Imagine a seguinte situaçao: voce esta trabalhando em uma empresa qualquer na Italia. O telefone toca, voce responde e do outro lado da linha um cidadao pergunta “O senhor Fulano XYZ” trabalha ai na empresa?” Como voce deve responder?

Parto do pressuposto que o interlocutor nao pediu para falar com o Fulano XYZ. Ele simplesmente esta querendo descobrir se o cidadao trabalha ou trabalhou na empresa. O que fazer?

Independente de saber se o Fulano trabalha ou trabalhou na empresa a melhor coisa a fazer eh dizer que nao sabe. Explico: essa eh uma informaçao pessoal e divulga-la significa violar a privacy. Voce so podera divulgar uma informaçao do genero diante de um pedido oficial de algum orgao do governo.

No caso em que a policia, por exemplo, queira saber uma informaçao do genero, ela deve fazer um pedido especial e quem tem que responder eh o dono da empresa ou o dirigente responsavel. O assunto eh coisa seria!

A empresa que divulga informaçoes pessoais sem autorizaçao pode entrar em verdadeiras frias, consequentemente, isso pode ser um problema seu. Fique ligado! Em boca fechada nao entra mosca, ja dizia o ditado…

2 COMENTÁRIOS

  1. O melhor é sempre dizer "nao sei" e direcionar qualquer pergunta externa ao Recursos Humanos. Lá eles vao saber de todas as leis referentes ao que pode e ao que nao pode ser divulgado, ou entao direcionar a dúvida ao dept pertinente.

Comments are closed.