Estava pensando em passar no mercado hoje para comprar aquela garrafa de leite fresco? Ou um pacote de macarrão? Por favor, espere até amanhã. Pelo menos se você morar aqui na Italia.
Nos últimos dias, as associações do consumidor como Adoc, Adusbef, Codacons e Federconsumatori, declararam que 13 de setembro é dia de greve, o “sciopero spesa contro il carovita”. O motivo principal é o aumento desenfreado das coisas.
Para você entender melhor
Depois da implantação do euro, os preços dobraram em todos os setores. Isso porque €1,00 equivalia a 1936,27 Lire. Como comerciante esperto existe em todos os lugares do planeta e como as pessoas se confundiam com as contas, o que acabou acontecendo é que, se uma pizza margherita custava 6000 liras, com a conversão virou 6 euros e não € 3,10 como deveria. E isso para tudo: aluguel, seguro do carro, comida, restaurante.
E no último ano… os preços aumentaram ainda mais: de uma xícara de café no bar que custava entre 0,70-0,80 passou para 1 euro, dos livros escolares para as crianças que de 168 passaram a 350 euros, do bilhete de trem que aumentou em média 10%. Enquanto isso, o salário ó…. continua o mesmo. Colabore você também!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here