Melhor do que se perder pelas charmosas estradinhas da Toscana é encontrar uma vinícola tão especial como a Tenuta do Castello ColleMassari. Um lugar que exalta qualidade em todos os aspectos: da plantação das videiras à arquitetura da vinícola, da recepção durante uma visita com degustação até o vinho.

cantina-colle-massari-maremma-toscana

A vinícola ColleMassari fica na alta Maremma, aos pés do Monte Amiata e não muito distante do litoral tirrênico.

Veja essas dicas de hospedagem na Maremma Toscana

Parada interessante para você que está passeando pela Toscana em cidades como Grosseto (40Km), Vetulonia (55km), Castiglione della Pescaia (60km), Pitigliano (75km), Argentario (75km) e também:  Montalcino (35km), Buonconvento (50km), San Quirico d’Orcia (50km), Pienza (60km) e Siena (65km).

Tive o prazer de conhecer a Tenuta ColleMassari durante o blogtour Wine Experience ColleMassari em fevereiro de 2016. E embora já tivesse visitado muitas outras vinícolas, algumas inclusive durante blogtrips, fiquei particularmente encantada com a busca pela excelência em tudo que leva a assinatura ColleMassari.

A ColleMassari é uma empresa agrícola dos irmãos Maria Iris e Claudio Tipa. Ao todo eles tem três vinícolas: o Castello di ColleMassari (desde 1998), o Podere Grattamacco (2002) e a Fattoria Poggio di Sotto (2011).

A arquitetura contemporânea da vinícola chama atenção: por fora apenas uma caixa de madeira com uma faixa branca na colina onde se encontra um laboratório de mais de 6 mil metros quadrados distribuído em quatro andares. O projeto foi realizado pelo Studio Archos de Edoardo Milesi.

cantina-colle-massari-toscana

Interessante o contraste entre contemporâneo da vinícola e medieval do não muito distante Castello di ColleMassari, que faz parte da propriedade. No total são 1200 hectares de terreno, dos quais 110 de videiras e 60 de oliveiras.

A Toscana também é terra de vinho branco: experimente um Melacce (Montecucco Vermentino DOC) ideal para peixes e também um happy hour com amigos…

Mas a melhor parte mesmo é o vinho, que você pode experimentar no local em uma degustação com vista para os vinhedos e também levar para casa como souvenir da viagem!

Vinho biológico ColleMassari

vinicola-collemassari02

A produção dos vinhos ColleMassari é totalmente biológica com uso de técnicas naturais para obter um produto mais saudável e de melhor qualidade. A cultivação biológica é garantida e certificada pelo ICEA, mas você vai notar durante a visita algumas pequenas características diferentes de outras vinícolas italianas, a começar pelo uso de plantas naturais em meio às videiras para evitar pragas.

Se você gosta de vinho rosado não deixe de experimentar o Gròttolo: ele é perfeito para acompanhar entradas a base de salames, peixes grelhados e queijos de pasta mole. Eu tive o prazer de tomar o Gròttolo acompanhado de uma versão revisitada da Pappa al Pomodoro, um prato típico da Toscana: di-vino!

Vinícola contemporânea na Toscana

collemassari-vinicola-toscana

Construída com os princípios da bio-arquitetura e de economia de energia, qualidade do local de trabalho e energia biodinâmica, o processo de produção do vinho consente a movimentação das uvas e do mosto apenas por queda, sem necessidade de bompas ou outros meios mecânicos.

ColleMassari Riserva é para quem adora vinho tinto: esse Montecucco DOC acompanha carnes grelhadas (experimente com uma “bistecca alla fiorentina) e também queijos envelhecidos.

No subsolo você vê uma “janela” para o solo escavado ao redor: um ambiente sugestivo, que inclusive foi usado como palco para algumas edições passadas do Amiata Piano Festival (antes que fosse construído o novíssimo Forum Bertarelli, sempre pelos mesmos proprietários da vinícola).

colemassari-vinicola

Degustação na vinícola de ColleMassari

colemassari-vinicola-02

As degustações de vinho variam de 20 a 60 euros por pessoa, em base ao tipo de vinho e acompanhamentos.

Como reservar uma degustação ColleMassari

Você pode reservar uma visita com degustação diretamente através do site ColleMassari, e também via:
Tel: +39 0564.990496
Fax: +39 0564.990498
Pode falar com a Laura Breschi, Export Manager ColleMassari, que foi quem nos recebeu durante a nossa visita.

collemassari-vinhos

Como chegar na vinícola ColleMassari

vinicola-collemassari

Da estrada statale SS223-E78 Grosseto Siena pegue a saída para Paganico, atravesse toda a cidade em direção ao Monte Amiata. Depois de 4 km vire à direita para Sasso d’Ombrone. Depois da cidade, na primeira bifurcação vire à direita e siga as indicações para Poggi del Sasso. Atravesse todo o vilarejo e continue por aproximadamente 2 km até chegar na vinícola do Castello ColleMassari.

Se você usa um GPS essas são as coordenadas:  N 42° 53′ 18.41” – E 11° 19′ 46.61″

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorForum Fondazione Bertarelli
Próximo artigoOs melhores carrinhos de bebê para viajar
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here