Se você está pensando em dirigir na Italia chegou ao lugar certo. Aqui você vai conhecer os vários tipos de carteira de motorista na Italia, a chamada “patente“. Seja para dirigir nas horas livres como profissionalmente para transporte de pessoas e mercadorias. Vamoslá.

Índice do artigo:
Quem emite a carteira de motorista na Italia
Os tipos de carteira de motorista na Italia
1) PATENTE AM
2) PATENTE A1
3) PATENTE A2
4) PATENTE A
5) PATENTE B1
6) PATENTE B
7) PATENTE BE
8) PATENTE C1 (caminhões)
9) PATENTE C1E
10) PATENTE C (caminhões)
11) PATENTE CE
12) PATENTE D1 (ônibus)
13) PATENTE D1E
14) PATENTE D (ônibus)
15) PATENTE DE
Tabela das carteiras de motorista
VALIDADE DA CATEIRA DE MOTORISTA
Os certificados Profissionais
KA e KB
CQC Mercadorias
CQC Pessoas
CFP ADR

carteira de motorista na Italia - na foto Tony Ramos e Aracy Balabanian durante gravação da novela Passione na Italia

Quem emite a carteira de motorista na Italia

A carteira de motorista na Italia é emitida pelo “ufficio provinciale del DTT” que antigamente era a motorizzazione civile. Você pode solicitar sua habilitação diretamente a eles ou através de uma agência de práticas de práticas de veículos ou, como acontece normalmente, através de uma escola de condução (scuola guida).

Como se fala “carteira de motorista” em italiano? A tradução é: “patente di guida“.

Os tipos de carteira de motorista na Italia

A partir de 19 de janeiro de 2013 entraram em vigor as Novas normas sobre carteira de motorista na Italia introduzidas com o D.Lgs. 59/2011, que recebeu a diretiva europeia 2006/126/CE. As principais novidades para os cidadãos são a introdução de 15 diferentes e separadas categorias de patenti.

As regras podem mudar com frequência portanto é recomendável checar sempre as informações com os órgãos oficiais e se você notar que o artigo ficou desatualizado comente porque eu terei todo prazer em atualizá-lo para oferecer sempre informações corretas.

Para dirigir profissionalmente na Italia não basta ter uma carteira de motorista! Você deve ter também um certificado profissional. Por exemplo para transportar pessoas em vans até 9 lugares você precisa de um KB. Se você deseja conduzir um caminhão ou ônibus vai precisar do CQC.

Se você quer saber apenas como fazer para dirigir um carro para uso pessoal vá direto para a Patente B.

As novas categorias de carteira de motorista na Italia

Em italiano se diz “categorie di patente”.

modelo de carteira de motorista na Italia

1- PATENTE AM

Tipo de veículo: É necessária para conduzir ciclomotores de 2 ou 3 rodas e quadriciclos leves (cilindrada <= 50 cm3 ou potência <=4kW, velocidade <= 45 Km/h, massa vazia <= 350kg, excluídas baterias).

Idade mínima: essa carteira de motorista pode ser obtida em Italia a partir de 14 anos mas habilita a condução em todo o território UE e SEE ao completamento de 16 anos

2 – PATENTE A1

Tipo de veículo: é necessária para conduzir ciclomotores de cilindrada <= 125cm3 ou potência <= 11kW e relação potência/massa <= 0,10kW/Kg além de triciclos com potência <= 15kW.

Idade mínima: esta habilitação pode ser obtida a partir de 16 anos, mas existe possibilidade que outros estados membros reconheçam a validade no próprio território de uma patente AM obtida com 14 anos.

3- PATENTE A2

Tipo de veículo: é necessária para conduzir motociclos de potência <= 35kW e com relação potência/massa <=0,20kW/Kg tais que não derivem de uma versão que desenvolva mais do que o duplo da potência máxima permitida, além de triciclos de potência <= 15kW.

Idade mínima: Essa habilitação pode ser obtida a partir dos 18 anos.

