Achei a dica na revista Glamour n.221 (edição Julho/2010) e pensei que poderia servir para um futuro próximo, por isso aproveito para registrar aqui no BRASIL NA ITALIA. A repórter Chiara Oltolini conversou com Mauro Marcelli, presidente de um empresa de consultoria empresarial Obiettivo Impresa.

A novidade é que agora não é mais necessário ir pessoalmente a vários lugares como Agenzia delle Entrate, Inps, Inail…

Em poucos dias é possível abrir uma nova atividadade, mas Marcelli explica que a burocracia ainda existe: “Não basta se conectar ao site www.registroimprese.it e preencher um formulário.”

Ah não? Bem, segundo o expert entrevistado o passo-a-passo é o seguinte:

1. ter um endereço de PEC (Posta Elettronica Certificata), uma espécie de versão eletrônica da Posta Raccomandata con Avviso di Ricevimento, que têm valor legalmente. É possível ativar uma PEC gratuitamente no site www.postacertificata.gov.it

2. ter uma assinatura digital. Para informações de como obter a sua visite o site oficial do Centro Nazionale per l’Informatica nella Pubblica Amministrazione: www.cnipa.gov.it


3. Registrar contrato com a Camera di Commercio (conto Telemaco).

Segundo o artigo a partir daí é possível iniciar a prática digital: efetue o download do software ComUnica Impresa no site www.registroimprese.it

Para quem busca ajuda de um profissional, procure por um commercialista (contador).

Brasileiros na Italia: quem de vocês têm Partita Iva na Italia? Se quiserem dividir essa experiência burocrática conosco, estamos sempre abertos para ouvir os relatos e aventuras aqui no Belpaese…

20 COMENTÁRIOS

  1. oi gente, adorei esse post.
    vou dividir aqui com voces essa experiencia desde o inicio.
    pra começar esou indo ra Italia fazer a parita iva, me orienaram que fazendo direto na italia é mais rapido e mais barato.
    ja chequei tudo que é necessario e ja vi que tenho condiçoes de fazer a partita iva e dar inicio a uma atividade profissional na italia.

    Nós brasileiros prcisamos comprovar uma renda superior a 8.500 Euros.
    precisamos tambem, demonstrar a atestaçao relativa à individualizaçao dos recursos necessarios emitidos pela Camara de Comercio que nao poderá ser inferior a 4.962,36 euros.

    Agora eu preciso de uma ajuda do pessoal aqui do Blog em relaçao a visto.
    posso entrar na italia como turista e lá pedir o visto de trabalho autonomo para abertura de empresa?

    gente obrigada a todos.
    depois eu vou postando aqui o passo a passo ate a conclusao da abertura de partita iva.
    ate breve
    Marcia

  2. Oi Marcia,
    Bem sobre o visto vc me pegou. O ideal é vc perguntar em um patronato (em geral eles sao mais disponiveis do que no consulado).
    De qualquer modo, se souber de algo te aviso aqui.
    abraços e boa sorte
    Barbara
    Ps. depois conta aqui para gente como foi

  3. Gostaria de saber se eu como cidadão italiano tenho que comprovar algum tipo de renda ou se posso simplesmente abrir a empresa

  4. oi mario, me escreve e trocamos infos… voce como cidadao pracisa de nada nada… vai ser mais facil… boa sorte

  5. Tenho cidadania italiana. trabalho com fotografia e video no brasil. em maio de 2012 vou para a itália onde pretendo ter minha empresa. E vou ter que fazer esse registro. primeiro tenho que saber a questão do endereço. onde vai ser a empresa? será que tem que ter endereço comercial ou pode ser em casa mesmo? e como é a questão dos impostos? é sobre o que eu ganhar? somente?

  6. Thiago,
    Funciona mais ou menos como no Brasil: se voce trabalha como profissional liberal voce paga imposto sobre o que ganha; se voce abrir empresa voce tem impostos anuais obrigatorios, alem do imposto sobre o que faturar.

    Existem diversas tipologias de empresa na Italia, voce pode obter mais informaçoes na Camera di Commercio da cidade onde vai morar ou no site da Agenzia delle Entrate (http://www.agenziaentrate.gov.it).

    Abs,

    Barbara

  7. Ola Tiago e Barbara.
    Barbara obrigada pelo excelente post!!!

    Tiago estou fazendo a abertura de duas empresas na Italia em Roma. Se precisar de algumas infos me escreva em wp_ad@hotmail.com e trocamos informaçoes.

