Esse artigo foi especialmente pensado para quem adora carros, alta velocidade e Ferrari. Aqui você vai saber como visitar os dois museus da marca ou quem sabe agendar um test drive em uma Ferrari! Já pensou você dirigindo uma Ferrari na Itália? Então leia o artigo até o final.

Onde fica o Museu da Ferrari na Itália?

Se você está sonhando em visitar o Museu da Ferrari na Itália temos uma ótima notícia: existem dois museus esperando por você!

Um deles fica na cidade de Módena, a menos de 1Km de distância da estação Ferroviária e é ideal para quem vai passear pela cidade.

Veja também: o que ver em Módena

O outro fica um pouco fora de Módena, mais precisamente no município de Maranello.

Você pode ter uma ideia melhor das distâncias olhando para o mapa abaixo.

Onde fica o Museu da Ferrari na Itália? Existem dois: um na cidade de Módena e outro em Maranello - a imagem mostra o mapa com um ponto vermelho indicando o Museu Ferrari e Maranello e outro ponto vermelho indicando o Museu Enzo Ferrari em Módena
Onde fica o Museu da Ferrari na Itália? Existem dois: um na cidade de Módena e outro em Maranello

Museu Ferrari em Módena ou Maranello: qual o melhor?

A Ferrari, com sua história robusta e suas conquistas imensuráveis no automobilismo, é inegavelmente uma das marcas de carros mais icônicas do mundo. Aqueles que visitam a Itália, e são entusiastas do mundo automotivo, frequentemente se deparam com o dilema: deveriam explorar o Museu Ferrari em Maranello ou o Museu Enzo Ferrari em Módena?

Vamos explorar o que cada um destes museus tem a oferecer para te ajudar a decidir.

Museu Ferrari Maranello

Maranello é o templo da Ferrari: a poucos metros de distância da atual fábrica Ferrari encontra-se o Museu Ferrari Maranello.

Em Maranello, os visitantes são convidados a mergulhar nas glórias da Scuderia Ferrari, a equipe de corrida que representa a marca nas pistas de Fórmula 1 desde 1950.

fachada do Museu Ferrari em Maranello
O Museu Ferrari em Maranello (foto: divulgação)

O museu apresenta uma ampla gama de carros de corrida que traçam a história das corridas da equipe, destacando os veículos, os pilotos e os numerosos troféus conquistados ao longo dos anos.

Oportunidades de experiências interativas também não faltam, como simuladores de condução e exposições interativas, que proporcionam aos visitantes uma amostra da emoção e da técnica por trás das corridas da Ferrari.

Museu Enzo Ferrari Modena

Ao contrário do seu homólogo em Maranello, o Museu Enzo Ferrari em Modena oferece uma jornada através da vida e obra do fundador da marca Ferrari.

Ainda não reservou sua hospedagem? Confira nossa seleção de hotéis em Módena

fachada do Museu Enzo Ferrari em Módena
Museu Enzo Ferrari em Módena (foto: divulgação)

Este museu oferece uma perspectiva íntima sobre a paixão de Enzo Ferrari pelo automobilismo e sua evolução enquanto engenheiro e empresário.

O espaço mistura a casa natal de Enzo e o atelier de seu pai com uma galeria de exposição moderna, onde os visitantes podem admirar uma série de modelos que representam a evolução da marca Ferrari ao longo das décadas.

Qual Escolher?

A seleção entre os dois museus pode, em última análise, recair sobre seus interesses particulares no universo Ferrari.

Se a sua paixão está impulsionada pela empolgação das corridas de Fórmula 1 e pelo desempenho contemporâneo da marca, Maranello é uma escolha soberba.

Por outro lado, se você está interessado na história da marca, na vida de seu fundador e na evolução dos veículos de rua da Ferrari, Modena pode oferecer um olhar mais aprofundado nesses aspectos.

É claro que, se o tempo permitir, visitar ambos os museus proporcionará uma visão ampla e completa do património e da influência da Ferrari no mundo automotivo, desde os seus humildes começos até o seu status atual como ícone do luxo e do desempenho.

Seja qual for a sua escolha, uma visita a um dos museus Ferrari é uma janela fascinante para um mundo onde a paixão pela velocidade e design se une à busca incessante pela perfeição.

Dirigir uma Ferrari em Maranello / Test Drive Ferrari

Que tal dirigir uma Ferrari pelas ruas de Maranello? Pois existem algumas empresas que oferecem esses passeios. Geralmente funciona assim: você vai até um ponto de encontro pré-agendado. Lá um instrutor te dá algumas explicações e as chaves para você dirigir a Ferrari.

