A estação ferroviária de Roma San Pietro passou por uma significativa requalificação em preparação para o Jubileu 2025. Se você vai viajar para Roma em breve, fique por dentro das novidades e leia o artigo até o final.
Índice
A Requalificação da Estação Roma San Pietro
O projeto de requalificação da estação Roma San Pietro, conduzido pelo Grupo FS, recebeu um investimento total de 11 milhões de euros, sendo 1,7 milhão proveniente dos fundos giubilari. A modernização foi finalizada após um ano e meio de trabalho sem interrupção dos serviços ferroviários.
Veja aqui os horários de saída e chegada dos trens na Estação Roma San Pietro

O projeto incluiu melhorias tanto nas áreas internas quanto externas da estação, com foco em acessibilidade, intermodalidade e sustentabilidade.

Entre as principais mudanças, destacam-se:
- Acessibilidade ampliada para pessoas com mobilidade reduzida;
- Modernização dos espaços de trânsito e espera, incluindo reforma estrutural dos solai e implantação de nova iluminação;
- Requalificação de três passagens subterrâneas e escadas de acesso aos marquises;
- Renovação da sinalização, com informações mais claras para passageiros;
- Melhoria nas áreas externas, incluindo a remodelação do piazzale em frente à estação e do acesso via Clivio di Monte del Gallo e Via Gregorio VII.


A requalificação faz parte de um plano mais amplo de modernização das infraestruturas ferroviárias, alinhado com o Plano Estratégico 2025-2029 do Grupo FS, que visa tornar a mobilidade mais eficiente, acessível e sustentável.
O evento de inspeção da estação contou com a presença de figuras importantes, como o Prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, o Presidente do Grupo FS, Tommaso Tanzilli, e o Comissário Extraordinário do Governo para o Jubileu. O prefeito destacou a relevância do projeto, afirmando que a intervenção vai além da estação em si, representando uma grande transformação urbana e melhorando a conexão ferroviária com outros modais de transporte.
“San Pietro, onde param 254 trens por dia, agora é uma estação mais organizada e moderna. Isso reforça a ideia de integrar a rede ferroviária como uma verdadeira metrô de superfície para Roma”, afirmou Gualtieri.

Já Tommaso Tanzilli, presidente do Grupo FS, ressaltou a importância do investimento na mobilidade, enfatizando que essa intervenção é um passo essencial para um sistema de transporte mais eficiente e preparado para eventos de grande porte como o Jubileu 2025.
A requalificação da estação Roma San Pietro representa um avanço importante na infraestrutura de transporte da capital italiana, preparando a cidade para receber milhões de peregrinos e turistas durante o Jubileu.
Distância da estação Roma San Pietro a Praça São Pedro no Vaticano
A estação ferroviária Roma San Pietro fica a aproximadamente 15 minutos de caminhada até a imponente Piazza San Pietro, no Vaticano.

Distância da estação Roma San Pietro aos Museus do Vaticano
Para quem vai visitar os Museus do Vaticano a distância é um pouco maior e são necessários quase 30 minutos de caminhada. Veja no mapa:

Distância da estação Roma San Pietro até o Castel Sant’Angelo
Uma outra atração muito famosa nos arredores da estação Roma San Pietro é o Castelo do Santo Ângelo que fica a aproximadamente 22 minutos de caminhada, como você pode ver no mapa abaixo:

Trem direto para a estação Roma San Pietro: saindo de onde?
A estação Roma San Pietro é uma estação ferroviária que liga este cantinho de Roma próximo ao Vaticano a outros importantes destinos italianos.
Cruzeiristas em Roma: Quem faz uma viagem de navio pela costa italiana vai gostar de saber que existe um trem regional de Civitavecchia até Roma San Pietro que faz o percurso em aproximadamente 50 minutos e custa apenas Euro 4,60 por pessoa.
Para quem sai da Toscana: Existe um trem direto que vai de Pisa Centrale até a estação Roma San Pietro: a viagem dura aproximadamente 3 horas e 40 minutos e a passagem em segunda classe custa Euro 25,15.
Leia sobre a Promo Italia in Tour ideal para quem pretende pegar vários trens regionais
Outras estações de Roma: é possível pegar um trem para Roma San Pietro saindo de Roma Termini, Roma Tiburtina ou Roma Ostiense, por exemplo. No entanto, dependendo do ponto de saída é mais interessante pegar o metrô. Os ônibus hop-on hop-off em Roma também podem ser uma alternativa para quem quer ver os principais pontos turísticos de Roma em pouco tempo.
E ainda de outras charmosas cidades fora da rota turística da maioria dos turistas brasileiros como Viterbo, Bracciano ou Grosseto.
Leia também: Dicas de Hotéis em Roma com ótimo custo-benefício
Esse artigo pode ser útil para alguma pessoa que você conhece? Então compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho. Obrigada!
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem