Início Diário Viagem Viagem: como fazer a mala no mês de junho

Viagem: como fazer a mala no mês de junho

11

Continuo aqui a idéia de relatar mes a mes como anda a temperatura na Italia para que os proximos viajantes possam arrumar as malas sem exagerar no peso. :) Aproveito para fazer uma ressalva: os jornais tem anunciado que este nao sera um verao particularmente quente, comparado com os anos anteriores.

Durante o mes de junho a temperatura media foi de 25°C, alguns dias chegando a quase 30°C. Apesar da temperatura nao ser exageradamente elevada, em Florença particularmente existe a sensaçao “panela de pressao”. Como a cidade encontra-se em um vale e alem disso eh umida, durante o verao vem uma sensaçao de falta de ar, de estar cozinhando.

Para dormir, no maximo um lençolzinho, ate o edredon de primavera ja foi parar dentro do armario.

Na hora de fazer as malas, aposte em roupas leves: camisetas de manga curta, shorts, sandalias. Mas tambem camisas de manga comprida de tecidos leve e calça comprida porque a noite, dependendo de onde voce for, pode encontrar um ventinho fresco.

Casacos pesados sao praticamente desaconselhaveis, a menos que voce tenha planos de visitar outros paises europeus alem da Italia. Explico: minha mae saiu de Firenze em um dia super quente e chegou em Paris, que estava um dia horrivel, chuvoso e frio. A Italia esta bem ao sul da Europa e tende a ser um dos paises mais quentes. Eh por isso que os vizinhos europeus vem passar as ferias de verao por aqui… :)

Falando em verao, recomendaria trazer tambem um biquini/sunga e incluir no roteiro alguma cidade de praia. Ha cerca de 3 horas de Firenze, tem a ilha de Elba onde Napoleao Bonaparte passou o resto de seus dias exilado. O lugar tem historia e o mar eh bonito.

Repassando: roupas leves, manga curta e comprida, sandalias e sapatos abertos.

E como é o clima aí na sua cidade no mês de junho? Conta pra gente! Nós queremos saber o que levar na mala em uma próxima ocasião…

Leia também:
-Viagem: como fazer a mala no mês de agosto
- Viagem: como fazer a mala no mês de julho
-Viagem: o que você deve colocar na mala no mês de maio
-Alta ou baixa temporada? Escolha o melhor periodo para a sua viagem
-Guia de serviços para organizar a sua viagem pela Europa
- Como escolher a melhor forma de transporte durante sua viagem para a Italia

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas; em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Em 2010 foi a responsável pelo blog oficial da Região Toscana escrito em inglês (http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany) e atualmente trabalha com comunicação digital e tradicional. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

11 COMENTÁRIOS

  1. Dicas legais!Aqui em Porto Alegre, faz frio e dentro de 24hs pode fazer um calorão.Assim, quem vem pracá, deve trazer de tudo um pouco!Complicado,né?beijos,chica

  2. rsrs…gostei! não vejo a hora da dica de setembro (período das minhas férias na itália uuhuhhuhu) aqui em Fortaleza já choveu pra caramba (jan-junh)…agora estamos com muito sol e calor de 32° quase todo dia….pode trazer o biquini por que aqui tem muita água de coco :D
    o/

    leticia

  3. Ótimas dicas, quando estive na Itália, há dois anos, quase morri de calor em Nápoles e Costa Amalfitana, em compensação, depois fomos para Paris e tive que comprar casaco, porque embora era verão, um verão bem friozinho.
    Bjs.
    Janeisa

  4. Ola! Fazia tempo que nao lia seus posts!
    Aqui em Brescia as temperaturas estao em torno dos 29/30°C, chove toda tarde, às vezes faz sol, às vezes continua a chuva. Mas o calor sempre continua. De dia e de noite.
    No ano passado achei mais quente e seco. Chuva mesmo foi so em julho, por duas semanas.
    Preciso ir para a Isola d'Elba, por enquanto so a vi do aviao :D

  5. Que gostoso ler as mensagens de voces. Estava com saudades. beijocas a todas!
    Babi

  6. VOU PRA ROMA EM JULHO, ESTOU ACOMPANHANDO OS COMENTARIOS SOBRE O TEMPO QUENTE NO MES DE JULHO, QUANTO AQUI NO BRASIL O CLIMA EM JULHO É FRIO MESMO.
    EM SAO PAULO CIDADE DE SAO PAULO O CLIMA MUDA MUITO, É UMIDO FRIO E QUEM VIER NESSA EPOCA DEVE TRAZER AGASALHO E BOTAS. TTOUCAS E CACHECOL.MARINA
    MINHA CIDADE É INTERESSANTE. UM SELVA DE PEDRA, MAS COM MUITAS OPÇOES DE BALADAS DE SHOPPING E CINEMAS

  7. Ola,estou pretendendo ir a Italia no mes de julho.Devo ir para uma das provincias de Lombardia ou ficar por lá mesmo ou Milao.ainda nao sei direito.Caso eu vá para Lombardia (Milao) ou uma das provincias,como seria o tempo? e o que levar ? Lombardia nem pousadas ou hoteis mais em conta?
    Add o seu email no meu msn. Nao sei se vou conseguir falar diretamante com vc . Mas pode me responder por email?
    Obrigada,
    valeria

  8. Valeria,
    Nao damos consulencia particular via e-mail, mas se voce quiser seguir a conversa aqui no site é muito bem vinda.
    Julho é alto verão na Italia inteira e faz calor. Existem hotéis e pousadas em oferta, sugiro que você dê uma pesquisadinha já com as datas que te interessam no site: http://ow.ly/aJr1R
    Abs
    Barbara

  9. vou pra italia pela primeira vez a trabalho em simposio de Engenharia sanitaria -SIDISA 26/06/12,GOSTARIA saber de algumas dicas nunca estive nesse pais,estou reocupada transporte até hotel,passeios é difcil uma brasileira se comunicar???terei uns 3dias para passear vc tem aluma sugestão ficarei em Milão.
    muito obrigaduu

Responder