Nos anúncios de classificados de jornais e sites internet da Itália é normal encontrar a sentença “astenersi perditempo”. E na verdade é uma expressão italiana que adoro. Você sabe o que ela quer dizer?

Astenersi perditempo é uma expressão usada para avisar os leitores da oferta que quem publicou o anúncio quer ser contactado apenas por pessoas realmente interessadas na oferta. Ou seja: se você, leitor do classificado, já sabe que não vai fechar negócio é melhor nem entrar em contato.

Que utilidade prática uma expressão do gênero pode ter? Na verdade nenhuma. Afinal, quem quer só sondar o mercado ou passar o tempo não vai se sentir inibido por uma simples frase.

De qualquer modo, adoro essa frase italiana porque ela resume em duas palavras – astenersi perditempo –  o sentimento de quem publica um anúncio e recebe 500 telefonemas ou contatos de pessoas aparentemente interessadas e depois não fecha negócio.

Não é nada útil usar a expressão no seu anúncio de classificado: ao contrário acho que é pouco produtivo. Você vai desperdiçar espaço precioso no seu anúncio. Mas em quantas situações da nossa vida quotidiana seria bom dar aquele “basta” a pessoas que ficam só “alugando” a gente e nos fazem perder tanto tempo precioso… Astenersi perditempo!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here