Tem tantas coisas para se informar se você pretende vir trabalhar na Itália. A começar pela permissão para trabalhar legalmente, os tipos de contrato de trabalho, o papel dos sindicatos na vida do trabalhador italiano, os seus direitos… Mas a principal dúvida é a básica: eu consigo mesmo um emprego na Itália?

Existem 3 formas básicas de conseguir um trabalho, como em qualquer outro lugar do mundo:

1) através de anúncios de jornais
Existem jornais locais em cada cidade que são os chamados jornais de classificados, onde você encontra ofertas de empregos e também de aluguel de casa, compra e venda de objetos e tudo mais que você puder imaginar. Cito dois principais de Firenze: La Pulce e La Locandina. Esses jornais podem ser gratuitos ou pagos e, geralmente, possuem ofertas de trabalho clássicas como: secretária, entregador de pizza, distruibuidor de folhetos, atendente de sorveteria e por aí vaí. É uma opção,principalmente na hora de aperto financeiro, mas você deve ficar atento porque tem muita picaretagem. Não só em termos de “trabalho-furada” (ex: vendedor que bate de porta em porta oferecendo determinado serviço), como também daqueles que te fazem desembolsar dinheiro. Lembrem-se sempre da regra: é o empregador que deve te pagar, e não o contrário. É uma regra preciosa por aqui.
Informe-se sobre o nome de jornal de classificados da sua cidade perguntando em qualquer banca de jornais.
Já os jornais maiores e mais especializados do país como Il Sole 24 Ore ou La Repubblica possuem algumas ofertas para cargos mais altos e executivos geralmente concentrados nas grandes cidades como Milano, Roma, Torino.

2)através de agências de emprego
As agências de emprego são mais seguras porque possuem ofertas de empresas sérias, com contrato de trabalho e documentação dentro da lei. Lógico que estou falando das agências de emprego real, aquela que você pode ir ao vivo, em carne e osso. As virtuais podem até ser sérias, mas aceitam qualquer anunciante, e malandragem tem em toda parte, inclusive aqui na Italia.
As principais agências privadas: Adecco, Manpower, Vedior, Kelly, Ali, Tempor, Obiettivo Lavoro.
Existem também agências públicas oferecidas por cada “provincia”, que você não pode deixar de visitar e se inscrever como desempregado porque pode conseguir benefícios especiais do Estado sob determinadas condições (mas isso já é um outro capítulo…)

3)batendo diretamente na porta de quem você gostaria de trabalhar
Para dizer a verdade, esse é o meu método preferido. Você pensa: hum, onde eu seria feliz trabalhando? Imprima o seu curriculum e leve até a empresa (ou envie via mail). Na minha opinião os resultados são mais eficazes, mesmo que você sue um pouco mais e gaste um pouco mais de tempo. Isso vale em todos os estilos de trabalho: seja para o “cameriere” em um bar (garçonete) ou “commesso” de uma loja descolada no centro da cidade (vendedor). Seja para ser assessor de imprensa, dentista ou designer de objetos.

Considerações:
Se você é formado, tem MBA e tudo mais, isso pode ajudar a conseguir um bom emprego, claro, mas não basta. Em primeiro lugar você deve se informar se os seus títolos são válidos aqui na Italia ou quais são os procedimentos para validá-los.
Deve saber se comunicar bem em italiano. Lógico que todo mundo entende a linguagem de mímica e gestual, mas ninguém vai contratar um médico se ele não conseguir entender a dor que o paciente sente e muito menos souber explicar claramente qual o tratamento a seguir. Se não souber falar nada, vai acabar fazendo faxina em algum lugar e outros trabalhos mais “braçais”, digamos.
Estude sempre. Não se acomode. Vá além. Sempre.


Leia também:
Agências de emprego na Italia

24 COMENTÁRIOS

  1. Boa Noite Babi !
    Bom Parabéns pelo blog, sou “italiano” e estou indo para a bota em + – 2 meses, e também estou lendo td oque me aparece pela frente sobre “ItaloBrazucas” vivendo na italia.
    Lendo seu blog vi uma coisa que já tinha ouvido falar mas nunca soube ao certo se era real ou mais um tipo de lenda, é sobre receber dinheiro do estado como ajuda por pobreza ou coisa assim, gostaria que se possível você tirasse essa dúvida da minha cabeça…

    Obrigado e parabéns +1x!

  2. Oi…Meu nome eh Andresa.Moro na Italia faz um ano,mais nao tenho direito a cidadania.Conheci uaam pessoa q tbm eh brasileira,mais q tem cidadania e tem um negocio.Essa pessoa gostaria de fazer um contrato de trabalho pra mim.Existe isso?Posso fazer daqui?Ou terei q ir no Brasil?
    Gostaria de saber oq temos q fazer…

  3. @Andressa
    Esse tema está em pauta e pretendo tocar no tema em breve. Obrigada pela sugestão.
    Abraços

  4. bom dia!!!
    meu nome é clara e o nome do meu noivo é rommel estamos pesquisando formas de conseguir emprego na italia, no momento estamos no brasil mas especifico em Manaus Amazonas e o Rommel tem formação de engenheiro, de fisica e esta fazendo faculdade de meteorologista e eu ainda nao ingressei na faculdade, eu passei pra turismo, e pra gestao ambiental mas tranquei a vaga pois temos muito desejo de morar e trabalhar na italia!
    entao gostaria de saber como faço para ter acesso a jornais e ate mesmo empresas de RH seguras para nos ajudar!
    Ah so mais um detalhe ja estive na italia na cidade de Modena entre outras a passeio, aprendi italiano basico e achei a lingua facil de aprender!
    meu email é clarinha_oliveiras@hotmail.com
    desde ja agradeço sua atenção!!!!

