Shine. Brilhante. Imagine a surpresa de caminhar entre edifícios históricos no centro de Florença e, ao entrar no pátio de um palácio, o Palazzo Strozzi, encontrar uma escultura gigante, toda brilhante. A cor azul espelhada lembra uma bolinha de árvore de natal. A forma é de uma daquelas bexigas que os palhaços distribuem para as crianças nas festinhas de aniversário. O material é aço; duro, resistente.
No pátio do Palazzo Strozzi uma estátua de Jeff Koons A delicadeza de uma bexiga, a força do aço
A obra que chama atenção é assinada por Jeff Koons, um dos artistas vivos mais famosos do mundo. Um convite para uma visita a mostra Shine, que reúne outras obras conhecidas do artista. Atrás da obra tem a fila para entrar no Palazzo Strozzi e visitar a exposição que está fazendo sucesso em Florença.
Quem é Jeff Koons
Jeff Koons é um artista americano, nascido no dia 25 de janeiro de 1955 na Pennsylvania. Faz parte do movimento Neo-Pop Art. Foi influenciado por Andy Warhol e influenciou Damien Hirst.
Suas obras já puderam ser admiradas em dezenas de museus do mundo inteiro: do Guggenheim Museum de Bilbao, passando pelo Victoria & Albert Museum de Londres e inclusive participou da Bienal de São Paulo. Se você quer curiosar um pouco nas exposições de Jeff Koons pelo mundo clique aqui.
Muita gente conhece Jeff Koons das notícias de jornais sobre obras pop vendidas por preços astronômicos. É o caso do leilão da Christie’s de 2013 quando a sua obra Ballon Dog (Orange) foi arrematada por mais de 58 milhões de dólares (para ser exata: USD 58.405.000!).
Jeff Koons diz que recebe inspiração dos objetos de uso diário e da arte do passado, transformando tudo em grandes esculturas e pinturas com cores brilhantes. Obras espelhadas que refletem tudo o que tem na frente: assim nós também nos transformamos em parte das obras quando as observamos.
Minha visita à mostra Shine
Depois de meses sombrios de pandemia a gente precisa de um pouco de luz. Shine! E assim que soube que a Fondazione CR Firenze estava organizando visitas guiadas gratuitas para famílias residentes em Florença como parte do projeto Passeggiate Fiorentine fiz logo a nossa reserva.

Sempre que possível levo minhas filhas, Gaia e Aurora, a museus ou eventos culturais. Acho um privilégio ter a possibilidade de respirar essa atmosfera internacional de Florença. Há poucos dias, por exemplo o Uffizi foi eleito o melhor museu do mundo. Mas Florença não vive apenas de passado.
Se é bom admirar as obras de arte do passado, também acho importante ver o que os artistas contemporâneos estão fazendo.
Embora a primeira vista as obras de Koons tenham um lado Kitsch, elas falam muito sobre os nossos tempos.
Refletem um pouco o nosso narcisismo, que foi muito bem usado pelas redes sociais. (A propósito em Florença abriu também o Museu do Selfie).
Gaia tirou foto com a obra do coelhinho. Você sabia que Jeff Koons fez três estátuas de aço idênticas chamadas Rabbit e que uma delas é a obra de arte mais cara já vendida em leilão de um artista vivo? Foi vendida por 91,1 milhões de dólares em maio de 2019.
Quando olho para Rabbit me lembro também de um dos tweets de Elon Musk que vive especulando com criptomoedas e outro dia publicou simplesmente:
Elon Musk não tem nada a ver com Jeff Koons, que eu saiba. E muito menos os tokens de coelhinho. Foi só uma sensação pessoal, que quis comentar aqui com vocês.
Outra coisa que me chamou muito atenção nas esculturas de Jeff Koons foi à atenção aos detalhes.
Uma escultura de uma boia de golfinho pode parecer banal a primeira vista porque parece um objeto de plástico pendurado no teto. Mas não, o golfinho era totalmente feito de aço. O mesmo aço das panelas que estavam penduradas embaixo do golfinho. Todas as dobrinhas, as pequenas imperfeições de uma boia de plástico foram reproduzidas à perfeição na versão de aço que.. não parece aço. Algo delicado que tem uma resistência incrível. Nós mulheres somos assim: por fora parecemos frágeis, mas por dentro somos uma fortaleza. Não é?
Video com as obras de Jeff Koons na mostra Shine no Palazzo Strozzi de Florença
Como visitar a mostra de Jeff Koons no Palazzo Strozzi
Onde: A mostra de Jeff Koons acontece no Palazzo Strozzi, na Piazza Strozzi (clique para ver no mapa). Para quem sai da estação ferroviária Santa Maria Novella são pouco menos de 10 minutos a pé.
Data da mostra: de 02 de outubro de 2021 até 30 de janeiro de 2022
Horário de abertura: diariamente das 10:00 às 20:00; às quintas até às 23:00
Ingressos: Euro 15,00 para adultos. Jovens entre 6 e 18 anos pagam Euro 5,00. Grátis para menores de 6 anos. Desconto para algumas categorias especiais, veja aqui.
As reservas podem ser efetuadas por telefone (Tel. +39 055 26 45 155 – atendimento de segunda à sexta das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00), por e-mail prenotazioni@palazzostrozzi.org ou online.
Visita com crianças? Baixe o Family Kit aqui.
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] Visitamos a mostra Shine de Jeff Koons no Palazzo Strozzi de Florença. […]