O Palazzo Ducale de Módena já foi considerado um dos castelos reais mais prestigiosos da sua época em toda a Europa e foi residência da Corte Estense até o último duque, Francesco V d’Asburgo-Este (1859). Aqui você vai descobrir quando é possível visitá-lo e saber mais sobre a praça onde está inserido. Não deixe de ler até o final!

Piazza Roma, a praça onde encontra-se o Palazzo Ducale

De um lado você encontra um palácio imponente, de outro edifícios elegantes coloridos em tons de amarelo e laranja. Essa é a Piazza Roma, uma praça tão imponente de Modena que em 1859 se chamava Piazza Reale (em português a tradução literal seria “Praça Real”).

piazza roma modena italia
A Piazza Roma de Modena com o Palazzo Ducale à direita e no centro o monumento a Ciro Menotti

A praça mudou de nome durante após a proclamação do Reino da Italia. Você se lembra que em 17 de março de 1861, com um ato formal, nascia o Regno d’Italia? Com a queda da monarquia na Italia, pega mal chamar a praça de Piazza Reale, então o nome é mudado para Piazza Roma.

No centro da Piazza Roma foi erguido um monumento a Ciro Menotti, realizada por Cesare Sighinolfi.

A obra é uma homenagem ao patriota que comandou uma insurreição contra o governo de Francesco IV d’Austria-Este (em português é conhecido como “Francisco IV de Módena” ou “Francisco José Carlos Ambrósio Estanislau de Áustria-Este”).

Ainda não reservou hospedagem? Confira nossa seleção de hotéis em Modena

O Palazzo Ducale de Modena

A história do Palazzo Ducale é antiga e começa no século XIII. Mais precisamente em 1289, Obizzo II D’Este fez questão de construir um castelo nos arredores de uma das portas da cidade e do Naviglio, o canal navegável que ia até o Panaro e ao rio Pó.

O Rio Pó é um rio que corta a Italia de oeste para o leste no norte da Italia; tem uma extensão de 652 Km e atravessa cidades nos estados do Piemonte, Lombardia e Vêneto até desaguar no Mar Adriático, a 50Km a sul de Veneza.

Na época aquela era uma residência usada de vez enquanto pela família D’Este, do governador e do capitão da praça e dos hóspedes que passavam por Modena.

A vida tranquila do castelo passou por uma fase turbulenta em 1598, quando a capital estense teve que ser mudada rapidamente de Ferrara para Modena.

O motivo da mudança foi a morte de Alfonso II, sem descendentes diretos. A nomeação do seu primo, Cesare, como duque, levou a uma consequente batalha das terras de Ferrara por parte do Papa Clemente VIII (Ferrara fazia parte dos territórios da Igreja enquanto o ducado de Modena e Reggio era feudo imperial).

A rica e numerosa corte pôde então se insediar em Modena: além do castelo foram ocupados dois palácios de famílias nobres de Modena além de dois conventos inteiros.

Modena se transforma em Capital Europeia com Francesco I

Foi necessário começar a ampliar rapidamente o castelo e Francesco I queria um “palácio novo e grande” que fosse digno da importância da sua família e assim nasce oficialmente o Palazzo Ducale, realizado em 1634 com projeto assinado por Bartolomeo Avanzini.

Palazzo Ducale Modena Italia
Fachada do imponente Palazzo Ducale em Modena, na Piazza Roma

O Palazzo Ducale de Modena era um dos castelos reais mais prestigiosos da sua época em toda a Europa e foi residência da Corte Estense até o último duque, Francesco V d’Asburgo-Este (1859).

Depois do exílio da família Este, Modena foi anexada ao ex-ducado do Piemonte. Assim o Palazzo Ducale passou a ser propriedade da Casa Reale dei Savoia. Foi o rei Vittorio Emanuele II, em ocasião da sua primeira visita a Modena no dia 04 de maio de 1860, a doá-lo para a Scuola Militare di Fanteria, aberta pelo General Manfredo Fanti.

Depois das duas terríveis grandes guerras mundiais o Palazzo Ducale passou por ataques, roubos.

No dia 08 de dezembro de 1947 o Presidente da República da Italia, Enrico De Nicola, restituiu o Palazzo Ducale à Accademia Militare di Modena, que ainda hoje tem sede aqui.

Abaixo um vídeo que mostra um pouco das principais atrações de Modena, com destaque especial para o Palazzo Ducale a partir do minuto 02:04.