Para dirigir uma Ferrari você deve ter uma carteira de motorista válida na Italia (se mora no Brasil precisa da PID) e a carteira de motorista deve ter pelo menos 1 ano de validade. Não esqueça de levar também um documento de identificação válido (se mora Brasil, o passaporte).

Não é permitido dirigir com chinelos ou sandálias.

Por quanto tempo você pode dirigir a Ferrari? Depende do seu bolso: existem opções a partir de 10 minutos. Mas se quiser, pode dirigir por 1 hora também. O preço também pode variar em base ao modelo de Ferrari escolhido.

ModeloReserva Online
Test Drive Ferrari 458Ver tarifas
Test Drive Ferrari PortofinoVer Tarifas
Test Drive Ferrari 488 SpiderVer Tarifas

Vale saber também: alguns modelos de Ferrari, como a Ferrari Spider possuem apenas 2 lugares. Neste caso o test drive é realizado apenas com o motorista + instrutor. Para quem quer ir em dois + instrutor precisa reservar um modelo de Ferrari para 4 pessoas como por exemplo a Ferrari Portofino.

Ingressos Ferrari Módena e Maranello

Você pode comprar seus ingressos apenas para o Museu Enzo Ferrari em Módena, apenas para o Museu da Ferrari em Maranello ou para as duas atrações em um único ingresso (neste caso existe um desconto!).

Abaixo você descobre como fazer a sua compra online no site oficial (selecionar “biglietto aperto” que pode ser utilizado em até 365 dias da data de compra e não necessita de reserva de horário; não é reembolsável):

AtraçãoCategoriaTarifaIngressos Online
Museu Enzo Ferrari ModenaAdultoEuro 22,00comprar aqui
Museu Enzo Ferrari ModenaReduzido*Euro 18,00comprar aqui
Museu Enzo Ferrari ModenaUnder 19**Euro 9,00comprar aqui
Museu Ferrari MaranelloAdultoEuro 22,00comprar aqui
Museu Ferrari MaranelloReduzido*Euro 18,00comprar aqui
Museu Ferrari MaranelloUnder 19**Euro 9,00comprar aqui
Museus Ferrari Maranello + Modena AdultoEuro 30,00comprar aqui
Museus Ferrari Maranello + Modena Reduzido*N.D.comprar aqui
Museus Ferrari Maranello + Modena Under 19**Euro 12,00comprar aqui
*Reduzido: estudantes com mais de 10 anos, adultos com mais de 65 anos
** Under 18: menores de 19 anos acompanhados por pelo menos um familiar ou adulto. Crianças 0-5 anos não pagam.

Os ingressos vendidos no site oficial não são reembolsáveis. Se você prefere flexibilidade e praticidade na hora de reservar pode usar o site da Get Your Guide, detalhes abaixo:

Ingressos Museu Enzo Ferrari Modena

Compre agora seus ingressos para o Museu Enzo Ferrari em Módena através da Get Your Guide

Ingressos Museu Ferrari Maranello

Compre já seus ingressos para o Museu Ferrari em Maranello através da Get Your Guide

Ingressos combinados Módena e Maranello

No caso de compra de ingressos Combinados Modena & Maranello, os dois museus deverão ser visitados com no máximo 48 horas de diferença um do outro.

Garanta seus ingressos para o Maranello e Modena: as duas atrações da Ferrari

Horário de abertura dos Museus Ferrari

Os dois museus da Ferrari (Museu Ferrari Maranelllo – Via Alfredo Dino Ferrari, 43 – Maranello e Museu Enzo Ferrari – Via Paolo Ferrari, 85 – Modena) abrem no seguinte horário:

  • abril e maio: das 09:30 às 19:00
  • junho a agosto: das 09:00 às 19:00
  • setembro e outubro: das 09:30 às 19:00
  • novembro a março: das 09:30 às 18:00

Os museus não abrem no dia 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Como chegar ao Museu Enzo Ferrari em Módena

O Museu Enzo Ferrari fica na cidade de Módena e é bem fácil de chegar para quem está turistando na cidade.

A partir da Estação de Trem de Modena Central (menos de 1km)

De Ônibus: As linhas 1, 3 e 9 levam você até o museu. Desça na segunda parada, na Via Caduti in Guerra, siga a pé até a Via Muzzioli, vire à direita e então à esquerda na Via Soli.

