A Italia no outono é um espetáculo de cores, sabores e aromas. Época ideal para passear pelas cidades e experimentar delícias gastronômicas.

O outono na Italia em 2025 começa oficialmente no dia 22 de setembro e dura até dia 21 de dezembro de 2025, mas sem dúvida nenhuma os meses mais bonitos são outubro e novembro. Italia no outono é uma experiência que vale a pena viver pelo menos uma vez.

Para os friorentos: sim, nos meses de outono na Italia já faz frio, especialmente de manhãzinha e à noite; mas nada ainda comparável ao inverno. 

Os dias duram menos, em novembro o sol se põe por volta das 17 horas (veja aqui o horário do nascer e pôr do sol em Roma de acordo com o mês)

Organize sua viagem: Roteiro de 7 dias na Toscana com base em Florença

Mesmo assim é uma estação incrível, confira aqui por que adoro o outono:

1. As cores da Italia no outono são maravilhosas

Italia no outono - foto de Borgo San Lorenzo na Toscana
Foto de Borgo San Lorenzo, em área conhecida como Mugello, no estado da Toscana há alguns anos

Caminhando pelas ruas italianas você se depara com árvores e plantas em tonalidades maravilhosas de verde, amarelo, laranja, vermelho… uma coisa absolutamente fora do normal para a maioria dos brasileiros.

Cada vez que saio de casa é uma agradável surpresa: de um dia para o outro as cores mudam e é preciso colher o momento certo. Veja também: 12 fotos do outono que vão fazer você querer arrumar as malas agora!

2. Outono na Italia é época perfeita para tomar vinho tinto

Convenhamos, quando faz aquele calorão não dá a menor vontade de tomar vinho tinto, mesmo que você esteja na Italia, a terra do vinho.  Já no outono, a coisa muda de figura.

Faz friozinho, e um bom vinho é a melhor pedida para acompanhar as receitas típicas da estação. Como se não bastasse, a colheita da uva é feita exatamente no início do outono, o que significa que você vai ver as videiras com uvas prontas para serem colhidas, tem sempre festa nos vinhedos para celebrar o início da colheita, é um momento para celebrar! Melhor ainda tomar vinho diretamente na vinícola, pandemia permitindo…

Leia: Levar vinho da Italia para o Brasil, tudo que você precisa saber em um único artigo

3. O melhor período para experimentar ótimos azeites de oliva

Se no início do outono tem a colheita da uva, no início de novembro é o período da azeitona. Nessa fase você terá o privilégio de poder experimentar um azeite de oliva fresco que é muito mais saboroso do que o azeite que já está na garrafa há meses, você sabia disso? É normal encontrar várias feiras e mercadinhos pela Italia que dão a possibilidade de degustar o azeite. Se você for um tipo ativo, pode inclusive participar da colheita!

4. Os pratos típicos da estação são maravilhosos

Para quem gosta de funghi e trufas essa é a época certa: tenho certeza que você comerá o melhor risotto ai funghi porcini (cogumelos) da sua vida!

Muitos restaurantes oferecem pratos a base de funghi ou trufas na Italia durante o outono, mas se por acaso você tiver uma cozinha a disposição não deixe de preparar um risotto com funghi porcini fresco. Vá até um supermercado ou mercado italiano e delicie-se. Depois é só procurar no Youtube uma receita em italiano!

Informe-se no seu hotel sobre as famosas “sagras” que são as feirinhas das cidadezinhas onde se experimenta um determinado prato típico. Por exemplo: tem a “Sagra dei Funghi Porcini”, a “Sagra da Trufa” e até do “Cinghiale” (javali). Experimente também as castanhas… eles vendem pelas ruas em carrinhos como aquele da pipoca no Brasil. Eu adoro!

Veja aqui 5 eventos onde saborear a deliciosa trufa branca na Itália (tartufo bianco) em 2025

5. Vários eventos pipocando: o retorno ao dia-a-dia italiano

Se durante o verão toda atenção vai para as cidades litorâneas, no início do outono a atenção volta para as cidades grandes e de arte como Florença.

Agosto é o mês das férias para os italianos; em setembro as pessoas voltam para as cidades e são recebidas por uma quantidade e diversidade de eventos para todos os gostos e estilos.

Consulte aqui o calendário de eventos em Florença.

6. Italia no outono: Clima romântico no ar

Sempre considerei o outono uma estação romântica: ao contrário do verão, quando todo mundo quer ir para a rua, ver o movimento e respirar um pouco de ar fresco, no outono acontece o contrário: volta a vontade de frequentar lugares fechados, mais íntimos, de estar com a pessoa certa, ir curtir os sabores da gastronomia e os prazeres de Bacco.

Para quem está acompanhado, vale super a pena! Diria que é a melhor época para uma viagem a dois.

Procurando outras ideias do que fazer na Itália? Aproveite para baixar a app da GetYourGuide e obtenha desconto de 5% em qualquer atividade no país ou no mundo com o código BRASILNAITALIANET5. Válido para novos clientes (leia como funciona aqui).

7. As passagens aéreas custam menos

O período do outono na Italia é considerado baixa estação para vôos intercontinentais e existem várias ofertas de passagens aéreas.

Para os hotéis, depende: setembro é ainda alta estação em uma cidade de arte como Florença, mas a partir de outubro os preços diminuem e só voltam a aumentar um pouco na semana de ano novo. Leia mais aqui sobre a alta estação na Itália.