4- PATENTE A

Tipo de veículo e idade mínima: é necessária para conduzir motociclos sem limitações além de triciclos de potencia maior de > 15kW a condições que o titular tenha completado 21 anos. Esta carteira de motorista pode ser obtida com ingresso gradual a partir dos 20 anos a condição de ser titular de patente de categoria A2 há pelo menos 2 anos, ou com acesso direto a partir de 24 anos. De qualquer modo é necessário superar uma prova prática de direção em veículo específico.

5- PATENTE B1

Tipo de veículo: é necessária para guiar quadriciclos diferentes daqueles leves (massa vazio <= 400kg ou 550kg para o transporte de coisas, excluída bateria, potência nominal neta <= 15kW).

Idade mínima: Esta carteira de motorista pode ser obtida a partir de 16 anos e não permite conduzir nenhum motociclo.

6- PATENTE B (a habilitação de carros tradicional)

Tipo de veículo: é necessária para conduzir carros (número de lugares <=9 e massa máxima autorizada <=3500 Kg). Com a patente B é possível conduzir também um complexo de veículos composto de um motriz de categoria B e:

  • reboque (rimorchio em italiano) com massa máxima autorizada <= 750kg ou
  • reboque (rimorchio em italiano) com massa máxima autorizada > 750 kg desde que a massa máxima autoriza do complexo <= 3500Kg
  • reboque (rimorchio em italiano) com massa máxima autorizada < 750kg e massa máxima autorizada do complexo <3500Kg mas <= 4200Kg desde que se supere uma prova prática de direção de veículo específica. Esta extensão da habilitação da patente b é comprovada com a aposição do código 96 da patente, em correspondência de tal categoria.

Idade mínima: esta carteira de motorista pode ser obtida a partir de 18 anos.

7 – PATENTE BE

Tipo de veículo: é necessária para conduzir complexos de veículos compostos de motriz de categoria B e reboque (rimorchio em italiano) com massa máxima autorizada >750Kg mas <= 3500kg: deriva que a massa máxima autorizada do complexo é <= 7000Kg.

Idade mínima: esta carteira de motorista pode ser obtida a partir de 18 anos.

8 – PATENTE C1 (caminhões)

Tipo de veículo: é necessária para conduzir caminhões (autocarri, em italiano) com uma massa máxima autorizada >3500Kg mas <= 7500Kg, mesmo se puxados por um reboque com massa máxima autorizada <= 750Kg.

Idade mínima: esta carteira de motorista para conduzir caminhões pode ser obtida a partir de 18 anos.

9 – PATENTE C1E

Tipo de veículo: é necessária para a condução de veícuos complexos compostos de:

  • motriz de categoria C1 e reboque com massa máxima autorizada >750Kg desde que a massa máxima autorizada do complexo <= 12000Kg
  • motriz de categoria B e reboque com massa máxima autorizada >3500Kg desde que a massa máxima autorizada do complexo <= 12000Kg

Idade mínima: esta carteira de motorista C1E pode ser obtida a partir de 18 anos.

10 – PATENTE C (caminhões)

Tipo de veículo: é necessária para conduzir caminhões com uma massa máxima autorizada >3500Kg, mesmo que puxando um reboque com massa máxima autorizada <=750Kg.

Idade mínima: esta carteira de motorista pode ser obtida a partir de 21 anos, exceto no caso de candidato que já possua CQC para o transporte de coisas: neste caso o requisito mínimo de idade é 18 anos (ver novo art. 115, comma 1, CsS).

11 – PATENTE CE

Tipo de veículo: é necessária para guiar complexos de veículos compostos de motriz de categoria C e reboques com massa máxima autorizada >750Kg.

Idade mínima: esta carteira de motorista pode ser obtida a partir de 21 anos, exceto no caso de candidato que já possua CQC para o transporte de coisas: neste caso o requisito mínimo de idade é 18 anos (ver novo art. 115, comma 1, CsS).

12 – PATENTE D1 (ônibus)

Tipo de veículo: é necessária para conduzir veículos com número de lugares <= 17 e comprimento <=8 metros, mesmo se conduzindo um reboque com massa máxima autorizada <=750Kg.

Idade mínima: esta carteira de motorista pode ser obtida a partir de 21 anos

13 – PATENTE D1E

Tipo de veículo: é necessária para conduzir complexo de veículos compostos de motriz de categoria D1 e reboque com massa máxima autorizada >750Kg.

