Quando você for a Milão não deixe de provar as delícias típicas locais: aqueles pratos que qualquer “mamma” milanesa sabe preparar, que está no cardápio de boa parte dos restaurantes italianos da cidade. Leia o artigo para conhecer os pratos típicos de Milão.

Índice do artigo:
1. Risotto con ossobuco
2. Costoletta alla Milanese
3. Mondeghili (Polpette Milanesi)
4. Cassoeula e Polenta
5. Panettone
6. Barbajada

Você vai descobrir que alguns pratos típicos de Milão são símbolo da cozinha italiana no mundo. Bom apetite!

1. Risotto con ossobuco

entre os pratos típicos de Milão o risotto con ossobuco está entre os mais pedidos

Entre os pratos típicos de Milão mais famosos está o risotto. Tem quem prefira pedir apenas o risotto giallo allo zafferano (risoto com açafrão) ou só o ossobuco (um pedaço de carne da perna do boi servida com o osso), mas a tradição manda que você peça os dois juntos e o ossobuco é servido assim, bem no meio do prato. Hum, delícia!


2. Costoletta alla Milanese

Pratos típicos de Milão: costoletta alla milanese

Esse prato é conhecido no Brasil como “bife à milanesa”, ou seja, carne passada no ovo, depois na farinha de rosca e depois frita na manteiga. Só que em Milão a verdadeira costoletta alla milanese (conhecida também como cotoletta) não é preparada com uma carne qualquer: o bife deve ter 3 centímetros de altura e é tirado da parte do lombo, no vitelo, com o osso. Entre os pratos típicos de Milão este é o meu favorito!


3. Mondeghili (Polpette Milanesi)

Pratos típicos de Milão: mondeghili

No Brasil a gente chama de porpeta ou almôndegas, na Itália é polpetta, em Milão é mondeghili. Esse prato típico foi trazido a Milão durante os 150 anos de dominação espanhola, mas a palavra deriva do árabe “al-bunduc”. Independente da origem, um mondeghilo é simplesmente uma bolinha de carne frita preparada com carne, linguiça, ovos, queijo parmesão, cebola picada, aipo, cenoura e farinha de rosca. Quer uma?


4. Cassoeula e Polenta

Pratos típicos de Milão: cassoeula e polenta

Conhecido também como bottaggio, a Cassoueula é um prato típico milanês preparado com repolho e carne de porco. Na verdade usa-se as partes menos nobres do porco e também aquelas que dão mais sabor como pés, cabeça e pele . É um prato indicado para o inverno e é considerado um prato único (que não precisa de acompanhamento), mas se você quiser acompanhá-lo com polenta (outro prato típico da Lombardia) ninguém vai reclamar…


5. Panettone

Pratos típicos de Milão: panettone

É uma sobremesa típica milanesa, um clássico do período de natal que se difundiu em toda a Itália e em grande parte do mundo. Antigamente ele era encontrado apenas em padarias e confeitarias até que em 1950 surgiu o panettone industrializado. A receita original inclui uva passa e fruta cristalizada. Está escutando o sininho do papai noel?


6. Barbajada

Bebida típica de Milão: barbajada

A Barbajada é uma bebida inventada por Domenico Barbaja, nascido em Milão em 1778 proprietário do Caffè dei Virtuosi, ao lado do Teatro alla Scala, um ponto de encontro de artistas e intelectuais da época que adoravam bater papo acompanhado por este drink feito a base de café, chocolate e creme de leite. A bebida foi popular até os anos trinta, mas depois entrou em declínio. De qualquer modo, se você tiver oportunidade, experimente!


Que tal fazer uma aula de pizza e sorvete em Milão? Reserve aqui com Get Your Guide

Uma outra delícia que você vai encontrar por toda em parte Milão são os sorvetes italianos, o gelato. Faça um favor para você mesmo: experimente vários, em diversas sorveterias e depois conta para a gente qual você mais gostou. 🙂

Quando você for a Milão e passar atrás da catedral pode ser que note uma fila imensa para comprar um panzerotto. O panzerotto é uma espécie de pastel frito delicioso, mas não é um prato típico milanês. Sua origem é do sul da Italia.

Buon appetito!

Se você gostou do nosso artigo sobre os pratos típicos de Milão compartilhe com seus amigos!

Leia outras dicas de Milão aqui

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorViagens do Brasil para a Italia: como estão os controles na fronteira? O tema vira matéria de Report da Rai3
Próximo artigoMIND Milano Innovation District: a Milão do futuro vai passar por aqui
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezados Senhores,

    Foi um prazer conhecer Brasil na Italia. Sou estudante de italiano e procuro informações sobre a Itália.

    Parabens.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here