Veja nosso Roteiro Italia 15 dias, um itinerário clássico, perfeito para quem faz a primeira viagem para a Italia

E você, já esteve na Italia no outono? Conta pra gente como foi!

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anterior[Criptomoedas] Como enviar dinheiro do Brasil para a Italia usando a Binance
Próximo artigoComo era a Mona Lisa na vida real?
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

20 COMENTÁRIOS

  1. Barbara bom dia chego em milao 10outubro gostaria de alugar um carro por 36 dias qual o melho momento e local pois os precos por aqui Sao Paulo esta muito caro chegando aR$12.000,00 voce acha que se locar fora do aeroporto cai o preco grato Roberto Suaves

  2. Boa noite, Barbara!! Queremos ir à Itália em outubro de 2020. Gostaria de saber se há muitas chuvas na terceira semana desse mês (outubro).. ou no geral como é outubro em relação a chuva, especificamente? Desde já agradeço! 🙂 Att. Vanessa.

  3. Ola Barbara. (Casal) – Chegaremos em Roma dia 22/09/2019 – as 19:30hs. Teremos 3 dias livres para passeios- em seguida, no terceiro dia, partirmos para o norte com carro alugado.
    Neste periodo, vc recomendaria alugar um carro com guia profissional para tour à noite…..

  4. Oi Barbara tudo bem? Vou para Roma, Florença e Veneza no fim de setembro e inicio de outubro. Como estara a temperatura nessa época? Estou muito na duvida para fazer a mala. Obrigada.

  5. Oi! Nápoles em novembro é viável? Paestum fecha? É o único mês que consigo viajar e não estou encontrando muita informação

  6. Oi Barbara! Que bom ler sua postagem! Geralmente tenho lido matérias bem “pessimistas” a respeito do mês de novembro. Pretendo ir a Itália em 19/11 – 01/12 (Roma, Florença e Veneza) com meu marido. É nossa primeira vez no País. Gostaria de saber se mesmo que chova quando estivermos aí, vale a pena a visita?

  7. Não imaginava que poderia haver tanta diferença entre as regiões da Rosana. Iremos para o chiati e também para montalcino/montepulciano…

  8. Olá Barbara! Tudo bem? Parabéns pelo blog! Iremos para a toscana no dia 13/11, será que ainda conseguiremos ver os vinhedos com folhas ou já estarão secos??

  9. Bom dia Ricardo,
    Novembro é o início da estação das chuvas na Italia. As chuvas de inverno são fraquinhas mas podem durar dias consecutivos. Não é aquela chuva forte como no Brasil dura apenas meia hora e depois a cidade está alagada. Se você não suporta chuva o ideal é viajar no verão (junho-agosto).
    De qualquer modo eu acho novembro um ótimo mês para viajar porque você encontra as cidades de arte (Roma, Florença, Veneza…) menos lotadas e pode se dedicar a fazer programinhas culturais e enogastronômicos. As filas de Coliseu e Vaticano por exemplo são mais razoáveis do que na alta estação, enfim, é outono.
    Att
    Barbara

  10. Bom dia Barbara, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo site, é ótimo ter lugares assim para preparar as viagens, ainda mais quando se está com dúvidas, enfim, eu estou pensando em ir a Itália em novembro, e rodar de carro entre Roma (talvez Nápoles) a Veneza, passando por Pisa e região, Florença e região, Milão, Verona, talvez Lago di Braies mais ao norte, mas estou com muito receio quanto ao clima, em especial as chuvas (o frio não me incomoda, mas muita chuva sim), sei que é impossível prever o clima, mas qual a tua opinião sobre fazer esta parte da Itália em novembro? tem muita chance de pegar dias com chuvas torrenciais?

    Muito obrigado desde já.

  11. […] Outono na Toscana é época de funghi, azeite fresco, vinho e, claro, das trufas. E não dá para falar em trufas na Toscana sem mencionar a cidade de San Miniato, a aproximadamente 40 minutos de distância de Florença. Neste charmoso vilarejo acontece anualmente entre os meses de novembro e dezembro o Festival das Trufas Brancas (em italiano a Mostra Mercato del Tartufo Bianco di San Miniato). O lugar certo para experimentar pratos a base deste “diamante da terra”. […]

  12. Oi Jessica, tudo bem?
    Durante os meses de inverno (novembro-março) Capri volta a ser uma tranquila cidadezinha de praia: existem pouquíssimos turistas e a ilha possui um charme selvagem e tranquilo. Dificilmente faz muito frio, mas existe o risco de pegar dias inteiros de chuva. A maior parte dos hotéis estão fechados durante o inverno, mas nos vários b&b da ilha existe sempre a possibilidade de encontrar um lugar. Você pode pesquisar mais informações sobre Capri diretamente aqui: http://bit.ly/CapriFAQ
    E se você entende um pouco de italiano, dá uma olhada também neste link: http://bit.ly/InvernoCapri
    Um abraço,
    Barbara

  13. Oi Laura, eu sou apaixonada pelas cores do outrono e vou pela primeira vez na italia nessa epoca nos meados de novembro. Gostaria de saber se vale a pena conhecer capri nessa epoca.

  14. Oi Barbara tudo bem?
    Eu e meu marido chegaremos em Florença 06/10/13 e ficaremos até 17/10/13. Você sabe me dizer mais ou menos como é a temperatura nesse período. Que tipo de roupa devemos levar?
    Abraços, Laura.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here