A Pé: Após deixar a estação, siga à esquerda pela Via Crispi. Ao chegar na rotatória, mantenha-se à direita e escolha entre:

  • Virar à esquerda na Via Mazzoni e à direita na Via Paolo Ferrari.
  • Continuar direto para o Piazzale Natale Bruni, virando à esquerda na Via Malagoli e à direita na Via Paolo Ferrari.

Da Estação Rodoviária de Modena (mais de 2Km)

De Ônibus: Pegue as linhas 1, 9 ou 760, desça na primeira parada após a estação de trem, na Via Caduti in Guerra, e:

  • Atravesse para chegar na Via Piave, siga para a Via Mazzoni e vire à direita na Via Paolo Ferrari OU
  • Continue direto até Piazzale Natale Bruni, e siga pela Via Malagoli virando depois à direita na Via Paolo Ferrari.

A Pé: Caminhe em direção das plataformas e vire à direita na Viale Monte Kosica (em direção à estação de trem). Prossiga por cerca de 1 km, cruzando a segunda rotatória e continuando pela Via Piave, depois:

  • Virar à esquerda na Via Mazzoni e à direita na Via Paolo Ferrari OU
  • Continuar direto para o Piazzale Natale Bruni, virando à esquerda na Via Malagoli e à direita na Via Paolo Ferrari.

Do Casello Modena Nord da Autoestrada

Leia: dicas para alugar carro na Italia

Se você vai dirigindo e vai pegar a estrada rápida, essa é para você:

Seguindo as placas para o centro da cidade, entre na tangencial e pegue a saída nº 6 para “Quartiere Crocetta”. No segundo semáforo, vire à esquerda na Via Ciro Menotti e, após o viaduto, vire à direita na Via Paolo Ferrari.

Estacionamento no MEF

O Museu Enzo Ferrari dispõe de um estacionamento gratuito localizado na entrada do museu, na Via Giuseppe Soli 101. Há outro estacionamento gratuito próximo ao museu na mesma rua. Vale lembrar que os horários de funcionamento do estacionamento gratuito interno são:

Das 09:30 às 18:00 (1 de outubro a 30 de abril)
Das 09:39 às 19:00 (1 de maio a 30 de setembro)

Do Aeroporto de Bolonha

O aeroporto mais próximo é o de Bolonha (BLQ). A partir daqui, você pode pegar um Shuttle Bus especial que vai diretamente para a estação de trem de Modena, ou um ônibus urbano para a estação ferroviária de Bolonha Central. De Bologna Centrale, os trens para Modena normalmente levam entre 15 a 25 minutos.

Como chegar ao Museu Ferrari em Maranello

O Museu Ferrari está situado na Via Dino Ferrari 43 em Maranello, aproximadamente 18 Km distante de Modena, e está localizado a poucos passos das fábricas da Ferrari e da Pista de Fiorano.

Uma visita proporciona um vislumbre autêntico da história, do presente e do futuro da Ferrari, e mesmo para aqueles que não são fãs de automobilismo, a energia do lugar é palpável e envolvente.

Maranello, uma cidade italiana na região da Emília-Romanha, é sinônimo de Ferrari. Para os aficionados por carros e, especificamente, pela Ferrari, visitar o Museu Ferrari é uma experiência imperdível. Abaixo, estão algumas direções sobre como chegar ao museu e imergir no mundo deslumbrante das máquinas velozes.

De Carro

Via Autoestrada A1 Milano-Napoli: pegue a saída Modena Nord, siga pela Tangenziale na direção de Abetone-Sassuolo. Siga as indicações para Maranello-Formigine, vire à esquerda e prossiga até alcançar a Strada Provinciale Giardini. Em seguida, vire à direita e continue por 3 km em direção a Maranello.

Para GPS, utilize o endereço: Via A. Dino Ferrari 43.

De Trem

Pegue um trem em direção a estação Modena.

Ao sair da estação ferroviária, existe a opção de pegar um ônibus que faz o traslado da estação ferroviária até o Museu Ferrari em Maranello que sai do ponto n. 4. O transfer pára também no Museu Casa Enzo Ferrari em Módena. O serviço é vendido pela Get Your Guide.

Leia também: Calendário de F1- as corridas de Fórmula 1 na Italia

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorNitto ATP Finals em Turim – Ingressos e curiosidades sobre o grande encontro do tênis masculino
Próximo artigo64º Salão Náutico de Gênova 2024

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheço vários meninos que adorariam visitar o Museu da Ferrari e dirigir uma.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here