Quando você for a Milão não deixe de provar as delícias típicas locais: aqueles pratos que qualquer “mamma” milanesa sabe preparar, que está no cardápio de boa parte dos restaurantes italianos da cidade. Leia o artigo para conhecer os pratos típicos de Milão.
Índice do artigo:
1. Risotto con ossobuco
2. Costoletta alla Milanese
3. Mondeghili (Polpette Milanesi)
4. Cassoeula e Polenta
5. Panettone
6. Barbajada
Você vai descobrir que alguns pratos típicos de Milão são símbolo da cozinha italiana no mundo. Bom apetite!
1. Risotto con ossobuco
Entre os pratos típicos de Milão mais famosos está o risotto. Tem quem prefira pedir apenas o risotto giallo allo zafferano (risoto com açafrão) ou só o ossobuco (um pedaço de carne da perna do boi servida com o osso), mas a tradição manda que você peça os dois juntos e o ossobuco é servido assim, bem no meio do prato. Hum, delícia!
2. Costoletta alla Milanese
Esse prato é conhecido no Brasil como “bife à milanesa”, ou seja, carne passada no ovo, depois na farinha de rosca e depois frita na manteiga. Só que em Milão a verdadeira costoletta alla milanese (conhecida também como cotoletta) não é preparada com uma carne qualquer: o bife deve ter 3 centímetros de altura e é tirado da parte do lombo, no vitelo, com o osso. Entre os pratos típicos de Milão este é o meu favorito!
3. Mondeghili (Polpette Milanesi)
No Brasil a gente chama de porpeta ou almôndegas, na Itália é polpetta, em Milão é mondeghili. Esse prato típico foi trazido a Milão durante os 150 anos de dominação espanhola, mas a palavra deriva do árabe “al-bunduc”. Independente da origem, um mondeghilo é simplesmente uma bolinha de carne frita preparada com carne, linguiça, ovos, queijo parmesão, cebola picada, aipo, cenoura e farinha de rosca. Quer uma?
4. Cassoeula e Polenta
Conhecido também como bottaggio, a Cassoueula é um prato típico milanês preparado com repolho e carne de porco. Na verdade usa-se as partes menos nobres do porco e também aquelas que dão mais sabor como pés, cabeça e pele . É um prato indicado para o inverno e é considerado um prato único (que não precisa de acompanhamento), mas se você quiser acompanhá-lo com polenta (outro prato típico da Lombardia) ninguém vai reclamar…
5. Panettone
É uma sobremesa típica milanesa, um clássico do período de natal que se difundiu em toda a Itália e em grande parte do mundo. Antigamente ele era encontrado apenas em padarias e confeitarias até que em 1950 surgiu o panettone industrializado. A receita original inclui uva passa e fruta cristalizada. Está escutando o sininho do papai noel?
6. Barbajada
A Barbajada é uma bebida inventada por Domenico Barbaja, nascido em Milão em 1778 proprietário do Caffè dei Virtuosi, ao lado do Teatro alla Scala, um ponto de encontro de artistas e intelectuais da época que adoravam bater papo acompanhado por este drink feito a base de café, chocolate e creme de leite. A bebida foi popular até os anos trinta, mas depois entrou em declínio. De qualquer modo, se você tiver oportunidade, experimente!
Que tal fazer uma aula de pizza e sorvete em Milão? Reserve aqui com Get Your Guide
Uma outra delícia que você vai encontrar por toda em parte Milão são os sorvetes italianos, o gelato. Faça um favor para você mesmo: experimente vários, em diversas sorveterias e depois conta para a gente qual você mais gostou. 🙂
Quando você for a Milão e passar atrás da catedral pode ser que note uma fila imensa para comprar um panzerotto. O panzerotto é uma espécie de pastel frito delicioso, mas não é um prato típico milanês. Sua origem é do sul da Italia.
Buon appetito!
Se você gostou do nosso artigo sobre os pratos típicos de Milão compartilhe com seus amigos!
Leia outras dicas de Milão aqui
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
hmm que delicia esses pratos
Prezados Senhores,
Foi um prazer conhecer Brasil na Italia. Sou estudante de italiano e procuro informações sobre a Itália.
Parabens.