Quando indivíduos se reúnem em grupos para construir algo melhor o resultado só pode ser positivo. Consequentemente o TBDItaly 2013 só pode ser descrito como um sucesso. Praticamente blogueiros de viagem de todo o mundo se reuniram na cidade de Rimini entre os dias 17 e 19 de outubro durante uma das maiores feiras do turismo na Itália: a TTGIncontri e TTI (Trade Travel Italia) que aconteceu na Rimini Fiera. E lá tinham um espaço especial para apresentar seus trabalhos, trocar idéias, dicas e experiências. E obviamente eu não quis perder a oportunidade de participar também!

Eu (Barbara Bueno) na entrada sul da Rimini Fiera

As apresentações

Quando cheguei na Sala Noce da Rimini Fiera, onde aconteciam as apresentações dos bloggers durante o Travel Blogger Destination Italy, encontrei uma sala lotada, com todas as cadeiras ocupadas e gente em pé assistindo as apresentações. Com toda aquela gente lá dentro, decidi dar um tempo fora. Admito também que, depois de participar de diversos eventos de turismo e encontro de bloggers, eu cheguei na TBDI com uma sensação de déjà vu. Já escutei zilhões de vezes como centenas de travel blogs foram criados, as motivações de cada um, como é importante ter uma foto de qualidade, um ótimo texto e blá blá blá. Mas essa sensação de déjà vu  do início felizmente não correspondeu com a sensação do final do evento.

Foi ótimo encontrar gente que trabalha efetivamente como travel blogger há anos. Pessoas que estão há anos educando o mercado – as empresas, agências e os próprios blogueiros –  ensinando-o a valorizar o trabalho dos blogueiros, que muitas vezes dão retorno superior a revistas de viagem ou outras mídias tradicionais por 1/10 do custo.

Melvin Boecher (TravelDudes), Kate McCulley (AdventurousKate) e Katja Presnal (Skimbaco)

Não poderia faltar também momentos de reflexão sobre os limites da publicidade, sobre autenticidade e claro, a importância de saber contar histórias, que os marketeiros chamam de “conteúdo”.

tbditaly02
Daniel Nahabedian (Matador University)

Meet your blogger

Aconteceu também um encontro de blogueiros com os expositores da TTI, o chamado “Meet Your Blogger” na sexta-feira. A idéia era interessante: aproximar os bloggers a agências de viagem, tour operators e afins. Na verdade a maioria dos expositores que se apresentou queria mostrar seus produtos e de preferência promovê-los nos blogs grátis; alguns outros faziam convites para receber os blogueiros sem que eles tivessem que pagar pela hospedagem ou por certos passeios, pouquíssimos se apresentaram com uma proposta comercial em mente . Mesmo que os objetivos dos blogueiros e expositores  não fossem idênticos, o Meet Your Blogger foi uma boa oportunidade de fazer novos contatos.

meetyourblogger

As festas

Na quinta teve uma Welcome Night patrocinada pelo Comune di Rimini e na sexta uma festa organizada pelo estado da Puglia. Ambas foram um sucesso, fantásticas, bem organizadas e muito divertidas. Vou falar sobre elas em um próximo post porque realmente merecem!

Encerramento no sábado

O sábado também trouxe muitas apresentações interessantes. A de Kelley Ferro por exemplo foi um espetáculo: saí de lá com vontade de fazer horas e horas de vídeo… Ela deu muitos conselhos práticos e interessantes para quem quer fazer vídeos de viagem. Bem que falta aqui no BRASIL NA ITALIA alguns vídeos interessantes de viagem, né?

Kelley Ferro: muita energia e dicas interessantes 

 Conclusão

Dou parabéns aos organizadores Emma Taveri e Fabrizio Todisco, que conseguiram reunir mais de 150 blogueiros de várias partes do mundo.  Que venham mais e mais eventos do gênero!

Vale conferir também: o resumo das fotos publicadas no Instragram.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA