25/09/2011 – Depois de muito tempo eu tive aquela sensação de “como é bom morar em Florença!”. Hoje pude perceber o quanto essa cidade tem a oferecer – não apenas para os turistas – mas para quem mora aqui. Vários eventos estavam acontecendo na cidade e, embora não tenha conseguido participar de todos, hoje curti dois deles.
O primeiro foi o Corri La Vita, um encontro que combina esporte, beneficência, cultura e participação social. Basicamente paguei 10 euros pela camiseta com as cores da bandeira da Italia criada pela marca Salvatore Ferragamo que dava direito a participar da corrida ou do passeio pelas ruas de Firenze (bem, na verdade era possível participar sem a camiseta e sem pagar os 10 euros, mas não tinha a mesma graça; além disso o dinheiro arrecadado é destinado a projetos noprofit para a cura do câncer de mama).

Estava emocionadíssima, relembrando a época em que eu era uma pessoa esportiva e participava de várias corridas em São Paulo. Foi um período muito bom e divertido da minha vida e hoje pude reviver um pouquinho dessa festa em versão italiana. Como não tenho treinado, optei por fazer o passeio de 5km invés da corrida de 12km. Na hora da largada foi um aperto porque tinha de tudo: mãe com carrinho de bebê, gente levando o cachorro (que inclusive vestia a camiseta Corri La Vita), crianças de todas as idades, uma loucura!

O aperto só melhorou depois que demos a volta, passamos o Duomo, descemos a rua Proconsolo e finalmente chegamos de frente ao Arno. Deste momento em diante foi tudo uma maravilha: tinha espaço para respirar, nos divertimos com o percurso que incluía entrar no jardim do Palazzo Pitti, o famoso Boboli.

No meio do caminho alguns museus e espaços culturais abriram suas portas para os visitantes do Corri La Vita, entre eles o Museu Ferragamo. Fiz uma visitinha básica e, mais do que os belos sapatos, adorei conhecer a história do Ferragamo que a diretora do museu contava para os visitantes.
Ao final do passeio a festa não acabou. As camisetinhas verdes continuavam circulando pela cidade seja para visitar museus grátis – como por exemplo o Palazzo Pitti que excepcionalmente não cobrava ingressos dos visitantes (independentemente de terem participado ou não a corrida) – seja para degustar ótimos vinhos durante o Wine Town.
E lá fui eu curtir o segundo evento do dia: o Wine Town. Fiquei passeando pela cidade e tomando vinho, mas isso já é assunto para um outro artigo… Enquanto isso, é possível conferir as fotinhos que fiz hoje (que incluem um arco-íris!). Até mais!

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] centro histórico da cidade, fazendo atividade física e defendendo uma causa comum. Já contei a minha experiência aqui no […]
[…] centro histórico da cidade, fazendo atividade física e defendendo uma causa comum. Já contei a minha experiência aqui no […]
[…] já tive o prazer de participar da caminhada do Corri La Vita em 2011: as ruas de Florença estavam lotadas, em alguns trechos mal sobrava um centímetro quadrado de rua […]
[…] Se você gosta de vinhos, assim que colocar os pés na Italia informe-se sobre eventos especiais de degustação de variados tipos de vinho. Aqui na Toscana existem dezenas de eventos por ano onde você simplesmente paga um ingresso fixo tipo 10 euros e pode experimentar diferentes garrafas, algumas que chegam a custar mais de 100 euros! Um desses eventos abertos ao público onde estive recentemente é o Wine Town. […]
[…] quantidade e diversidade de eventos para todos os gostos e estilos. Eu, por exemplo, participei do Corri La Vita (corrida beneficente em Florença) e do Wine Town (evento para degustar vinhos em Flor… no final de setembro; em novembro tem a Maratona de Florença. Para os amantes da moda, no início […]
Oi Marina,
Obrigada pela mensagem, é sempre bom saber que o BRASIL NA ITALIA é interessante e útil.
Espero que você volte logo para Firenze, quando foi a última vez que você esteve por aqui?
Um abraço,
Barbara
Ótimo artigo e belas fotos!!
Acompanho sempre o blog.
Que saudade de Firenze, espero voltar em breve.
Um abraço!