Outro dia uma venezuelana que mora aqui na Italia há um ano e meio me dizia que valia muito mais a pena dar aula particular de espanhol do que trabalhar com um contrato regular em uma loja. O pensamento dela era: para dar aula particular recebo € 15 /hora, para trabalhar em uma loja € 7,00 /hora. Ela tem razão?

Em primeiro lugar é bom entender que tipo de contrato de trabalho se trata. Muita gente não sabe, mas nos contratos de trabalho a tempo determinato ou indeterminato, o trabalhador receberá também 13°, 14° salários e terá direito a sair um mês de férias recebendo seu salário de todo mês. O que isso significa: na prática é que você trabalha 11 meses no ano e receberá por 14 meses. Pode ser que no final de um mês ela ganhe mais como professora, mas deve fazer bem as contas pelo período de um ano (o 13° se recebe em dezembro e a 14° em julho). Além disso, se ficar doente, ela recebe do mesmo jeito: basta passar no seu médico pessoal que fará um certificado de malattia.

Já se estiver doente, ou quem sabe só com uma gripona daquelas, e depender dos rendimentos como professora particular, ela terá que trabalhar de qualquer modo ou não terá rendimentos. Deverá ser a responsável pela administração do seu dinheiro para sair de férias. E para completar: não terá direito a subsídios que as vezes o governo dá no caso de períodos de desemprego, por exemplo.

Vale a pena trabalhar por conta própria na Italia? Faça suas contas…

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMadame Chocolate
Próximo artigoDica Celular
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, atualmente colabora com a agência Caprionline. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Otimo seu blog. Tenho vindo sempre. Olha, esse lance de 13 e 14.Cabe a todos que são registrados, que tem contrato ou depende da profisão? No caso do meu marido desenhista. Obrigada
    PS: meu site nunca sai…www.jhondal.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here