  5. Oiii,tudo bom???
    Eu trabalho numa na empesa Fras-le em Caxias do sul-rs e eu recebo muito pouco e preciso ter o dinheiro para pagar as minhas contas e tranquei na Faculdade que eu faço o curso é Contabilidade,pois eu quero muito ter um emprego para mim melhorar de trabalho,também quero viver na minha vida nova… eu tenho 21 anos… por favor me ajudar conseguir um emprego para mim,se for tu me ajudo que eu vou te agredecer e fico com muito feliz por ti…. estou te esperando a sua resposta…

    beijos

  6. Oiii sou e a Lilyam,tenho 21 anos e moro em Caxias do sul-rs…. eu preciso ter um emprego para mim trabalhar e tenho para pagar as minhas contas e quero pagar na minha faculdade porque me tranquei não tinha para pagar na faculdade,pois eu quero voltar de estudar na faculdade e vou me estudar aqui em Portugal… os meus pais ganhar muitos poucos com salários deles e não podiar me ajudar para pagar na minha faculdade,tenho mais 3 irmãs estão muitos jovens não trabalhar,pois estou te pedindo me ajudar um emprego para mim trabalhar aqui em Portugal e quero viver nova…. que tomará me ajudar…..

    ESTOU AGUARDANDO A SUA RESPOSTA….

    BEIJOS

  7. ola gostaria d etrabalhar em verona italia,posso trabalhar como acompanhante de idosos ja que tenho enfermagem, e trabalho aqui nesta area,sera que e facil cosneguir la?flaviamiqueias@hotmail.com

  8. GOSTARIA DE ARUMAR UM EMPREGO NA ITALIA TENHO EXPERIENCIAS EM RESTAURANTES ACHO Q NÃO VAI SER DIFICEL ARRUMAR UM EMPREGO POR AI.. QUERO SABER COMO CONSIGO IR..

  9. MIN MANDEM A RESPOSTA PESSOAL.. ABRIGADO…
    E MESMO SE VC SOBEREM DE ALGUEM Q POSSO MIN AJUDAR MIN AJUDEM A ENTRAR EM CONTYATO COM ESSA PESSOA..

  10. Oi Ronaldy,
    A melhor forma de arrumar um trabalho em restaurante eh se apresentar pessoalmente nos restaurantes oferecendo-se para trabalhar.
    Leve um curriculum com o seu numero de contato (melhor comprar um chip de celular italiano assim que vc chegar na Italia, custa uns 10 euros).
    Voce começa fazendo extras e se for bom te chamarao sempre.
    abs
    Barbara

  11. Olá gostaria de arrumar um naomaro Italiano onde devo procura qria dica de sites ou colonias aki no Brasil.

    obrigada bjs

  12. olá estou indo pra Italia ficarei ai algum gostaria de saber se vou conseguir um emprego logo de doméstica ou babá qualquer coisa ou em restaurantes você pode me indicar o que fazer vou para Milão. obrigada

  13. Oi Anonima,
    Nao tenho uma vaga para te indicar, mas quem sabe um outro leitor pode ter.
    Um abraço e boa sorte,
    Barbara

  14. Oi, me chamo Carolina,e quero ir para italia,agora em dezembro.Gostria de arrumar um emprego lá,já que passarei 2 meses,para ter dinheiro para conhecer outros lugares.não tenho dupla cidadania.Seria possivel? Se for qual o grau de dificuldade?Pretendo ir para florença.
    Agardo respostas

  15. Ola, sou Nicolly e gostaria de saber se e possivel, nos 90 dias que e permitido ir como visitante, conseguir um emprego e tirar o visto para trabalhar ou se e necessario que eu ja va com esse visto. Voce sabe me informar qual visto seria? Obrigada. nickynoka@yahoo.com.br

  16. Olá,
    você sabe se para trabalhar como engenheiro mecânico basta inglês fluente ou o italiano, ainda que básico, seria necessário?
    Ainda, você saberia indicar alguma empresa no norte na itália, preferencialmente em milão, que comporte este tipo de profissional?
    Tenho dupla cidadania..
    Obrigado!

  17. Ola!! gostaria de saber como eu faço para conseguir um emprego na Italia…

  18. Olá sou brasileira , tenho 38 anos , solteira , tenho um filho de 15 anos meu sonho é conseguir um emprego na Itália e um clube para meu filho jogar , se alguém puder me ajudar entrar em contato com o e-mail teapsc@hotmail.com ou pelo telefone (51)9711-9057 / (51)9173-6543
    Aguardo retorno !
    Obrigada !

Comments are closed.