Lá do alto da cúpula da Basílica de São Pedro você poderá admirar uma das vistas mais incríveis do Vaticano e de Roma, com a Praça de São Pedro bem ali na sua frente e logo atrás o Castelo de Santo Angelo e o Rio Tibre e do outro lado os Museus do Vaticano, seus jardins e muita beleza. Ficou com vontade de subir lá no alto da Basílica? Aqui você vai saber todas as informações necessárias.

Vista do alto da cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano
Vista do alto da cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano

Quanto custa subir na cúpula da Basílica de São Pedro

Para subir na cúpula da Basílica de São Pedro é necessário comprar o ingresso vendido exclusivamente na hora e que pode ser pago exclusivamente em dinheiro. Isso mesmo, não aceitam nenhum tipo de cartão de crédito, débito, vouchers, carteira de jornalista, Roma Pass ou Omnia Card. Só cash, dinheiro vivo. Se não tiver euros em formato papel, não sobe.

Existem duas opções de ingresso:

  • com elevador – Euro 10,00 (320 degraus)
  • a pé – Euro 8,00 (551 degraus)

Não se engane: mesmo com elevador você ainda terá que encarar uma bela subida a pé por escadarias estreitas!

Vista interna do alto da Basílica de São Pedro a caminho da cúpula da Basílica de São Pedro
Vista interna do alto da Basílica de São Pedro a caminho da cúpula

Quanto tempo é necessário para subir na Cúpula da Basílica de São Pedro

É necessário ter pelo menos 1 hora livre para subir na Cúpula da Basílica de São Pedro, talvez até mais dependendo da fila que você encontrar. Aliás a fila é uma certeza: já passei lá em diversas épocas do ano e sempre encontrei fila, mesmo durante a baixa estação.

A subida não é um procedimento exatamente rapidinho, mesmo que você opte pelo elevador. Você vai ter sempre que enfrentar 320 degraus, alguns em caminhos estreitos em que você terá a sensação de caminhar em degraus inclinados. Às vezes pode acontecer de alguma pessoa na sua frente querer fazer uma pausa e a fila toda pára. Depois é necessário ter um pouco de tempo para admirar a vista lá do alto: seja da parte interna da Basílica como de fora.

a descida nas escadarias estreitas da cúpula da Basílica de São Pedro
a descida nas escadarias estreitas da cúpula da Basílica de São Pedro

Lembre-se também que para pegar a fila para a subida na Cúpula de São Pedro você já deve estar dentro da Basílica de São Pedro. E para chegar na Basílica você tem duas formas:

1- Via a entrada principal na Basílica de São Pedro (gratuita): primeiro você tem que pegar a demorada fila pra os controles de segurança e raio X para poder entrar na Basílica. Depois de passar pelos controles você vai ver placas indicando o caminho para subir na Cúpula (fica do lado direito para quem vem do Raio X e está entrando na Basílica).

2- Via Museus do Vaticano: quem vem dos Museus do Vaticano tem acesso direto à Basílica de São Pedro e precisa pegar “apenas” a fila da subida na Cúpula.

Dica: reserve agora o seu tour em grupo nos museus do Vaticano e Basílica de S. Pedro através da Get Your Guide

Existe alguma restrição para subir na Cúpula da Basílica de São Pedro?

Interno cupula Vaticano

A subida até o alto da Cúpula do Vaticano não é indicada para pessoas com problema de coração, dificuldade de locomoção, pessoas muito obesas ou grávidas.

Como já foi dito, a subida não é exatamente fácil, mesmo para quem opta pelo elevador: existem corredores de subida bastante estreitos e se no meio do caminho você quiser parar para descansar não existe espaço para isso.

Em alguns momentos a fila parava e eu lá naquele corredor estreito pensava nas pessoas que sofrem de claustrofobia: deve ser aterrorizante pensar que você quer voltar e para voltar precisa terminar de subir para descer pelo outro lado.

Não existe nenhum controle de segurança que avalie se você tem condições de subir na cúpula por isso o melhor conselho que posso dar é use o bom senso.

vista do vaticano

Como alguns degraus são irregulares recomendo olhar bem para eles para evitar acidentes!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Itabus  - viaggia da 0.99€
Artigo anteriorVilla d’Este em Tivoli – Ingressos Tours e Curiosidades
Próximo artigoNovas medidas de segurança na estação ferroviária Santa Maria Novella
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi Viajento,
    Pois é, a passagem é super estreita então em alguns trechos cabe apenas 1 pessoa. Sobe por um lado e desce por outro. Aqui tem que ir em boa saúde e muita disposição 😉 Para os jovens é tranquilo, mas pessoas de idade e famílias com crianças tem que avaliar bem se vale a pena encarar o desafio…
    Att
    Barbara

  2. Nossa, é lindíssima a vista lá de cima. Com certeza irei incluir no meu roteiro quando for à cidade. E achei engraçado que se a pessoa começar a subir, não tem como descer, vai até o fim!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here