar em Abetone

Ir até Abetone de carro

Sobre as estradas: sim, é seguro dirigir até Abetone no inverno, mas não é para todo mundo. Se você nunca dirigiu na neve pode ser aconselhável usar o transporte público.

Você vai passar pela SS12 Abetone-Brennero, uma estradinha cheia de curvas mas que costuma ser “limpa” por tratores quando neva. A estrada tem uma pista que sobe e outra que desce e em alguns pontos é bem estreita.

Durante o inverno italiano, com a neve, pode ter gelo e o carro pode dar uma “escorregada”. É recomendável pegar a estrada nas horas mais quentes e iluminadas do dia (lembrando que em dezembro escurece cedo, já por volta das 16:30).

Recomendo também a leitura do artigo: 7 Conselhos para Dirigir na Italia no inverno

Geralmente as estradas são sempre controladas pelas autoridades e se nevar muito forte em pouco tempo pode acontecer da estrada ser fechada, até que as condições estejam seguras (e a neve seja removida do caminho). Aqui tem um vídeo de 2021 que mostra um dia de neve forte quando a estrada fechou por algumas horas para você ter uma ideia:

Se você for de carro de Pistoia a Abetone vai passar por San Marcello Pistoiese, onde tem a Ponte Suspensa. Nunca estive lá no inverno, mas quem sabe é uma opção bacana de parada no caminho. Se você parar lá depois me conta como foi. 😉

Ir até Abetone com transporte público

Se você preferir não dirigir é possível também pegar um trem até Pistoia e de lá pegar um ônibus até Abetone.

Para você que sai de Roma será necessário pegar primeiro um trem para Florença (1 hora e 40 de viagem em um trem de alta velocidade de Roma Termini a Firenze SMN) e de Florença pegar um outro trem até Pistoia (aproximadamente 40 minutos de viagem em um trem Regionale). E então em Pistoia pegar um ônibus para Abetone (aproximadamente 1 hora e meia de viagem).

Aproveito para lembrar que o horário dos trens de dezembro geralmente será colocado à venda apenas a partir de meados de outubro. Então se você procurar hoje os trens é provável que não encontre nenhuma opção disponível. Tente daqui uns dias.

Nos anos anteriores as próprias companhias de trem colocavam ônibus que iam direto até Abetone, mas ainda não tenho informações sobre como será este ano. Fique de olho aqui no BRASIL NA ITALIA que quando o serviço for divulgado provavelmente divulgaremos, ok?

Você também pode ficar de olho na Trainline que simplifica a pesquisa e compra das passagens (mas só quando os trens e ônibus estiverem efetivamente à venda pelas companhias de trem e ônibus, ainda não tem nada disponível para dezembro).

Esquiar em Abetone

Se você pretende esquiar em Abetone consulte o site https://www.multipassabetone.it para saber informações sobre abertura dos teleféricos e das pistas, situação neve e previsão do tempo e informações para comprar o seu ski pass.

abetone multipass

Onde se hospedar em Abetone

Em relação a hospedagem, uma das melhores opções de Abetone é o Val di Luce Spa Resort, que fica a 100 metros de distância do teleférico para a estação de esqui Val di Luce e a 10 minutos de carro de Abetone.

Aqui a vantagem é que você pode curtir a neve de dia (o hotel oferece escola de esqui), mas se por acaso pegar tempo ruim, poderá curtir um pouco de relax na spa, fazer um pouco de ginástica na academia do hotel ou simplesmente comer no restaurante dentro do hotel que serve pratos típicos toscanos. Atenção porque vários serviços neste hotel são considerados “extra” e não estão incluídos na tarifa.

Selecionei abaixo algumas fotos oficiais do hotel para você ter uma ideia:

Espero que aproveite bastante a sua viagem e depois passa aqui para contar como ficou o seu roteiro e como foi.

Leia também: 9 incríveis hotéis para curtir o inverno na Itália

E você também quer esquiar em Abetone? Já esquiou? Conta para a gente nos comentários.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anterior[Cinema] Bárbara Paz em Florença para apresentar seu curta-metragem
Próximo artigoCampeonato de Windsurf em Palermo 2022
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as informações sobre Albetone, lugar desconhecido para mim, que deve ser muito bonito. Mais um para colocar na lista de locais a se visitar no inverno.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here