    Bom estou exatamente escrevendo aqui pois esse blog e referencia em informaçoes sobre a italia, por esse motivo queria saber de voces como conseguir um pocurador na italia.
    explico uma cliente minha vai precisar de um nula osta emitido pela camera de comercio e questura ai na italia e depois enviado pra consulado do Brasil. Acontece que preciso disso pra ontem e nao faço ideia onde encontrar alguem pra esse serviço.
    uma boa noite !
    grata

  8. Ola!!! Bom vou complementar minha postagem anterior.
    caso voce escolha fazer na Italia uma Branch, filial,sera mais rapido, facil e a burocracia digamos assim é menor…

    ou seja em duas semanas voce tera e empresa pronta, nao precisa depositar capital social, tem facilidade no visto e em alguns lugares voce pode receber alguns incentivos. Grata

  9. OI GENTE ESTE ASSUNTO ME INTERESSA MUUUITO, POIS DEVO IR MORAR NA ITALIA E NAO PRETENDO FICAR PARADA, VOU TRABALHAR COMO ARTIGIANA, MAS JA SEI QUE DEVO FAZER A PARTITA IVA, GOSTARIA DE CONSELHOS E ORIENTAÇÕES DE QUEM PODER ME AJUDAR, MEU MARIDO É UM FUNCIONARIO PÚBLICO NA IT, MAS MESMO ASSIM EU TBÉM GOSTARIA DE SABER COMO ESSAS COISAS FUNCIONAM PRA SABER BEM ONDE ESTOU PISANDO, AGRADEÇO SE ALGUÉM SE DISPUSER A ME AJUDAR.

  10. Informe-se na Camara di Commercio da cidade onde vc vai morar.
    De qualquer modo, como artigiana nao basta uma simples partita IVA, vc deve abrir uma empresa.
    Uma outra fonte de informação eh a Agenzia delle Entrate ou diretamente um contador (commercialista).
    Abs
    Barbara

  11. Bom dia, para abrir um empresa na Italia tem que ter o permisso de sogiorno, de trabalho ressumindo para nao cidadoes Italianos, codigo fiscale (CPF) e endereço, ir a um comercialista (contador) e pedir para abrir a partida da IVA, cobra em torno de 150,00 Euros, e as taxas que sao pagas, dirito anual da camera de comercio, Inps, Inail ( seguro contra acidentes), isso anualmente chega em um custo médio de 4.000,00 Euros anual + comercialista (contador) 600,00 Euros anual, é um processo rapido porem deve ter todos os documentos.

  12. Estou me aposentando em breve no Brasil e gostaria muito de abrir uma agencia de viagens e tursmo em Roma. Sou brasileira, mas com familia residindo ha mis de 40 anos em Roma. Vou duas vezes ao ano visita-los. Alguem pde me dizer por obde comecar ? Obrigada !

  13. Você pode começar entrando em contato com um commercialista (contador) italiano que te explicará tudo o que é necessário para abrir uma agência de viagens.

    Ou então pode se informar diretamente na Camera di Commercio di Roma ( http://www.rm.camcom.it ). Repare que cada regiao tem uma Camara di Commercio diferente e as vezes as regras mudam um pouquinho por isso vá direto no território que te interessa.

    Abs

    Barbara

  14. oLA, DESCULPE EU NAO SEI O SEU NOME, EU GOSTARIA DE UMAS INFORMAÇÕES SOBRE TRABALHAR COMO UM AUTONOMO NA ITALIA, EU SOU BRASILEIRO E ESTOU QUERENDO MORAR NA ITALIA, MORO NA AUSTRALIA A SETE ANOS O MEU VISTO PERMANENTE NA AUSTRALIA E DE UMA CATEGORIA ´´ABILIDADES ESPECIAIS´´ VISTO DE ARTISTA, SOU CHOREOGRAPHO E PROFESSOR DE DANÇAS BRASILEIRAS, BOM EU GOSTARIA DE SABER SE EU PODERIA ABRIR UMA EMPRESA AUTONOMA COMO PROFESSOR DE DANÇA, E SE EXISTE ALGUMA CHANCE DESTA EMPRESA SER UMA EMPRESA ´´NON PROFIT´´ E SE NAO, POSSO TER UMA EMPRESA AUTONOMA TRABALHANDO COM DANCAS PAGANDO OS IMPOSTOS DEVIDOS???

    POR FAVOR ME AJUDE ESTOU MEIO PERDIDO, NAO QUERO MAIS MORAR NA AUSTRALIA…

    TE AGRADEÇO

    TENHA UMA BOA SEMANA…

  15. Bom dia, gostei das facilidades de abertura de empresa na Itália…

    Não tenho cidadania italiana ou europeia, como devo proceder?
    quanto preciso prova de valor em conta e quais documentações necessárias?

    Grato,

  16. e onde acho, por favor, um commercialista no brasil? especialmente no Rio de Janeiro?

  17. bom tenho uma empresa no brasil desde 2012 e gostaria de saber se posso utilizar o mesmo cnpj ai na italia vou morar na italia pois estou fazendo minha jus sanguini e gostaria de saber se posso fazer essa transferencia e o que vou precisar .é uma serralheria ltda-me não sei se tem diferença.

Comments are closed.