Ei ei, você já ouviu falar em Barolo? Barolo é o nome de um vinho italiano famoso no mundo inteiro. Pois bem, é também o nome de uma cidadezinha que fica em um território chamado Langhe, no estado de Piemonte aqui na Italia. Se você quer dicas para visitar Barolo leia o artigo todo até o fim.
Índice do artigo:
– Minha viagem para Barolo
– O que você não pode deixar de ver em Barolo
– Museo del Vino (Museu do Vinho)
– Museo dei Cavatappi (Museu dos Abridores de Garrafa de Vinho)
– Passeio no centrinho e compras de produtos típicos
– Hospedagem em Barolo
– Fotos da Blog Trip para Langhe e Roero #italydifferent
Minha viagem para Barolo
Em 2012 eu fui convidada pelo Ente Turismo Alba Bra Langhe Roero (lembra que eu avisei aqui?) para conhecer a terra do vinho no Piemonte. Neste estado no norte da Italia, não muito distante de Turim, encontra-se a famosa cidade do vinho Barolo.
Posso dizer que voltei apaixonada pelo lugar? A organização do evento foi impecável e eles simplesmente conseguiram tocar o meu coração (e meu estômago!). Foi um verdadeiro final de semana de extravagâncias: experimentei os deliciosos pratos típicos e degustei tanto vinho até não poder mais. Se você também adora se jogar nos sabores, vale a pena incluir a cidade no seu próximo itinerário de viagem.
O que você não pode deixar de ver em Barolo
Aqui algumas ideias de atrações imperdíveis para visitar em Barolo:
Museo del Vino (Museu do Vinho)
Um dos lugares que mais me marcou durante esta viagem foi o Museu do Vinho de Barolo (WiMu).
Eu imaginava que fosse um daqueles lugares um pouco chatos, só para entendedores de vinho, mas nada disso! É um museu bem diferente, bonito, com atrações interessantes até para crianças. Olha só como eu me diverti:
Além disso o museu fica em um lugar incrível: no Castello Comunale Faletti di Barolo.
O Castello Comunale Faletti di Barolo tem várias lendas, uma das quais diz respeito as festas que aconteciam lá dentro… diziam as más línguas que lá aconteciam festas regadas a muito vinho e prazer (alguém brincou dizendo que era o castelo do “bunga bunga”!). E essa vida libertina corria solta até que um dia… o teto do castelo desabou por “punição divina”!
Não se preocupe porque você não vai encontrar nada de porno no castelo, pode levar seu filho tranquilamente. Foi somente uma das histórias que o nosso guia contou.
Uma outra coisa interessante é que você pode acompanhar as diversas fases do vinho e vai sair de lá um pouco mais informado.
Mas vamos mudar de assunto, não quero tirar a emoção da sua experiência contando todos os detalhes!
Reserve um tour de caça às trufas com degustação de vinho através da Get Your Guide
Museo dei Cavatappi (Museu dos Abridores de Garrafa de Vinho)
Eu nunca imaginei que existisse um museu de saca-rolhas, mas existe e fica em Barolo! Se chama Museo dei Cavatappi.
Na época da minha visita tinha acabo de criar o perfil do brasilnaitalia no Instagram. Se quiser faz um like na foto abaixo para saber que você gosta do nosso trabalho!
Eu já estava exausta quando chegamos lá, mas o marido ficou lá se divertindo com todas as histórias que nosso guia contava, reparava em cada detalhe dos diferentes modelos, uma loucura!
Compre um saca-rolhas ou abridor de garrafa de vinho online com entrega na Italia
Passeio no centrinho e compras de produtos típicos
Já pensou em comer um macarrão cuja pasta foi feita com vinho Barolo? E os biscoitos então… Encontramos uma lojinha no centro de Barolo e o pessoal fez a festa!
Se você quer comprar várias garrafas de vinho na Italia e não sabe depois como transportá-las fica de olho nas nossas dicas de malas de viagem para transportar vinhos.
Hospedagem em Barolo
Nós dormimos duas noites no agriturismo Cá San Ponzio, em meio aos vinhedos de Barolo. Os quartos eram grandes (não só o meu, mas o das outras bloggers também!), estilo casa da vovó italiana, muito aconchegante. Na entrada do agriturismo tinha uma sala com lareira, embaixo tinha uma cantina com uma seleção de vinhos e um cartaz que dizia: “La Vita è troppo breve per bere vini cattivi…” (a vida é muito curta para tomar vinho ruim).