Idade mínima: esta carteira de motorista pode ser obtida a partir de 21 anos

14 – PATENTE D (ônibus)

Tipo de veículo: é necessária para conduzir veículos com número de lugares > 9, mesmo se conduzindo um reboque com massa máxima autorizada <= 750Kg.

Idade mínima: esta carteira de motorista pode ser obtida a partir de 24 anos exceto no caso de candidato que já possua CQC para o transporte de pessoas: neste caso a idade mínima é de 21 anos (ver novo art. 115, comma 1, CdS).

15 – PATENTE DE

Tipo de veículo: é necessária para conduzir complexos de veículos compostos de motriz de categoria D e reboque com massa máxuma autorizada >750Kg.

Idade mínima: esta carteira de motorista pode ser obtida a partir de 24 anos exceto no caso de candidato que já possua CQC para o transporte de pessoas: neste caso a idade mínima é de 21 anos (ver novo art. 115, comma 1, CdS).

Tabela das carteiras de motorista

Para conseguir algumas categorias de carteira de motorista é necessário já possuir uma carteira de motorista de outra categoria que, como se diz, seja “propedeutica” para conseguir uma carteira de categoria diferente de acordo com a seguinte tabela:

CATEGORIA DESEJADACATEGORIA PROPEDÊUTICA
C1B
CB
DB
D1B
BEB
C1EC1
CEC
D1ED1
DED

A situação para as novas categorias emitidas a partir de 19 de janeiro de 2013 é conforme a seguinte tabela:

CATEGORIA CATEGORIA/E INCLUÍDA
AA1, A2
A2A1
B(*)A1 (apenas na Italia), B1
CC1
DD1
C1EBE
CEBE, C1E (DE apenas para titulares de cat. D)
D1EBE
DEBE, D1E
Qualquer categoriaAM

A disciplina que regula a duração e validade das carteiras de motorista e dos certificados de habilitação pode ser resumida na seguinte tabela:

VALIDADE DA CATEIRA DE MOTORISTA

CATEGORIAIDADE DO TITULARDURAÇÃO
AM, A1, A2, A, B1, B e BEAté 50 anos10 anos
Acima de 50 anos5 anos
Acima de 70 anos3 anos
Acima de 80 anos2 anos
AM, A1, A2, A, B1, B e BE – SPECIALIAté 70 anos5 anos
Acima de 70 anos 3 anos
Acima de 80 anos2 anos
C1, C1E, C e CE (também speciali)Até 65 anos5 anos
Acima de 65 anos2 anos (renovação em CML)*
D1, D1E, D e DE (também speciali)Até 70 anos5 anos*
Acima de 70 anos3 anos*
Acima de 80 anos2 anos*

Os certificados Profissionais

Os certificados profissionais são todos os documentos obrigatórios, acompanhados da carteira de motorista, que habilitam a condução profissional de um tipo de veículo.

Os principais são:

KA e KB

Os certificados KA e KB são CAP (Certificati di Abilitazione Professionale) obrigatórios respectivamente para a condução profissional de motoveicoli e automóveis.

O KA é necessário para a guia de veículos com massa complexiva até 1,3 t para o serviço público de praça ou aluguel com motorista (noleggio con conducente) e é associado a patente A.

O KB é necessário para conduzir táxis, autovetture e motoveicoli (com mais de 1,3t) para aluguel com motorista (noleggio con conducente) e é associado a patente B.

Observações gerais: quando os veículos são conduzidos sem passageiros ou sem realizar serviço profissional o motorista não é obrigado a ter o CAP. O KB “contém” o KA, ou seja, quem tem o KB pode guiar também os veículos para os quais é necessário o KA. O CAP vale no momento em que a patente é válida. Se a carteira de motorista está vencida, o CAP associado não é mais válido.

É possível obter o CAP após um exame teórico em forma oral em uma das sedes UMC. Deve ser renovado a cada 5 anos através de uma visita médica.

CQC Mercadorias

A CQC Merci é uma Carta di Qualificazione del Conducente necessária para os motoristas que trabalham profissionalmente para o transporte de coisas e é obrigatória desde 10 de setembro de 2009.

