Ter muitas horas de espera entre um vôo e outro no Aeroporto Fiumicino pode ser uma ótima oportunidade para conhecer Roma e visitar suas principais atrações. Mas em quais casos vale a pena sair do aeroporto? Aqui a gente explica.

motorista-particular-romaQual o tempo mínimo necessário para ir até Roma?

Você deve levar que levará aproximadamente 1 hora entre o tempo de descer do avião, passar pela imigração e sair no portão de desembarque do avião.

Se você tiver um motorista particular te esperando no desembarque do seu vôo as coisas ficam mais fáceis: o seu passeio começa imediatamente! As conexões com motorista particular geralmente duram 6 horas no total, levando em consideração o tempo de ida e volta até o aeroporto mais um tour de 4 horas pelas principais atrações como Vaticano, Coliseu e Fórum Romano, Praça Navona, Pantheon, Vittoriano. E o preço nem é tão alto assim: uma Mercedes Classe E com capacidade para 3-4 pessoas sai Euro 220,00 e uma van de luxo para até 8 pessoas sai Euro 290,00. Melhor do que isso só se você tiver um melhor amigo a sua disposição em Roma!

Veja como ir do Aeroporto Fiumicino até o centro de Roma : preços, tempo da viagem, frequência entre meios de transporte em um artigo completo para você!

Se não tiver, vai ter que perder um tempinho até descobrir onde pegar um táxi, ou um trem ou um ônibus. Além disso, poderá perder tempo em filas para pegar táxi, comprar passagens ou para esperar o próximo trem ou ônibus a disposição. Leve isso em consideração. E claro, informe-se se não acontece nenhum tipo de greve do transporte público naquele dia, algo bastante frequente em Roma…

Consulte o nosso artigo com informações úteis sobre o Aeroporto Fiumicino

O ideal é estar de volta no Aeroporto Leonardo da Vinci pelo menos duas horas antes do seu próximo vôo porque você deverá passar novamente pelo controle de passaportes, raio x para estar na sala de espera do vôo 1 hora antes da decolagem (geralmente meia hora antes do horário de decolagem do vôo os passageiros já estão dentro do avião).

Melhor prevenir do que perder o vôo, né? A idéia é que o tour seja algo positivo na sua viagem, não um momento de stress.

Que atrações visitar em Roma durante uma conexão?

Quem optou pelo transporte público vai perder mais tempo nos deslocamentos e também para se entender com o mapa de Roma, por isso eu recomendo visitar apenas uma grande atração como or exemplo o Coliseu (próximo a estação ferroviária Termini) ou o Vaticano (a mais ou menos 45 minutos de distância de ônibus, sem levar em conta a espera do ônibus). Para quem prefere ter uma panorâmica geral de Roma pode ser uma boa idéia pegar um daqueles ônibus turísticos hop on hop off.

Visitar o Coliseu

coliseu-roma-itala-setembroPara fazer uma visita interna recomendo vivamente comprar um ingresso prioritário para o Coliseu geralmente vendido online por aproximadamente 16 euros. O ingresso dá direito também a visitar o Fórum Romano e Palatino. As filas para entrar no Coliseu são imensas e não acredite em quem diz que na bilheteria do Fórum Romano não tem fila porque na alta estação tem sim. Claro, não é tão dramática quanto a do Coliseu, mas para quê perder seu tempo precioso na fila, né?

Se seu tempo e bolso permitirem existe a possibilidade de fazer um tour particular no Coliseu com guia que fala português: geralmente dura 3 horas e custa pouco menos de 200 euros (ingressos não incluídos).

Visitar o Vaticano

vaticano-setembro-2016

O Vaticano é o menor país do mundo e fica praticamente dentro da cidade de Roma. Lá existem duas grandes atrações: a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano (onde encontra-se a Capela Sistina).

A entrada na Basílica de São Pedro é gratuita; já para os Museus do Vaticano é necessário comprar um ingresso que custa Euro 16,00. Mas nem pense em comprar o ingresso na hora porque as filas são imensas: reserve antecipado seu ingresso para os Museus do Vaticano diretamente no site do Vaticano e pague Euro 20,00 cada ingresso (os 4 euros da reserva prioritária valem cada centavo!). Quem deixou para a última hora e não encontrou ingressos disponíveis no site do Vaticano pode tentar comprar na Ticketone: custa um pouco mais, mas você evita a fila.

Se você quiser fazer a visita com um guia profissional que fala português, recomendo o tour de 2 horas na Basílica de São Pedro ou o tour de 3 horas na Basílica, Museus do Vaticano e Capela Sistina.

Principais atrações de Roma

Se você quer ter uma idéia, veja aqui as principais atrações de Roma. Assim você se organiza para esta ou uma eventual próxima viagem 😉

Conclusão

Vale a pena fazer um passeio em Roma:

  • se você tiver pelo menos 10 horas entre um vôo e outro e contratar um serviço de conexão com motorista particular
  • se você tiver pelo menos 12 horas entre um vôo e for usar o transporte público. Nesse caso recomendo optar por apenas uma grande atração em Roma.
  • se a sua conexão for superior a 24 horas você pode procurar um hotel em Roma.

E você, já fez conexão em Roma?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here