jantar com amigos na Italia

Você decide finalmente conhecer o sul da Italia e avisa o seu amigo siciliano que vai passar aquele final de semana prolongado na terra dele. Resultado: ele não só vem te buscar no aeroporto, leva você para passear e visitar as principais atrações, como quando vocês saem para almoçar fora na hora de pedir a conta recebe a resposta do garçom que a conta já está paga.

Em geral para os italianos do sul (sejam eles da Sicilia, Calabria, Puglia, Campania ou mesmo Sardenha…) hospitalidade significa doar o que se tem para que o hóspede receba o melhor possível. No entanto, pode ser que toda essa hospitalidade seja mal interpretada. Um italiano do norte poderia pensar: “por que você quer pagar a conta por mim? eu tenho condições de pagar minha própria conta” e pode até se ofender por achar que o amigo do sul está querendo controlar, comandar, “comprá-lo”. Ou então pode simplesmente se sentir incomodado, com um débito que não vê a hora de saldar.

A situação se inverte: você vai encontrar seu amigo do norte da Italia. Na hora de pagar a conta o valor é dividido em base ao que cada um consumiu. O seu amigo do sul da Italia pode achar que você é um grosso ou mal agradecido.

Não gosto de usar estereótipos porque cada ser é único e pensa de uma forma, mas a verdade é que as diferenças culturais podem gerar mal entendidos! Antes de terminar a amizade, tente avaliar se não é simplesmente um hábito cultural diferente.

Como você costuma fazer quando sai com os seus amigos? Dividem igualmente, cada um paga o seu ou uma vez paga um e outra vez paga o outro? Comente e conta para gente em qual cidade você vive / de qual cidade você é!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorCoronavirus Italia: os dois primeiros casos no país
Próximo artigoMugello, a Toscana dos Médici
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here