A Ilha de Elba é uma ótima escolha para as férias de verão na Toscana, Itália: possui mais de 150 praias em versão com areia, com pedrinhas ou com acesso direto das rochas para o mar. Leia o artigo para ficar por dentro das nossas dicas

O que ver na Ilha de Elba

Difícil dizer qual a praia mais incrível da ilha de Elba: Sansone, Biodola, Marina di Campo, Cavoli, Fetovaia são apenas algumas das que merecem a visita!

Praia de Cavoli na Ilha de Elba: areia e mar cristalino que parece piscina
Praia de Cavoli, na Ilha de Elba, uma opção para quem gosta de praia com areia. Foto de julho de 2020 pela manhã: ao vivo parecia ainda mais uma piscina!

Geralmente em uma primeira viagem para a ilha de Elba a diversão dos turistas é dar a volta na ilha de carro ou vespinha para conhecer todas as praias.

Praia delle Ghiaie na cidade de Portoferraio: versão para quem gosta de pedrinhas.
Foto da praia de Ghiaie na cidade de Portoferraio com pedrinhas. A foto foi tirada no dia 26/07/2020 às 08:40 da manhã logo quando chegamos

Transporte até a ilha de Elba

Aqui no Brasil na Italia tem um artigo completo sobre Como chegar à Ilha de Elba na Toscana. Mas basicamente a forma principal de transporte é um barco público.

Aproveito para confirmar que é possível embarcar para a Ilha de Elba com o seu carro saindo do porto de Piombino com destino ao porto de Portoferraio (veja horários e preços de balsas para Elba aqui). É uma boa notícia se comparada com outras ilhas italianas que não permitem o embarque de carro de não residentes durante o verão como a ilha de Capri, por exemplo.

Por outro lado em Elba nem sempre é fácil encontrar uma vaga para estacionar o carro durante a alta estação. Se você preferir pode alugar um scooter diretamente na ilha ou usar o transporte público.

A nossa estadia em Elba em julho de 2020

Já fiz uma boa volta ao redor da ilha em outras viagens para Elba: aqui tem por exemplo algumas fotos que tirei de Elba em 2011. Mas desta vez com as crianças optei por uma versão mais relax: hotel na frente da praia, com pensão completa, serviço na praia de guarda-sol e espreguiçadeiras para poder chegar, estacionar o carro e só pegar o carro novamente uma semana depois. As praias que vimos foram durante uma passagem rápida no dia de chegada e saída da ilha e durante nossos passeios de barco.

Eu (Barbara Bueno) na praia de Procchio, na ilha de Elba
Foi uma semana “difícil”: acordar, comer, ir a praia, comer, ir a praia, comer e descansar. Aqui a minha foto pela manhã, ainda meio sonada na praia de Procchio. Quem tirou foi a minha caçula Aurora!

Nós ficamos hospedados por 7 noites no Hotel Delfino que fica em frente a praia de Procchio e foi uma escolha com excelente custo benefício. O Delfino é um hotel 3 estrelas simples, mas com uma localização fantástica a poucos passos da praia de areia macia e branquinha, possui um estacionamento gratuito para clientes, está sempre limpinho e come-se muito bem. Meu marido, que é um italiano chato para comer, só fez elogios. O serviço no restaurante era rápido e atencioso. A nossa reserva tinha incluído o serviço de praia (um guarda-sol e duas espreguiçadeiras no beach club em frente ao hotel). Era realmente 2 minutos de caminhada do nosso quarto até o guarda-sol.

Aproveito para lembrar quem está acostumado com os hotéis do Brasil que fornecem toalhas de praia que você troca assim que se molham: aqui na Italia, em hoteis 3 estrelas é normal que você que leve sua toalha de praia de casa (no quarto é claro que eles fornecem a toalha, mas você não pode levar a toalha do quarto para a praia, nem tentei porque pegaria super mal). Outro ponto a favor do hotel é que na recepção e restaurante tem atendimento em português!

Para quem procura um pouco mais de sofisticação eu recomendo o Hotel del Golfo em Procchio, um 4 estrelas com piscina, possui campo de tênis e futebol e um miniclub para as crianças. Ficava ao lado do nosso hotel, também de frente para a praia. Mas se você está realmente podendo não deixe de dar uma olhada no Hotel Hermitage um 5 estrelas top (na praia Biodola).

Como é a praia de Procchio

A praia de Procchio fica em Marciana Marina com areia fina e clara. O mar é transparente e maravilhoso, no verão muitos barcos vem passar o dia nesta praia.

O mar na praia de Procchio, Ilha de Elba, Toscana, Itália

Tem uma área com beach clubs e outra de praia livre e gratuita onde você pode estender a sua toalha e guarda-sol sem pagar.

Nós ficamos no beach club do Hotel Delfino que se chama Dolphin Bay com guarda-sol e espreguiçadeiras e um bar para um lanche rápido ou um drink. Existe também um restaurante ao lado do bar.

Para quem fica entediado no guarda-sol (caso do meu marido) existe a possibilidade de alugar um windsurf, catamarã, pedalinho e outros acessórios para atividades esportivas no mar. Minha filha Gaia de 8 anos começou um curso de windsurf com uma vela de 2 metros levinha com a a Scuola Windsurf Elba do Daniele e Corrado.

Abaixo um dos professores dela de windsurf em Procchio: se chama Daniele.

O pôr do sol em Procchio também é fantástico, olha aqui uma outra foto que compartilhei no Instagram:

Outras atrações da Ilha de Elba para o seu verão italiano

Relitto di Pomonte

Se você não tem medo de nadar com os peixes, pegue o seu snorkel e vá até o Relitto di Pomonte. Dá para chegar com um tour em barco, de pedalinho…

A história é a seguinte: em 1972 o cargueiro italiano de 499 toneladas chamado Elviscott que ia de Nápoles até Marselha naufragou. Hoje é possível nadar com os peixes e não é necessário ser um expert em mergulho para apreciar a beleza do fundo do mar porque o navio está a apenas 12 metros de profundidade. Fiz abaixo um breve vídeo para dar uma ideia da maravilha:

A melhor granita da ilha de Elba

Para mim é a granita de pêssego da sorveteria Zero Gradi que fica em Marina di Campo. Infelizmente só descobri no último dia. Eu estava tomando um sorvete sentada dentro da loja quando vi que a funcionária não parava de descascar pêssegos. Daí mostrei para o meu marido que é um guloso e ele, que estava tomando um maxi-sorvete, ao terminar pediu a tal granita de pêssego. Era tão gostosa que eu também pedi uma para mim! Adoro granita e essa estava um espetáculo!

A ilha de Napoleão Bonaparte

Para quem gosta de história… depois da batalha de Lipsia, seguido pelo tratado de Fontainbleau de 14 de abril de 1814, Napoleão Bonaparte que até o momento era o Imperador de toda a Europa foi obrigado a abdicar do trono da França e aceitar o império da Ilha de Elba.

Atenção: Napoleão Bonaparte não foi para a ilha como prisioneiro, mas a escolheu para o seu exílio e trouxe muitas inovações para a ilha. Quem quiser pode visitar os lugares símbolo de Napoleão em Elba…

Eventos típicos na ilha de Elba

Todos os anos acontecem também eventos típicos como o desfile típico na Cala dell’Inamorata no dia 14 de julho.

Por hoje é isso. Até o próximo post!

Leia também nossos artigos sobre outras ilhas do arquipélago toscano:
Giannutri
Giglio

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorPaulo Betti em Autobiografia Autorizada: peça imperdível e acessível com uma conexão internet!
Próximo artigoRetomada dos cruzeiros na Italia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here