Milão é uma ótima base para passeios no norte da Italia. Existem muitas cidades bacanas para conhecer e você pode reservar alguns dias da sua viagem para fazer passeios nos arredores. Aqui 5 ideias de excursões saindo de Milão.
Índice
1 – Excursão Lago de Como saindo de Milão
Quer coisa mais agradável do que passear à beira de um lago rodeado pelas montanhas dos Alpes e pelos lindos edifícios históricos italianos? Tudo isso a aproximadamente 1 hora de distância de Milão.

O Lago de Como é o terceiro maior lago da Italia e é rodeado por diversas cidades, a mais famosa é Como, conhecida também por ser a cidade natal de Alessandro Volta, o inventor da pilha.
Às margens do lago de Como você poderá admirar também as mansões de famosos com seus maravilhosos jardins floridos, plantas exóticas e raras. Por exemplo a casa de George Clooney, a Villa Oleandra, fica na cidadezinha de Laglio. A Villa Olmo, ao lado de Como, recebeu convidados potentes como Napoleão Bonaparte; a Villa Serbelloni é propriedade da importante família Rockfeller desde 1925.
Durante a sua visita você pode fazer um passeio de barco no lago, poderá pegar um funicular até Brunate ou simplesmente passear em outras cidadezinhas como Cernobbio, Gravedona, Bellagio, Lecco.
Existem diversas opções para uma excursão em Como. A mais fácil de todas é reservar um tour particular ou em grupo com um “cicerone” que já te leva para conhecer as principais atrações e você não precisa pensar em mais nada.
Reserve agora a sua excursão para o Lago de Como em grupo com a Get Your Guide


Existe também a possibilidade de ir até Como de trem. Entre abril e outubro existem mais opções de saídas diárias, de qualquer modo você pode por exemplo pegar um trem em Milano Cadorna que te leva diretamente até Como Lago.
Você vai levar aproximadamente 1 hora de viagem de trem e gastar cerca de 10 euros ida e volta. Para pesquisar várias opções de estações e horários visite o site da Trenitalia.
Leia também nosso artigo com dicas de passeios de barco no Lago de Como
2 – Excursão Verona e Lago de Garda saindo de Milão
A dica de hoje é uma excursão para visitar Verona, mas como o Lago de Garda fica no caminho, a gente não pode deixar de incluí-lo no roteiro, não é mesmo?

Verona é uma cidade antiquíssima e rica de história. Uma das principais atrações de Verona é a Arena, uma espécie de mini-coliseu construído pelos Antigos Romanos aproximadamente 2000 anos atrás.
Para quem gosta de uma história de amor, quem resiste uma visita a famosa varanda da residência dos Capuleti, onde dizem ser o local em que Romeu chamava por sua amada Julieta na história que Shakespeare escreveu entre 1594 e 1596?
Depois do almoço você pode encerrar o dia passeando às margens do Lago de Garda. Existem diversas cidadezinhas charmosas à beira do lago, mas se você depois volta para Milão as melhores opções de parada são em Sirmione e Desenzano del Garda. Para quem gosta de vilarejo fortificado, Sirmione é um prato cheio. Quem quiser fechar com chave de ouro o dia pode ainda incluir um passeio de barco no lago.
Reserve a sua excursão para Verona e Lago de Garda em grupo através da Get Your Guide
Existem trens de alta velocidade que vão de Milão até Verona em aproximadamente 1 hora e 15 minutos (as linhas tradicionais de trens levam cerca de 2 horas para fazer o trecho). As passagens de trens custam a partir de Euro 12,75 o trecho. Depois de Verona você pode pegar um trem até Desenzano del Garda-Sirmione (passagens a partir de Euro 4,45 por trecho).
As passagens de trem podem ser compradas através do site da Trenitalia.
Se você prefere dirigir, não deixe de ler nossas dicas sobre alugar carro na Italia.
3- Excursão Bernina Express Tirano e S. Moritz saindo de Milão
Que tal dar uma esticadinha da Italia até a Suíça passando pela Ferrovia Rética que está na lista UNESCO de Patrimônios da Humanidade?

O ponto forte desta excursão saindo de Milão é a viagem de trem. Mas não um trem qualquer: você vai embarcar no famoso trenzinho vermelho, o Bernina Express, que passa por cenários de tirar o fôlego e é conhecida como a viagem de trem mais íngreme do mundo.
O Bernina Express liga a cidade de Tirano até Saint Moritz. Isso significa que para pegar o Bernina Express você vai ter que ir primeiro até Tirano.
Existem excursões organizadas que te levam de ônibus ou carro particular de Milão até Tirano e de lá você pega o Bernina até Saint Morirtz. Depois o retorno costuma ser feito de ônibus diretamente até Milão.
Reserve a sua excursão Bernina Express com Tirano e St. Moritz através da Get Your Guide

Ao chegar em Saint Moritz você vai poder passear no centrinho ou fazer um passeio à beira do lago. E claro, tirar muitas fotos porque o cenário é maravilhoso.
Difícil dizer se o panorama é mais bonito na primeira, verão, outono ou inverno.



