Lá do alto da cúpula da Basílica de São Pedro você poderá admirar uma das vistas mais incríveis do Vaticano e de Roma, com a Praça de São Pedro bem ali na sua frente e logo atrás o Castelo de Santo Angelo e o Rio Tibre e do outro lado os Museus do Vaticano, seus jardins e muita beleza. Ficou com vontade de subir lá no alto da Basílica? Aqui você vai saber todas as informações necessárias.

Quanto custa subir na cúpula da Basílica de São Pedro

Para subir na cúpula da Basílica de São Pedro é necessário comprar o ingresso vendido exclusivamente na hora e que pode ser pago exclusivamente em dinheiro. Isso mesmo, não aceitam nenhum tipo de cartão de crédito, débito, vouchers, carteira de jornalista, Roma Pass ou Omnia Card. Só cash, dinheiro vivo. Se não tiver euros em formato papel, não sobe.

Existem duas opções de ingresso:

  • com elevador – Euro 10,00 (320 degraus)
  • a pé – Euro 8,00 (551 degraus)

Não se engane: mesmo com elevador você ainda terá que encarar uma bela subida a pé por escadarias estreitas!

Quanto tempo é necessário para subir na Cúpula da Basílica de São Pedro

É necessário ter pelo menos 1 hora livre para subir na Cúpula da Basílica de São Pedro, talvez até mais dependendo da fila que você encontrar. Aliás a fila é uma certeza: já passei lá em diversas épocas do ano e sempre encontrei fila, mesmo durante a baixa estação.

A subida não é um procedimento exatamente rapidinho, mesmo que você opte pelo elevador. Você vai ter sempre que enfrentar 320 degraus, alguns em caminhos estreitos em que você terá a sensação de caminhar em um degrau inclinado. Às vezes pode acontecer de alguma pessoa na sua frente querer fazer uma pausa e a fila toda pára. Depois é necessário ter um pouco de tempo para admirar a vista lá do alto: seja da parte interna da Basílica como de fora.

a descida nas escadarias estreitas

Lembre-se também que para pegar a fila para a subida na Cúpula de São Pedro você já deve estar dentro da Basílica de São Pedro. E para chegar na Basílica você tem duas formas:

1- Via a entrada principal na Basílica de São Pedro (gratuita): primeiro você tem que pegar a demorada fila pra os controles de segurança e raio X para poder entrar na Basílica. Depois de passar pelos controles você vai ver placas indicando o caminho para subir na Cúpula (fica do lado direito para quem vem do Raio X e está entrando na Basílica).

2- Via Museus do Vaticano: quem vem dos Museus do Vaticano tem acesso direto à Basílica de São Pedro e precisa pegar “apenas” a fila da subida na Cúpula.

Dica: reserve seu tour particular nos Museus do Vaticano com guia de turismo profissional que fala português!

Existe alguma restrição para subir na Cúpula do Vaticano?

A subida até o alto da Cúpula do Vaticano não é indicada para pessoas com problema de coração, dificuldade de locomoção, pessoas muito obesas ou grávidas. Como já foi dito, a subida não é exatamente fácil, mesmo para quem opta pelo elevador: existem corredores de subida bastante estreitos e se no meio do caminho você quiser parar para descansar não existe espaço para isso. Em alguns momentos a fila parava e eu lá naquele corredor estreito pensava nas pessoas que sofrem de claustrofobia: deve ser aterrorizante pensar que você quer voltar e para voltar precisa terminar de subir para descer pelo outro lado.

Não existe nenhum controle de segurança que avalie se você tem condições de subir na cúpula por isso o melhor conselho que posso dar é use o bom senso.

Como alguns degraus são irregulares recomendo olhar bem para eles para evitar acidentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here