Como chegar à ilha de Elba – A encantadora Ilha de Elba, parte do Arquipélago Toscano na Itália, é um destino de férias disputado entre os europeus em busca de lindas praias, cultura e comida boa. Existem várias maneiras de chegar à Ilha de Elba, seja de carro, moto, camper, ônibus, trem ou avião. Aqui, fornecemos um guia abrangente sobre como chegar à ilha e o que esperar durante sua viagem.

Como chegar à ilha de Elba

Existem basicamente duas maneiras para chegar a ilha de Elba: via mar ou via aérea.

Para quem prefere chegar na ilha de Elba via mar existe a possibilidade de pegar os barcos públicos chamados traghetti (transporte de pessoas e veículos) ou aliscafi (transporte apenas de pessoas) que aqui chamamos de balsa, para facilitar a compreensão. Mas nada impede que você alugue um iate de luxo ou veleiro e vá até a ilha com o seu barco.

Quem usa a balsa pode chegar até o porto de carro, trem ou ônibus.

Já quem prefere viajar de avião até a ilha de Elba existe um pequeno aeroporto na ilha, onde aterram aviões pequenos.

Abaixo você encontra os detalhes de cada uma dessas opções.

Viajar para a ilha de Elba de balsa

O porto de Piombino Marittima no continente é o ponto de embarque principal para aqueles que desejam viajar à Ilha de Elba. Já o principal porto de desembarque na illha de Elba é Portoferraio.

Veja horários e reserve sua balsa para a ilha de Elba aqui

Servizio traghetti a cura di Traghettilines

Durante o inverno, as viagens são menos frequentes, mas a partir da Páscoa até meados de outubro, as partidas se intensificam, oferecendo um serviço frequente durante o verão.

A viagem de balsa dura aproximadamente uma hora, cobrindo a distância de cerca de 9 quilômetros entre a Ilha de Elba e o continente. Os portos de chegada na ilha são Portoferraio (o principal, no lado norte da ilha), Rio Marina e Cavo (no lado leste).

Há também a opção de um serviço de barco mais rápido, conhecido como aliscafo, que apenas transporta passageiros, chegando a Cavo e Portoferraio em apenas 30 minutos.

Além disso, há um serviço de balsa semanal do porto de Bastia, na Córsega, a Portoferraio durante o verão, operado pela Corsica Ferries.

balsa para a ilha de Elba

É geralmente recomendado comprar passagens de balsa online, especialmente se você pretende levar um veículo para a ilha ou viajar durante a alta temporada turística.

Como chegar ao porto de Piombino Marittima

Carro

A maneira mais confortável de ir até o porto de Piombino Marittima é de carro, mas lembre-se que existe um custo adicional para embarcar o carro na balsa e que não é simples estacionar o carro na ilha de Elba (prefira um hotel com estacionamento particular). Você pode ler algumas dicas para alugar carro na Italia aqui

Para quem prefere viajar de trem existe uma estação ferroviária chamada Piombino Marittima que fica bem próxima ao embarque dos barcos para a ilha de Elba.

Trem

Se você está fazendo um tour de trem pela Toscana é recomendável organizar a sua viagem a partir de Pisa (aprox. 1 hora e 50 minutos de viagem). Para quem sai de Florença é necessário efetuar pelo menos uma troca de trem e a viagem dura aproximadamente 3 horas. Siena também é fora de mão: você precisará trocar 2 ou 3 vezes de trem e poderá levar mais de 4 horas.

Para quem vai de trem de Roma (Termini) até a estação Piombino Marittima vai ter que fazer apenas 1 troca de trem e a viagem dura a partir de 3 horas e 16 minutos.

Você pode comprar as passagens de trem através da app ou website da Trenitalia.

Ônibus

Existem empresas de ônibus saindo de cidades como Milão, Florença, Siena e Grosseto que vão até o Porto de Piombino Marittima.

A companhia de ônibus que vai de Milão a Piombino Marittima é a Autostradale e a Arzillibus.

Para saídas de Florença, Siena e Grosseto é possível consultar o site da Tiemme S.p.A.

Viajar para a ilha de Elba de avião

A linha será encerrada em 31 de outubro de 2023!

Existe um aeroporto na ilha de Elba em Marina di Campo. Trata-se de um aeroporto particular aberto ao trânsito comercial de voos. O código IATA do Aeroporto da Ilha de Elba é EBA.

A companhia aérea Silver Air opera voos regulares da Ilha de Elba para Pisa e Florença durante todo o ano.

Há voos sazonais da Elba para Milão (Linate) e Bolonha de Junho a Setembro.

Tarifas especiais estão disponíveis para residentes, estudantes, fins médicos e nativos da Ilha de Elba, com bagagem incluída.

No verão de 2023, haverá voos de Lugano para a Ilha de Elba, com uma duração de 1h30 de voo.

Viajar de barco particular para a Ilha de Elba

Finalmente, vale a pena lembrar que a Ilha de Elba está cercada pelo mar, proporcionando pontos de ancoragem para aqueles que preferem chegar à ilha em seu próprio barco, seja a vela ou motorizado.

Como chegar à Ilha de Elba na Toscana

Agora que você conhece todas as opções disponíveis para chegar à Ilha de Elba, está na hora de começar a planejar sua viagem a este encantador destino italiano. Independente de como você escolha viajar, a Ilha de Elba promete ser um lugar que deixará lembranças inesquecíveis.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorCaetano Veloso em Roma para um show imperdível
Próximo artigoTransporte público na Italia – Novidades Verão 2023
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here