A história das Academias Militares na Italia

A Accademia Militare é um instituto de formação militar com caráter universitário e forma os futuros oficiais do Exército Italiano e da Arma dei Carabinieri.

interno do Palazzo Ducale de Modena
Interno do Palazzo Ducale de Modena e a frase “Preparo alle glorie d’Italia i nuovi Eroi” (Preparo os novos herois para as glórias da Italia)

Inspirada na Accademia Militare di Savoia, o primeiro instituto de Educação Militar no mundo, fundado em 1678 por Maria Giovanna Battista di Savoia Nemours (esposa de Carlo Emanuele). Inicialmente era frequentado por jovens da aristocracia europeia. A partir de 1756 o Instituto criou cursos específicos apenas para oficiais. Sucessivamente Vittorio Emanuele I di Savoia o transformou em Regia Accademia abrindo as portas aos jovens cidadãos de todas as esferas sociais.

Em Modena existia uma Accademia Miliare desde 1757 criada pelo duque Francesco III d’Este. Com a Repubblica Cispadana foi aberta no Palazzo Ducale a Scuola Militare del Genio e dell’Artiglieria (1757) que recebeu elogios de Napoleão.

Com o retorno dos duques d’Este após o Congresso de Viena (1815), Francesco IV d’Asburgo Este fundou a Accademia Nobile Militare Estense com sede na Caserma di San Pietro, aberta apenas aos nobres.

Com o fim do governo da família Este, em 1859, o General Manfredo Fanti abriu a Scuola Militare di Fanteria, ligada a Regia Militare Accademia de Torino.

Em 1923 o instituto de Modena é elevado a categoria de Accademia Militare di Fanteria e Cavalleria. Após o 8 de setembro de 1943 as Accademie di Torino e Modena foram fechadas.

Em 1944 foi criada em Lecce o Comando Speciale Regie Accademie que desde 1945 mudou o nome em Regia Accademia Militare dando início ao primeiro curso extraordinário para lutas, da onde saíram os oficiais de serviço permanente efetivo de todas as Armas e Corpos do Exército Italiano.

Em 1946, com o nascimento da República Italiana, o Instituto ganha o nome de Accademia Militare e em 1947 se tornou sede no Palazzo Ducale di Modena.

O que é possível visitar no Palazzo Ducale

Existe uma parte do Palazzo Ducale que está aberta para visitas turísticas, mas as visitas acontecem apenas aos sábados e domingos e é necessário fazer reserva com antecedência. O acesso é consentido apenas com visita guiada.

A visita deve ser reservada até a quarta-feira antecedente a data da visita. As visitas guiadas tem no máximo 25 pessoas por grupo. A reserva pode ser feita por telefone (+39 059.2032660) ou online pagando com cartão de crédito ou enviando um e-mail a info@visitmodena.it indicando a faixa horária de preferência e os dados de cada participante (nome completo, número de documento de identidade com local e data de emissão ou passaporte, endereço e telefone)

Custo dos ingressos ao Palazzo Ducale

  • Euro 10,00 para adultos e maiores de 12 anos;
  • Euro 8,00 para crianças de 6 a 12 anos
  • Grátis para crianças de até 5 anos

Visita ao Palazzo Ducale de Modena

O que geralmente é incluído em uma visita ao Palazzo Ducale de Modena:

Il Cortile d’Onore, il Parlatorio, lo Scalone d’Onore, il Loggiato, la Sala Museale dell’Accademia Militare (apartamento particular dos duques), l’Appartamento di Stato (l’Appartamento di Rappresentanza), la Scala del Circolo Unificato, il Cortile Accademia di Torino.

Em relação a Sala Museale dell’Accademia Militare é possível visitar: la Galleria della Memoria (Sala dei Reali Trabanti), la Sala delle Accademie (Sala delle Guardie Nobili), la Sala dei Comandanti (Sala delle Udienze private), la Sala degli Allievi Illustri (Camera del caffè), la Sala dei Corsi (Camera d’Oro), il Tempio della Gloria (Sala Ovale delle colonne).

Em relação ao Appartamento di Stato é possível visitar: la Galleria dei Bronzi, la Sala Colleoni, la Sala dello Stringa, il Salone d’Onore (solo dall’esterno), la Camera verde, la Sala del Trono, il Salottino d’oro (solo dall’esterno), la Camera rossa e la Camera del bagno (Bagno della duchessa).

Para mais informações: https://www.visitmodena.it/it/scopri-modena/arte-e-cultura/palazzi-storici-e-castelli/palazzo-ducale-accademia-militare

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorVocê conhece a história de Adriana Serra Zanetti?
Próximo artigoImportar Acordeon da Italia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here