O dinheiro público é sagrado” diz uma escrita no teto do município de Borgo San Lorenzo. Bem, na verdade a escrita original é ‘IL DENARO DEL PVBBLICO È SACRO‘ e a frase não pode ser lida tão facilmente assim. Depende da luminosidade do dia e da posição onde você se encontra ao entrar pela porta principal do Comune de Borgo San Lorenzo.

Ao contrário do que muita gente pensa, o edifício sede do Município de Borgo San Lorenzo não é tão antigo quanto a cidade em si. Ele foi construído e inaugurado “apenas” 90 anos atrás, mais precisamente no dia 28 de outubro de 1931. O objetivo era fazer expandir a cidade de Borgo San Lorenzo do centro histórico antigo em direção a estação ferroviária de Borgo San Lorenzo, que tinha sido ativada em 1890.

Municipio Borgo San Lorenzo

Logo após a conclusão da construção do percurso de trem que ligava a cidade de Florença até Marradi, passando por Borgo San Lorenzo, já existia a intenção de edificação do edifício Municipal em um território onde existia um mercado de animais e posteriormente um campo esportivo.

Mas nem sempre as coisas são tão simples e entre as dificuldades econômicas da 1º Guerra Mundial e o Terremoto de 29 de junho de 1919, o projeto e a construção do edifício demoraram mais do que o previsto.

Sala del Sindaco Comune di Borgo San Lorenzo Firenze Italia
A sala do prefeito de Borgo San Lorenzo

São do mesmo período portanto a construção da Piazza Dante com seus jardins (1926) e o edifício do Município de Borgo San Lorenzo (1931).

Estilo Liberty Italiano no Município de Borgo San Lorenzo

Afresco no átrio do primeiro andar do Município de Borgo San Lorenzo realizado por Tito Chini

O edifício do Município de Borgo San Lorenzo possui diversos elementos do estilo Liberty Italiano.

Construído por Augusto Lorini e Tito Chini, junto com os funcionários da Fornaci di San Lorenzo, vale admirar a escadaria central, os afrescos do primeiro andar, os vitrais, a sala do “Sindaco” (prefeito).

Na imagem ao lado, que se encontra no átrio do primeiro andar do Município de Borgo San Lorenzo, podemos ver no alto o retrato de S. Lorenzo, padroeiro da cidade, e embaixo a imagem de S. Martino, representando a caridade, ao lado de uma representação idealizada da cidade de Borgo San Lorenzo na época.

Para quem se interessa por cerâmica, estilo liberty italiano e arte vale a pena visitar também o Museu Chini de Borgo San Lorenzo (leia aqui).

Nas paredes da Sala do Sindaco existe uma homenagem às personalidades do Mugello como o General Guglielmo Pecori Giraldo, Monsignor Giovanni della Casa, Giotto, Beato Angelico, Forese da Rabatta, Antonio Cocchi, Marco da Galliano, entre outros.
Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorTrem alta velocidade Frecciarossa Paris-Milão
Próximo artigoÚltimos dias para pedir o bônus aluguel em Florença
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here