24/02/2022 – Se você queria saber quais são as vacinas aceitas na Italia contra o covid-19 chegou ao lugar certo. Aqui você vai ver a lista das vacinas explicadas em português com relativo link para a fonte oficial da informação na Italia.
ATENÇÃO: NOVIDADES GREEN PASS NA ITALIA A PARTIR DE 1º de MAIO DE 2022, LEIA AQUI.

Vacinas aceitas na Italia contra o Covid-19
Atualmente as vacinas aceitas na Italia são as seguintes:
– vacinas reconhecidas pela EMA – Agência Européia de Medicamentos (ver Anexo no. 1 da Circular);
– Covishield (Serum Institute of India), produzido sob licença pela AstraZeneca;
– R-CoVI (R-Pharm), fabricado sob licença da AstraZeneca;
– Covid-19 vacina-recombinante (Fiocruz), produzido sob licença pela AstraZeneca.
No dia 23/09/2021 o Ministero della Salute reconheceu com essa Circolare a equivalência de algumas vacinas aplicadas por outros países, incluindo a vacina da Fiocruz do Brasil, que também são consideradas válidas na Italia. São elas:
- Covishield (Serum Institute of India), produzida sob licença pela AstraZeneca
- R-CoVI (R-Pharm), produzida sob licença pela AstraZeneca
- Covid-19 vaccine-recombinant (Fiocruz), produzida sob licença pela AstraZeneca.
Os certificados de vacinação, em formato papel ou digital, devem ser em pelo menos uma das seguintes línguas: italiano, inglês, francês, espanhol ou alemão. Não existe nenhuma referência que diga que aceitam diretamente certificados redigidos em português.
Abaixo compartilho uma cópia da Circolare com vocês, que por via das dúvidas podem imprimir ou salvar caso quem solicite a sua vacina não esteja informado sobre as últimas novidades (é raro, mas pode acontecer). Link ao documento original: Circolare 23/09/2021 .
Green Pass na Italia
– Os cidadãos italianos (inclusive os residentes no exterior) e seus familiares coabitantes, independentemente de estarem registrados no Serviço Nacional de Saúde ou no SASN (Assistência Sanitária à Tripulação Aérea), e todas as pessoas registradas a qualquer título no Serviço Nacional de Saúde que tenham sido vacinadas no exterior com as vacinas acima ou que tenham se recuperado da COVID-19 no exterior, poderão solicitar, se já estiverem em território italiano, a emissão do Green Pass, indo às autoridades sanitárias locais de competência territorial;
– todos os outros cidadãos estrangeiros vacinados no exterior com as vacinas acima mencionadas terão o direito de acessar, em território italiano, todos os lugares e serviços para os quais o Green Pass é necessário. Para serem reconhecidos como equivalentes ao Green Pass, os certificados sobre a vacina recebidos no exterior devem conter as seguintes informações: dados de identificação do titular, dados sobre a vacina, data(s) de administração da vacina, dados de identificação da pessoa que emitiu o certificado; também devem ser escritos em italiano, inglês, francês, espanhol ou alemão ou, se forem emitidos em outro idioma, devem ser acompanhados de uma tradução juramentada.
Não esqueça que se você vai fazer escala em outros países antes de vir para a Italia deve se informar se o tipo de vacina que você fez é aceito nesses outros países também.
Leia também: Quando turistas brasileiros poderão entrar na Italia
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem


@Sabrina
A primeira coisa a saber é quando você viajará para a Italia?
Isso porque as regras atuais para o Green Pass são válidas apenas até o dia 31 de março de 2022 e estão para ser modificadas nas próximas semanas porque o “Estado de Emergência por pandemia” vence no dia 31 de março e não será renovado na Italia. Mas o governo ainda deve esclarecer o que vai acontecer a partir de 1º de abril de 2022.
Em relação ao green pass, no momento ele é obrigatório apenas para crianças a partir de 12 anos. Teoricamente isso significa que com menos de 12 anos você não precisa mostrar nada. Mas é melhor checar com a companhia aérea, de trem ou com a agência de viagens que está vendendo o serviço para você (se a data da sua viagem for após 1º de abril eles ainda não vão saber te responder porque estamos dependendo das novas regras que estão para ser divulgadas pelo Governo).
Em relação a terceira dose da Pfizer precisa ver quando a dose foi feita porque existem prazos de validade da vacina para fins de green pass. Pesquise no site oficial: https://www.dgc.gov.it/web/
Também aproveito para informar que desde o início de março não é mais obrigatório emitir um green pass por parte de cidadãos brasileiros.
De acordo com as novas regras: “todos os outros cidadãos estrangeiros vacinados no exterior com as vacinas acima mencionadas terão o direito de acessar, em território italiano, todos os lugares e serviços para os quais o Green Pass é necessário. Para serem reconhecidos como equivalentes ao Green Pass, os certificados sobre a vacina recebidos no exterior devem conter as seguintes informações: dados de identificação do titular, dados sobre a vacina, data(s) de administração da vacina, dados de identificação da pessoa que emitiu o certificado; também devem ser escritos em italiano, inglês, francês, espanhol ou alemão ou, se forem emitidos em outro idioma, devem ser acompanhados de uma tradução juramentada.”
Leia detalhes aqui: https://www.brasilnaitalia.net/2021/12/obter-o-super-green-pass-na-italia.html
Espero ter esclarecido pelo menos uma parte das suas dúvidas,
Saudações da Toscana,
Barbara
Olá, tudo bem?
Pode me ajudar? Não encontro informações claras no site do consualdo.
A Coronavac não entra na lista, mas ouvi dizer que a terceira dose da Pfizer é aceita. Isso procede?
Consigo emitir o Green Pass com isso?
Criança de 10 anos precisa desse Green Pass? Ela pode entrar apenas com o antígeno 24h?
Para viajar de trem de Milão para Lugano num bate e volta, preciso fazer novo antigeno pra voltar pra Itália?
DEsculpe as perguntas, mas não consigo respostas.
Muito obrigada
[…] Veja aqui o elenco de vacinas aceitas pela Italia […]
[…] Veja também quais são as vacinas válidas na Italia […]
[…] Veja aqui as vacinas aceitas na Italia […]
[…] Para poder obter o Super Green Pass é importante que você tenha completado o ciclo de vacinação com vacinas aceitas na Italia. […]