Antes da CQC ser obrigatória os motoristas precisavam ter apenas a Patente C ou no máximo o KC se queriam conduzir veículos acima das 7,5 t antes dos 21 anos. Todos que já exercitam a profissão devem obter a CQC Cose “per titolo” para continuar a conduzir em regra e, para isso, devem ir até uma autoscuola ou uma agência de práticas de veículos.

CQC Pessoas

A CQC Persone é uma Carta di Qualificazione del Conducente necessária para os motoristas que efetuam profissionalmente o transporte de pessoas (conduzindo ônibus para uso de terceiros e scuolabus): a a partir de 10 de setembro de 2009 é obrigatória.

A CQC Persone vale como KB e KA, desde que os limites de idade e as categorias de motociclos estejam de acordo com a patente possuída (art. 1 comma 4 do Decreto Ministero Trasporti 17/4/2013) : quem quiser conduzir um táxi ou carros em serviço NCC não deve, portanto, fazer uma outra prova.

CFP ADR

O certificado de formação profissional ADR também chamado de “patentino ADR” é um documento que serve para dirigir veículos que transportam mercadorias perigosas em regime ADR.

Existem 4 tipos de patentinos: o Patentino ADR tipo B – Curso Base; o Patentino ADR tipo A – Curso Cisterne, o Patentino ADR Tipo B + explosivos e o Patentino ADR tipo B + radioativos.

O CFP ADR é obtido após um curso obrigatório seguido de uma prova teórica escrita nas sedes UMC e deve ser renovado a cada 5 anos sempre através de um curso obrigatório e uma prova escrita. As perguntas são em papel, não informatizados.


O código de Trânsito, para ajudar as pessoas que dirigem por trabalho e tem maior possibilidade de levar multo de autovelox e por fiscais, prevê a atribuição de uma pontuação dupla para motoristas profissionais.

Se você tem alguma informação útil ou quer compartilhar sua experiência escreva um comentário abaixo!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorVantagens e desvantagens em alugar carro na Italia
Próximo artigoCasamento Drive-in na Italia: uma festa original em tempos de pandemia covid-19
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá Andre,

    Obrigada pelo contato. Quando o artigo foi escrito em março de 2009 a CQC não era obrigatória e os motoristas eram obrigados a ter apenas a patente C e no máximo o KC se queriam dirigir veículos acima de 7,5t antes dos 21 anos.
    A CQC Merci é a carta de qualificação do motorista obrigatória para quem efetua profissionalmente o transporte de coisas: a partir de 10 de setembro de 2009 é obrigatória. Vou atualizar o artigo.
    Att
    Barbara

  2. Vejo várias ofertas de emprego exigindo CQC, C+E, ADR… nenhuma dessas foi mencionada

  3. Olá Bárbara,

    Estou indo para Itália em setembro de 2016 com amigos.
    Tenho habilitação B no Brasil e a PID. Terei problemas para alugar uma Van de 9 lugares aí?

  4. oi, gostaria de saber sobre a possibiliadade de dirigir na Italia pois tenho carteir de motorista no brasil categoria d tenho 47 anos e estarei indo para a italia fazer um curso de cozinha italiana e ficarei por la 7 meses, mais tenho uma duvida minha carteira aqui tem alguns pontos nela serã que conseguirei permissão de dirigir no consulado , ou melhor nem tentar pedir a permissao, jã que a mesma se encontra com alguns pontos.
    desde ja agradeço a atençao.
    Paula

  5. Tenho 25 anos e experiencia com veiculos pesados gostaria de trabalhar na europa com caminhao..

  6. Olá Bárbara, tentei acessar o link “permissão para dirigir” que consta no post, mas está dando um erro: Ops! A página que você procurava não foi encontrada.

    Abs.

  7. Passaei só para lembrá-la:No dia 30 de Março, estarei embarcando em um cruzeiro Santos/Veneza no navio “Splendour of the Sea”. Visitarei 3 continentes, 8 países e mais de 20 cidades.

    Farei postagens diárias e com fotos, e espero a sua companhia nesta grande viagem. Desde já espero sua visita.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here