Dia 2 de junho é feriado nacional na Itália: todos anos nesta data comemora-se o aniversário da Repubblica Italiana. A data marca o aniversário do referendum de 1946 quando o povo foi convidado a escolher entre república ou monarquia.

A primeira Festa della Repubblica foi comemorada em 1948 e por muitos anos a data foi sempre 2 de junho. Em 1976 o desfile militar foi cancelado devido ao terremoto de Friuli Venezia Giulia e a partir do ano seguinte, graças a uma forte crise econômica, a data foi alterada para o primeiro domingo do mês. E até o ano de 2000 foi assim, quando então o governo Amato restabeleceu o feriado todo dia 2 de junho.

O que acontece no dia 2 de junho na Itália

O Altar da Pátria

Anualmente em Roma pela manhã, por volta das 9 horas, acontece uma cerimônia oficial em que o Presidente da República coloca uma coroa de loro no Altar da Pátria em homenagem ao Milite Ignoto, que é seguida de um desfile militar na Via dei Fori Imperiali.

O Milite Ignoto é um militar italiano morto durante a primeira guerra mundial cujo corpo não foi identificado. Ele foi enterrado ao interno do monumento do Altar da Pátria em Roma. Sua tumba é um símbolo que representa todos os mortos e desaparecidos na guerra.

 

Como se trata de um feriado nacional, a maior parte das atividades comerciais fecha. Alguns eventos especiais acontecem na data em toda a Itália.

Viva a República Italiana

Veja o vídeo do arquivo histórico de quando foi divulgado o resultado do Referendum: a Itália é República!