Se você prefere fazer por conta própria você pode reservar suas passagens de ida e volta no trem Bernina Express aqui . Você vai gastar Euro 70,00 por pessoa para o trecho Tirano-St. Moritz (ida e volta). Para chegar até Tirano você pode pegar um trem em Milano Centrale, a passagem é vendida pela Trenitalia e custa a partir de Euro 11,50 por trecho (Euro 23,00 ida e volta). Você vai reparar que não é possível comprar o trecho Tirano-St. Moritz através da Trenitalia.
4- Excursão Gênova e Portofino saindo de Milão
Uma excursão saindo de Milão para conhecer o estado da Liguria. Em um único dia você vai conhecer a maior cidade da Liguria e também um vilarejo à beira mar badaladíssimo.

Nossa dica é fazer uma excursão saindo de Milão até Gênova, o maior porto marítimo da Italia. E depois quem sabe dar uma esticadinha de barco até um vilarejo charmoso à beira mar frequentado por Vips: é claro que estamos falando de Portofino.
Geralmente este tipo de passeio para Portofino não é indicado no inverno. Por isso as agências que organizam excursões oferecem os passeios até o final de outubro e recomeçam a vender saídas a partir de abril.
Reserve agora a sua excursão para Genova e Portofino em grupo através da Get Your Guide



É possível ir de Milão até Genova de trem: a viagem dura aproximadamente 1 hora e meia e custa a partir de Euro 9,90 por pessoa por trecho. Você pode comprar as passagens diretamente no site da Trenitalia.
Quer passar uma ou mais noites na ciadade? Então confira nossas dicas de hotéis em Gênova!
Se quiser continuar de trem até Portofino deverá comprar um outro trecho de trem até a estação S. Margherita Ligure – Portofino (aproximadamente 30 minutos e a partir de Euro 3,00 por trecho por pessoa) e depois pegar um ônibus até o centro de Portofino veja horários e tarifas aqui.
5- Excursão Cinque Terre saindo de Milão
Para quem viaja para Milão entre abril e outubro uma ótima pedida é fazer uma excursão para Cinque Terre, Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Você terá a possibilidade de respirar ar de mar, ver e fotografar ao vivo um dos cartões postais da Italia e quem sabe até fazer um banho de mar se as condições climáticas permitirem!
Cinque Terre é a cidade dos cinco vilarejos Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. É possível percorrer os cinco vilarejos via mar com barcos particulares ou públicos ou via terra, de carro ou trem.
Geralmente o passeio para Cinque Terre não é recomendável no inverno, por isso as agências que organizam excursões tem saídas apenas até o final de outubro e recomeçam a vender o passeio a partir de abril. Falamos sobre isso em um artigo aqui do site chamado “Vale a pena ir a Cinque Terre no inverno?”.
Reserve sua excursão para Cinque Terre saindo de Milão através da Get Your Guide



Uma outra opção é pegar um trem de Milão até La Spezia, a viagem dura aproximadamente 3 horas e 15 minutos e sai a partir de Euro 12,90 por trecho por pessoa no site da Trenitalia.
A partir de La Spezia você pode fazer um passeio de barco para curtir seu dia no mar.
Se você viaja no inverno leia: Vale a pena ir para Cinque Terre no inverno?
As melhores excursões saindo de Milão
Existem dezenas de possibilidades de excursões saindo de Milão.
Reserve uma excursão para Stresa, Alpes e Lago Maggiore saindo de Milão através da Get Your Guide
Milão é rodeada por montanhas, lagos e está relativamente próxima ao mar.
Neste artigo selecionamos 5 ideias para você. Na nossa opinião são as melhores excursões saindo de Milão porque você encontra diversas opções de tours particulares ou em grupo, ou pode até organizar a viagem por conta própria, se preferir.
Geralmente os milaneses vão passar o verão italiano no estado da Liguria. Se você viaja durante os meses mais quentes do ano na Italia faça como os milaneses e vá curtir Cinque Terre ou quem sabe Genova e Portofino.
Leia também: 15 atrações de Milão que não podem ficar de fora da sua viagem
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
Bom dia Marilda, tudo bem?
Parma está no caminho de Milão para Florença, já o Lago de Como, embora seja próximo a Milão está do lado oposto.
Até dá para fazer Lago de Como + Parma até Florença no mesmo dia, mas eu optaria por uma segunda cidade no caminho de Milão para Florença, como por exemplo Modena ou Bolonha.
O Lago de Como você pode encaixar em um eventual dia anterior, dependendo do seu roteiro.
Vale lembrar também que no outono começa a escurecer mais cedo e pode ter nevoeiro à noite então aproveite as horas mais iluminadas para passear.
Espero ter ajudado,
Saudações da Toscana,
Barbara
Olá
Bom dia
No dia 10 de outubro de 2023 iremos eu e minhas duas irmãs de Milão até Florença de carro.
Solicito uma informação:
Saindo de Milão no período da manhã, pela sua experiência, dá para passar no Lago di Como e na cidade de Parma para um roteiro de degustação do presunto, queijo e vinagre balsâmico?
Grata por sua atenção.
Marilda Duarte