No café da manhã tinha uma seleção de queijos locais como “Raschera”, “Robiola” (com tartufo nero), “Bra duro” e “Toma” e também “cugnà”, uma espécie de mostarda de uva para você misturar com os queijos ou comer com um dos deliciosos bolos fresquinhos, como se fosse feito pela vovó.
O melhor período para visitar Barolo
Não só a cidade de Barolo como todo o território de Langhe e Roero ficam cheias de turistas nos meses de setembro e outubro – início do outono – época da colheita da uva e quando acontecem festivais do tartufo (um outro ponto forte da região). Nesses meses os vinhedos ganham cores maravilhosas: as folhas das vinhas possuem diversas tonalidades que vão do amarelo passando pelo laranja até o vermelho, ou seja, um espetáculo.
Maio e junho também são ótimos meses porque os vinhedos já estão com muitas folhas, o panorama fica ainda mais incrível. Além disso ainda não está tão calor e você pode curtir os vinhos tintos.
E nos outros meses? Bem, eu diria que toda época é boa para viajar. Os outros meses são baixa estação e você poderá economizar bastante em hospedagem e restaurantes. Além disso, o período de inverno e início de primavera (novembro-abril) é excelente para tomar vinho tinto, especialmente aqueles importantes como o Barolo!
Se você precisar de ajuda para organizar a sua viagem, pode tirar dúvidas na página facebook oficial de Langhe e Roero.
Se você procura um hotel ou agriturismo em Barolo clique aqui.
Fotos da Blog Trip para Langhe e Roero #italydifferent
Abaixo você pode conferir o álbum que publiquei no Flickr na época da Blog Trip.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
[…] Escrito por: Barbara BuenoFonte: https://www.brasilnaitalia.net/2012/03/barolo-a-cidade-do-vinho-fica-em-langhe-no-piemonte.html […]
[…] uma degustação de vinho na terra do Barolo e um passeio pelo delicioso território conhecido como Langhe no Piemonte, aproveite para conferir a […]
[…] Recentemente estive em Langhe, no Piemonte, a terra do Barolo. […]
[…] na noite de San Lorenzo (noite das estrelas cadentes, dia 10 de agosto) ou minha passagem por Barolo, em Piemonte onde particularmente gostei de visitar a adega de Ceretto. Hoje, no entanto, vou falar […]
Estive em Turim no ano passado, porém não deu tempo de conhecer a região do Barolo.
Queremos voltar neste ano ainda (dezembro). Gostaria de conhecer seus vários tipos de passeios e quantidades de dias.
Jurandir – São Paulo
[…] Se ao contrário você adora um saca-rolha, confira o nosso post sobre o Museu do Saca-Rolha na terra do Barolo. […]
Realmente a regiao do Piemonte è muito linda e rica de paisagens e lugares interessantissimos, como castelos, vinicolas e museus e por isso eu e meu marido resolvemos fazer este tipo de excursao, levando os brasileiros a conhecer e fazer parte de todo esse cenario, participando e conhecendo um pouco da cultura italiana.
[…] – Barolo: a cidade do vinho fica em Langhe, no Piemonte […]
Ah, adoro tartufo! E la que tem as sagras deve ser uma tentaçao!
@Ju,
Obrigada por me iluminar… saca-rolhas! Não lembrava mais que essa palavra existia! Ah, eu adorei o Piemonte. Gostaria de voltar no outono lá para comer o famoso tartufo.. Hum! 🙂
beijocas,
Babi
@Maria Eunice
Uma delícia experimentar os sabores locais. Só de pensar já dá fome… 🙂
Deve ter sido um passeio fantástico. Além das paisagens, a degustação dos produtos regionais. Fico a imaginar o sabor dos vinhos.
Você faz um relato muito expressivo e convidativo. E as fotos também despertam o desejo de uma visita.
Abraços
Que passeio fantastico! Deve ter sido mesmo inesquecivel a viagem na terra dos sabores, da historia e da cultura. Meu marido também iria gostar do museu do saca-rolhas (é este o nome em portugues para “cavatappi”), ele que é fanatico por vinhos.
Depois de ter lido seu relato e visto as lindas fotos daquele lugar mais lindo ainda fiquei pensando seriamente em fazer uma visitinha por la e saborear aquele vinho delicioso e os “quitutes” do Piemonte.
Beijos